Aperçu des sections
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Nessa primeira aula vamos nos familiarizar com o modo como evolucionistas pensam.
O texto de Losos trata de definições do que é evolução, e quais são algumas questões que evolucionistas abordam. O texto de Gregory apresenta as evidências que sustentam nossa compreensão de que a evolução de fato ocorre.
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Capítulo extraído de: Donoghue, Michael J., et al. The Princeton Guide to Evolution. Edited by Jonathan B. Losos et al., Princeton University Press, 2014. JSTOR, www.jstor.org/stable/j.ctt4cgc5m.
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Capítulo extraído de: Donoghue, Michael J., et al. The Princeton Guide to Evolution. Edited by Jonathan B. Losos et al., Princeton University Press, 2014. JSTOR, www.jstor.org/stable/j.ctt4cgc5m.
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O modelo básico de seleção natural
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- Nesta aula vamos discutir o texto "Cliff-edge model of obstetric selection in humans" (abaixo). Ele trata de como a seleção atuou moldando dois traços: o tamanho da cabeça dos bebês e a largura da pelve das mães. Tem implicações sobre como o uso de cirurgias cesáreas pode impactar o curso de nossa evolução.
- Sua tarefa será ler esse texto e trazer suas dúvidas para a aula. Além disso, cada grupo deverá preparar e redigir uma pergunta a ser dirigida à autora do artigo, Mihaela Pavlicev, que irá respondê-las por email. O esboço de pergunta deve ser trazido para a aula, para ser discutido.
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Vamos discutir a importância da evolução não adaptativa. Para isso vamos explorar uma surpreendente ideia de que as principais características que moldaram a evolução dos genomas são consequência do acaso, e não da seleção natural.
Vou dar uma introdução teórica, tratando um pouco da teoria quantitativa sobre como seleção e deriva interagem para ajudar na discussão.
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Para seu entretenimento: um sensacional bate-boca entre Lenski e um criacionista, que tentou peitar o grupo de Michingan.