Programação

  • Roteiro da disciplina

    O roteiro da disciplina serve como guia, todavia poderá haver inclusão de literatura, mudanças e acréscimo de trabalhos de CT. 


  • Introdução ao Aconselhamento Nutricional

    Acordos sobre o funcionamento da disciplina, regras e uso de CT. 

    Aula: Aconselhamento Nutricional - Introdução

    Bibliografia da aula:

    1. Curry, K. R.and Jaffe, A. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, 1998.

  • Introdução ao Aconselhamento Nutricional. História clínica em nutrição

    2 Aulas:  

    Introdução ao Aconselhamento Nutricional (concluir a apresentação do tema). 

    História clínica em nutrição: 

    Autobiografia alimentar. 

    Objetivo: Obter consciência de si mesmo e de como nossas escolhas estão atreladas no nosso histórico de vida.

    Foram discutidos: aspectos subjetivos da HA, escuta,  transferência, escuta seletiva, influências de ambientes e histórico, a construção da história rearrumada, etc. 

    TAREFAS

    Preparar um roteiro/estrutura de anamnese alimentar.

     Leituras: conteúdo a ser incluído na avaliação

    Freitas, MC; Pena, PGL; Fontes, GV e Silva, DO. Hábitos alimentares e os sentidos do comer. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 17-24, 2017

    Diez-Garcia, RW. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 3-16, 2017.


  • Anamnese Alimentar em Consulta de nutrição

    Anamnese Alimentar em Consulta de nutrição

    Objetivo: Entender quais elementos estão presentes na história alimentar e como utiliza-los na condução da entrevista, visando o diagnóstico.
    Discussão e fechamento com a síntese de tópicos importantes.

    TAREFA 

    Obesidade como problema social e na experiência individual. Assistir ao vídeo.

    Flávio Gicovate.

    Construir o simples: emagrecer


  • Mudanças alimentares e Hábitos alimentares

    (i) Mudanças Alimentares

    (ii) Hábitos Alimentares

    Discussão e atividade em grupo sobre os  capítulos: 

    Freitas, MC; Pena, PGL; Fontes, GV e Silva, DO. Hábitos alimentares e os sentidos do comer. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 17-24, 2017

    Diez-Garcia, RW. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 3-16, 2017.

    TAREFA Referente a aula de Anamnese alimentar

    Tópicos sobre Anamnese Alimentar para auto reflexão:

    ìQual o objetivo da Anamnese Alimentar? O que se pretende saber? Para que?
    ìQue conclusões posso tirar? Para que?
    ìQuais aspectos compõem a Anamnese?
    ìComo delimitar o universo a ser explorado?
    ìQual a importância dessa conversa na relação terapêutica?
    ìPor onde começar. Como introduzir.
    ìFomato pergunta ou afirmação
    ìCondução dos relatos
    ìO registro
    ìO papel do histórico ao longo do tratamento para terapêuta e paciente
    ìAvaliação
    ìFases da consulta – como conduzir cada etapa
    ìAnamnese Alimentar: como introduzir e como finalizar.

    TAREFA -

    1. Assistir Linha de Passe e fazer um exercício de simular um atendimento nutricional para a protagonista do filme;

    2. Fazer um relato de um parágrafo sobre o exercício de mudança de hábito recorrendo ao exercício da toalha de banho.

    3. Aqueles que não assistiram, assistam o vídeo do Flávio Gicovate

    4. Leiam o capítulo que consta no roteiro: 

    Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 44-55, 2017.

  • Aspectos psicológicos do aconselhamento nutricional

    (i) Aspectos psicológicos do aconselhamento nutricional 

    Leitura sobre a aula: 

    Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 44-55, 2017.

    TAREFA: 

    Leitura e fichamento do capítulo: 

    Curry, K. R.and Jaffe, A. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, 1998.

  • Comunicação em consulta (verbal e não verbal)

    Oficina de consulta para tratar dos temas: abordagem, empatia e diagnóstico de problemas na primeira consulta. 

    Simulação de consulta (requisitos esperados: leitura do capitulo recomendado na aula anterior)

    Discussão. 

    Documentos anexos que respondem à questões discutidas em sala de aula: 


  • Avaliação Parcial Optativa

    Caros alunos, 

    No dia 17/10  das 8 as 10h

    Para avaliação parcial  serão consideradas as seguintes bibliografias: 

    Freitas, MC; Pena, PGL; Fontes, GV e Silva, DO. Hábitos alimentares e os sentidos do comer. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 17-24, 2017

    Diez-Garcia, RW. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 3-16, 2017.

    Curry, K. R.and Jaffe, A. Chapter 4 Nutrition counseling Strategies. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, 1998. (este capítulo foi fornecido traduzido)

    Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 44-55, 2017.

    Video - Flávio Gicovate. 

    Meirelles, C; Palazzo, C; Sicchieri, J.; Diez-Garcia, RW. Gosto e prazer na experiência alimentar. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 25-33, 2017.



  • Tipos de aconselhamento dietético

    Foram trabalhadas as linhas de Terapia cognitivo comportamental com foco na obesidade; Terapia Comportamental e Método por resolução de problema.

    Cada grupo deve postar a tarefa realizada em sala de aula. 

  • Conteúdo científico Apresentação dos trabalhos

    Dia 31/10 - Apresentação do trabalho sobre conteúdo científico 


    Preparar  material de orientação científica para ambulatório: de acordo com os temas distribuídos por grupo.

    Grupo 1 (açúcar), 2 (açúcar e diabetes), 3 (gorduras saturada, poli e mono insaturada, hidrogenada e  trans)  4 (antioxidantes) e 5 (dieta e resistência insulínica). 

  • Aconselhamento por Mindful eating/ Atenção Plena e Intuitive Eating/ Comer Intuitivo

  • Avaliação

    Avaliação  dia 05/12 das 8 as 10h. Trata-se de uma avaliação global.

    Após a avaliação (10:20 - 11:20) convido os  interessados a realizar um exercício sobre linguagem científica e orientação alimentar.

  • Critérios de avaliação da observação

    Critérios de avaliação:

    Objetivo: analisar das observações de consultas a luz da bibliografia trabalhada na disciplina. 

    Conteúdo considerado:

    (I) Introdução/ apresentação (até 1,5): apresentar o trabalho, descrever o que foi feito, onde, como, objetivo. 

    (O)Qualidade da descrição da observação (até 1,0) : descrever as consultas (2)

    (A) Análise da consulta a luz da bibliografia: (até 3,0)

    (C)Conclusão e bibliografia (0,5)

    Inclusão na nota: 

    Trabalhos com nota acima de 7,0 (acrescentado 1,0 ponto na nota final)

    Trabalhos com nota menor que 7,0 (não foi acrescentado nem diminuída a nota final)

    Trabalhos que não forma entregues (menos 1,0 na nota final)

    Esses critérios foram determinados após a leitura do trabalho para evitar reduzir a média final. 



  • Notas finais


    Dia 18/12 (quarta feira) as 9:00 na casa 5 - Estarei na casa 5 caso queiram ver suas avaliações e discuti-las. Rosa