Montagem das Equipes
- O que é uma equipe? Qual a diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo? Quais tipos de equipes existem? Quantos membros uma equipe deve ter? Quais são os principais papeis desempenhados pelos membros de uma equipe? O que é uma equipe de alto desempenho? Quais são os parâmetros de qualidade de uma equipe? Como posso medir o desempenho de uma equipe? Como monto uma boa equipe?...
- O que é liderança? Quais são as características de um bom líder? Qual é a diferença entre líder e chefe? Quais são os perfis de liderança mais comuns? Um líder já nasce líder, ou pode ser formado? Você tem o perfil adequado para ser líder?...
02/03: Conceitos básicos e Planejamento
- Apresentação dos Líderes (aula): 02/03;
- Escolha da equipe (todos): de 02 a 15/03;
- Distribuição dos papéis (líder): de 16 a 18/03;
- Como desempenhar os papeis (membros, líder): de 19 a 23/03;
- "Regimento" da equipe (líder): até 23/03.
- O que é liderança?
- Quais são as características de um bom líder?
- Qual é a diferença entre líder e chefe?
- Quais são os perfis de liderança mais comuns?
- Um líder já nasce líder, ou pode ser formado?
- Você tem o perfil adequado para ser líder?...
- Ver
- Ver
09/03: Conceitos básicos
O que é uma equipe?
- Qual a diferença entre trabalho em equipe e trabalho em grupo?
- Quais tipos de equipes existem?
- Quantos membros uma equipe deve ter?
- O que é uma equipe de alto desempenho?
- Quais são os parâmetros de qualidade de uma equipe?
- Como posso medir o desempenho de uma equipe?
- Como monto uma boa equipe?
- Ver
- Ver
- Ver
- Ver
16/03: Conceitos básicos
- Quais são os principais papeis desempenhados pelos membros de uma equipe?
- Regimento Interno de uma Equipe.
- Ver
____________________________________________
Leitura Complementar:
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Trad. Maria Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
HELLER, Robert. Como Gerenciar Equipes. Série Sucesso Profissional, seu guia de estratégia pessoal. São Paulo: Publifolha, 1999.
DUTRA, J.S. 2004. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Atlas.
GUIMARÃES, T. de A. 2000. A Nova Administração Pública a Abordagem da competência. Rio de Janeiro: RAP - Revista de Administração Pública, V. 34, N. 3, p. 124-40.
PRAHALAD, C. K., E HAMEL, G. (1990). The core competence of the corporation. Harvard Business Review, V. 68, N.3, pp. 79-91.
YEUNG. R. - Liderando Equipes (série essencial). Trad. Marina Massaranduba; São Paulo: Market Books, 2001.