Programação
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O roteiro da disciplina serve como guia, todavia poderá haver inclusão de literatura, mudanças e acréscimo de trabalhos de CT.
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Acordos sobre o funcionamento da disciplina, regras e uso de CT.
Aula: Aconselhamento Nutricional - Introdução
Bibliografia da aula:
1. Curry, K. R.and Jaffe, A. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, 1998.
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2 Aulas:
Introdução ao Aconselhamento Nutricional (concluir a apresentação do tema).
História clínica em nutrição:
Autobiografia alimentar.
Objetivo: Obter consciência de si mesmo e de como nossas escolhas estão atreladas no nosso histórico de vida.
Foram discutidos: aspectos subjetivos da HA, escuta, transferência, escuta seletiva, influências de ambientes e histórico, a construção da história rearrumada, etc.
TAREFAS
Preparar um roteiro/estrutura de anamnese alimentar.
Leituras: conteúdo a ser incluído na avaliação
Freitas, MC; Pena, PGL; Fontes, GV e Silva, DO. Hábitos alimentares e os sentidos do comer. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 17-24, 2017
Diez-Garcia, RW. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 3-16, 2017.
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Anamnese Alimentar em Consulta de nutrição
Objetivo: Entender quais elementos estão presentes na história alimentar e como utiliza-los na condução da entrevista, visando o diagnóstico.
Discussão e fechamento com a síntese de tópicos importantes.TAREFA
Obesidade como problema social e na experiência individual. Assistir ao vídeo.
Flávio Gicovate.
Construir o simples: emagrecer
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Elaborar 2 questões com as respectivas respostas sobre sobre o capítulo do livro referido acima.
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(i) Mudanças Alimentares
(ii) Hábitos Alimentares
Discussão e atividade em grupo sobre os capítulos:
Freitas, MC; Pena, PGL; Fontes, GV e Silva, DO. Hábitos alimentares e os sentidos do comer. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 17-24, 2017
Diez-Garcia, RW. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 3-16, 2017.
TAREFA Referente a aula de Anamnese alimentar
Tópicos sobre Anamnese Alimentar para auto reflexão:
ìQual o objetivo da Anamnese Alimentar? O que se pretende saber? Para que?ìQue conclusões posso tirar? Para que?ìQuais aspectos compõem a Anamnese?ìComo delimitar o universo a ser explorado?ìQual a importância dessa conversa na relação terapêutica?ìPor onde começar. Como introduzir.ìFomato pergunta ou afirmaçãoìCondução dos relatosìO registroìO papel do histórico ao longo do tratamento para terapêuta e pacienteìAvaliaçãoìFases da consulta – como conduzir cada etapaìAnamnese Alimentar: como introduzir e como finalizar.TAREFA -
1. Assistir Linha de Passe e fazer um exercício de simular um atendimento nutricional para a protagonista do filme;
2. Fazer um relato de um parágrafo sobre o exercício de mudança de hábito recorrendo ao exercício da toalha de banho.
3. Aqueles que não assistiram, assistam o vídeo do Flávio Gicovate
4. Leiam o capítulo que consta no roteiro:
Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 44-55, 2017.
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(i) Aspectos psicológicos do aconselhamento nutricional
Leitura sobre a aula:
Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 44-55, 2017.
TAREFA:Leitura e fichamento do capítulo:
Curry, K. R.and Jaffe, A. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, 1998.
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Oficina de consulta para tratar dos temas: abordagem, empatia e diagnóstico de problemas na primeira consulta.
Simulação de consulta (requisitos esperados: leitura do capitulo recomendado na aula anterior)
Discussão.
Documentos anexos que respondem à questões discutidas em sala de aula:
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Caros alunos,
No dia 17/10 das 8 as 10h
Para avaliação parcial serão consideradas as seguintes bibliografias:
Freitas, MC; Pena, PGL; Fontes, GV e Silva, DO. Hábitos alimentares e os sentidos do comer. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 17-24, 2017
Diez-Garcia, RW. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 3-16, 2017.
Curry, K. R.and Jaffe, A. Chapter 4 Nutrition counseling Strategies. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, 1998. (este capítulo foi fornecido traduzido)
Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 44-55, 2017.
Video - Flávio Gicovate.
Meirelles, C; Palazzo, C; Sicchieri, J.; Diez-Garcia, RW. Gosto e prazer na experiência alimentar. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 25-33, 2017.
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Foram trabalhadas as linhas de Terapia cognitivo comportamental com foco na obesidade; Terapia Comportamental e Método por resolução de problema.
Cada grupo deve postar a tarefa realizada em sala de aula.
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Dia 31/10 - Apresentação do trabalho sobre conteúdo científico
Preparar material de orientação científica para ambulatório: de acordo com os temas distribuídos por grupo.
Grupo 1 (açúcar), 2 (açúcar e diabetes), 3 (gorduras saturada, poli e mono insaturada, hidrogenada e trans) 4 (antioxidantes) e 5 (dieta e resistência insulínica).
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Foram desenvolvidos os dois temas com aula expositiva e discussão.
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Avaliação dia 05/12 das 8 as 10h. Trata-se de uma avaliação global.
Após a avaliação (10:20 - 11:20) convido os interessados a realizar um exercício sobre linguagem científica e orientação alimentar.
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Critérios de avaliação:
Objetivo: analisar das observações de consultas a luz da bibliografia trabalhada na disciplina.
Conteúdo considerado:
(I) Introdução/ apresentação (até 1,5): apresentar o trabalho, descrever o que foi feito, onde, como, objetivo.
(O)Qualidade da descrição da observação (até 1,0) : descrever as consultas (2)
(A) Análise da consulta a luz da bibliografia: (até 3,0)
(C)Conclusão e bibliografia (0,5)
Inclusão na nota:
Trabalhos com nota acima de 7,0 (acrescentado 1,0 ponto na nota final)
Trabalhos com nota menor que 7,0 (não foi acrescentado nem diminuída a nota final)
Trabalhos que não forma entregues (menos 1,0 na nota final)
Esses critérios foram determinados após a leitura do trabalho para evitar reduzir a média final.
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Dia 18/12 (quarta feira) as 9:00 na casa 5 - Estarei na casa 5 caso queiram ver suas avaliações e discuti-las. Rosa