Programação

  • Vigotski e a origem social dos processos mentais humanos

    • BRAGA, E. S. A constituição social do desenvolvimento. Lev Vigotski: Principais Teses. Coleção História da Pedagogia – Número 2, Lev Vigotski. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, pp. 20-29, 2010.


    • OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C. Revolucionário inquieto - Lev Vigotski: Biografia intelectual. Coleção História da Pedagogia – Número 2, Lev Vigotski. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, p. 6-19, 2010.


  • Percepção e atenção

    • VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento da percepção e da atenção. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.


  • Memória

    • BRAGA, E. S. Vídeo, escrita, leituras, recordações: cultura e memória na sala de aula. In: GÓES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997.


  • Emoção

    • VIGOTSKI, L. S. As emoções e seu desenvolvimento na infância. In: O Desenvolvimento Psicológico na Infância. Trad. C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


    • SMOLKA, A. L. B.; MAGIOLINO, L. L. S. Modos de ensinar, sentir e pensar. Lev Vigotski: Principais Teses. Coleção História da Pedagogia – Número 2, Lev Vigotski. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, p. 30-39, 2010.


  • Pensamento e formação de conceitos

    • VIGOTSKI, L. S. O pensamento e seu desenvolvimento na infância. In: O Desenvolvimento Psicológico na Infância. Trad. C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


    • FONTANA, R. A. C. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. (orgs.) A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1993.



    • VYGOTSKY, L. S. Um estudo experimental da formação de conceitos. Pensamento e linguagem. Trad. J. L. Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

    • VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. In: Pensamento e linguagem. Trad. J. L. Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

    • OLIVEIRA, M. K. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. (orgs.). Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24 ed. São Paulo: Summus, 1992.

  • Imaginação

    • VIGOTSKI, L. S. A imaginação e seu desenvolvimento na infância. In: O Desenvolvimento Psicológico na Infância. Trad. C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


    • VIGOTSKI, L. S. Criação e imaginação; Imaginação e realidade. In: Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.


  • Brinquedo

    • ROCHA, M. S. P. M. L. O real e o imaginário no faz-de-conta: questões sobre o brincar no contexto da pré-escola. In: GÓES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997.


    • VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Z. Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. n. 8, abril, p. 23-36, 2007.
  • Desenho

    • Para o dia 6/11:

      VIGOTSKI, L. S. O desenhar na infância. In: Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

      e

      Para o dia 4/12:

      VIGOTSKI, L. S. A criação teatral na idade escolar. In: Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.


  • Desenho e Linguagem Escrita

    • LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 2. ed. Trad. M. P. Villalobos. São Paulo: Ícone, 1989.

  • Alfabetização, leitura e escrita

    • SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. Campinas: Cortez; Editora da Unicamp, 1988.

      (Capítulos 2 e 3)


    • NOGUEIRA, A. L. H. Eu leio, ele lê, nós lemos: processos de negociação na construção da leitura. In: SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. (orgs.) A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1993.


  • Arte e imaginação: a importância do teatro e outras manifestações artísticas

    • VIGOTSKI, L. S. A educação estética. In: Psicologia pedagógica. Trad. P. Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

  • A constituição social da pessoa com deficiência

    • GÓES, M. C. R. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K.; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. R. (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.