Aperçu des sections
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Atividades realizadas:
Apresentação do programa
Acordos sobre o funcionamento da disciplina, regras e uso de CT
Sensibilização para o objeto de estudo Educação Alimentar e Nutricional
TAREFA: Video
1. Muito Além do peso: https://www.youtube.com/watch?v=xxWDb-0o3Xk
[Analise o documentário, pontuando os problemas subjacentes à obesidade infantil]
Entregar até 3a feira dia 13 as 21h (Via Alicia)
Videos para TAREFA EM GRUPO (CT):
Cada grupo deve ver um filme, fazer: a) uma sinopse por escrito para entregar e b) um apresentação de 8 minutos em sala de aula
Data (19/08/2019) Apresentação para a turma e discussão [Das 16 as 18h]
1. Sugar coated documentary: https://www.dailymotion.com/video/x61x56l Grupo 5
2. Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade Grupo 1 (Youtube)
4. Food Inc: Grupo 3 (Youtube)
5. The truth about sugar . New documentary : Grupo 4 (Youtube)
3. Feedup Grupo 3
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Aula expositiva:
ii.Mudanças alimentares sob diferentes perspectivasiii.Histórico de problemas alimentares e políticas de AN no BrasilApresentação da História das Políticas de AN
ATIVIDADE; Artigos sobre a aula que devem ser lidos, grifados para estudo. Será material de avaliação.
SILVA, Alberto Carvalho da. De Vargas a Itamar: políticas e programas de alimentação e nutrição. Estud. Av. [online]. 1995, vol.9, n.23 [cited 2019-03-11], pp.87-107. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000100007&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0103-4014. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141995000100007.
VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de. Combate à fome no Brasil: uma análise histórica de Vargas a Lula. Rev. Nutr. [online]. 2005, vol.18, n.4 [cited 2019-03-11], pp.439-457. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732005000400001&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1415-5273. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732005000400001.
Material complementar da aula:
Artigo sobre as músicas que documentam os problemas alimentares e nutricionais (Muito interessante!)
VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de; VASCONCELOS, Mariana Perrelli and VASCONCELOS, Iris Helena Guedes de. Fome, comida e bebida na música popular brasileira: um breve ensaio. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2015, vol.22, n.3 [cited 2019-03-11], pp.723-741. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000300723&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0104-5970. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702015000300004.
Quem foi Josué de Castro - aspectos históricos:
Documentário Josué de Castro: https://www.youtube.com/watch?v=CHNcILiJKLM
Entrevista e análise do pensador Paulo Feire e o método da problematização
1.Última entrevista com Paulo Freire, 1997 - https://www.youtube.com/watch?v=Ul90heSRYfE
2. Pensadores na Educação: Paulo Freire e a educação para mudar o mundohttps://www.youtube.com/watch?v=4M69rga5ENo
História da Saúde Pública no Brasil
3. História da saúde pública no Brasil https://www.youtube.com/watch?v=L7NzqtspLpc
TAREFA para 26/08/2019Leitura do livro Em defesa da comida: Um manifesto do Michel Pollan.
Leitura e fichamento [Discussão em sala de aula das 16 as 18h] Material que entrará na avaliação da disciplina.
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Aula expositivaiv.Novos paradigmasv.Conteúdos de programas
Ao final dessas 3 últimas aulas o estudante deve ter o entendimento de que:
(i) as mudanças alimentares são dinâmicas, históricas e temporais;
(ii) que as políticas e programas de EAN são produzidas também a partir desses contextos históricos e que as soluções estabelecidas para os problemas dependem de como esses problemas (alimentares e nutricionais) são analisados e portanto são de cunho político;
(iii) que mais consistentemente a partir de 2004, as estratégias têm sido mais abrangentes (Estratégia Global para alimentação saudável e atividade física) e que já se configuram pressões para serem estabelecidas estratégias globais para os problemas alimentares e nutricionais.
(iv) é capaz de traçar um programa de EAN fundamentando-se em diretrizes das políticas de alimentação e nutrição.
ATIVIDADE: Material referente a aula e que deve ser lido, grifado e estudado. (Será incluído na avaliação).
1. EAT-Lancet_Alimento Planeta Saúde [Commission_Summary_Report_Portugese.pdf]
https://www.thelancet.com/commissions/global-syndemic
https://eatforum.org/eat-lancet-commission/
2. Estratégia Global em Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde OMS
http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/ebPortugues.pdf
3. Guia Alimentar para População Brasileira 2006
http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/guia_alimentar_conteudo.pdf
4. Guia Alimentar para População Brasileira 2014
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
4. Princípios e práticas para EAN
Material Complementar:
1. Alimentos e bebidas ultraprocessados na América Latina: tendências, efeito na obesidade e implicações para políticas públicas
Seminário:
Apresentação dos filmes (vide tópico 1) que trazem como conteúdo problemas alimentares e nutricionais.
ATIVIDADE crédito trabalho: realizar uma síntese coletiva sobre:
Conteúdos de Programas de EAN
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(i)Marco de referencia de EAN para políticas públicas
(ii) Direitos Humanos à Alimentação Adequada
http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/DHAA_SAN.pdf
Curso Direitos Humanos a Alimentação Adequada: https://ideiasnamesa.unb.br/upload/midia/1392831199Apostila_curso_DHAA_e_EAN.pdf
TAREFA Leitura e fichamento dos capítulos (material que estará na avaliação):
Gentil, PC; Bandeira, LM; Coutinho, JG. Marco de referencia de EAN para políticas públicas. Conceito, princípios e agenda pública. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 73- 78, 2017.
Cervato-Mancuso, AM.; Vieira, V.L.; Costa, C.G.A. Alimentação como um Direito Humano e as Políticas Sociais Atuais. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 79-88, 2017.
Transferida a TAREFA de 26/08/2019 para 09/09
Leitura do livro: Em defesa da comida: Um manifesto. Michel Pollan. Ed. Intrínseca, São Paulo, 2008.
Leitura e fichamento [Discussão em sala de aula das 16 as 18h] Material que entrará na avaliação da disciplina.
TAREFA: Leitura e fichamento do capítulo para a próxima aula: (PARA O DIA 09/09)
Diez-Garcia, RW. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 3-16, 2017.
TAREFA: Definição de locais para desenvolverem um Programa – GRUPOS
LITERATURA COMPLEMENTAR
Monteiro CA, Levy RB, Claro RM, Castro IRR, Cannon G. Uma nova classificação de alimentos baseada na extensão e propósito do seu processamento. Cad. Saúde Pública. 2010; 26(11):2039-49.
Maria Laura da Costa Louzada ... [et al.] Alimentação e saúde: a fundamentação científica do guia alimentar para a população brasileira / -- São Paulo : Faculdade de Saúde Pública da USP, 2019. 132 p. : il. colorhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/download/339/298/1248-1?inline=1
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Esta Oficina, ministrada pelo Flávio Martins, visa oferecer aos alunos conhecimento sobre as ODS e como as políticas, programas e ações de Educação alimentar e Nutricional devem contemplar as ODS.
Material bibliográfico sobre o tema:
Neste site vocês encontrarão o conteúdo ministrado na aula.Agenda 2030: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/
Empresas signatárias do Pacto Global - https://www.unglobalcompact.org/what-is-gc/participants Transforming our world !the 2030 Agenda for Sustainable Development -
Parte 2 da aula do dia 9/9 foi desenvolver mapas conceituais sobre as leituras (das tarefas solicitadas na aula anterior) realizadas e discutir a aplicabilidades para programas de EAN.
TAREFA: Ler o texto anexo para realização de atividade em sala de aula.
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Aula Determinantes do consumo alimentar. Exercício. Carina Palazzo
Aula Alimentação e Cultura: Aquecimento - discussão sobre o texto "Os Sonaciremas" e aula expositiva
TAREFA: Leitura e grifar partes importantes do texto
Leitura
Contento, IR. Nutrition Education. Cap. An overview of food choices and dietary changes: implications for nutrition education. Linking Research, theory and practice. Jones and Bartlett Publishers. 2011. Pag 28-49.
Sobal, J and Bisogni, CA. Constructing Food Choice Decisions. Ann. Behav. Med. (2009) 38 (Suppl 1):S37–S46.
Para ampliar o tema Alimentação e Cultura fazer a leitura do texto: Daniel, JMP e Cravo, VZ- Valor social e cultura da alimentação. In Canesqui, AM e Garcia, RWD. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. Ed Fiocruz 2005. Pags 57-68 [Disponível na Internet - Buscar pelo livro]
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O objetivo desta aula foi analisar o programa "Culinária, Saúde , prazer" como modelo de programa (Estudo de caso) para trabalhar com os diferentes aspectos de um programa de EAN.
a) Qual o motivo alegado para romper com o formato no enfoque técnico e propor outro modelo? Qual modelo proposto?
b) Como foi a organização do programa? Qual o seu objetivo?
c) O que v. entendeu por eixo estruturante? Qual o eixo estruturante do projeto? Quais as justificativas para tal eixo?
d) Por que foi feito grupo focal? Quais elementos emergiram deste?
e) Como foi feita a avaliação? Como v. justificaria esse modelo de avaliação?
f) Quais os aspectos inovadores do programa?
Tarefa: Ler o texto que diz respeito ao Vídeo “Culinária, saúde e prazer” e responder ao questionário abaixo. O questionário traz os elementos para a construção de um programa. Estes irão ser trabalhados nas aulas posteriores.
Referência:
Castro, IRR, Souza TSN, Maldonado LS, et al. A culinária na promoção da alimentação saudável: delineamento e experimentação de método educativo dirigido a adolescentes e a profissionais das redes de saúde e de educação. Rev Nutr. Campinas. 2007; 20(6): 571-88.
a) Por que e para que é necessário um referencial teórico? Apontar o referencial teórico do programa e discutir pressupostos.
b) Como se estrutura um programa? Etapas, objetivo do programa e das etapas, público.
c) Conteúdo das oficinas: número de participantes e elementos de cada sessão / objetivos. Como o conteúdo das oficinas se articulam com os pressupostos do programa e com o referencial teórico?
d) Infraestrutura e equipe.
e) Eixos transversais do programa proposto. Para que servem os eixos do programa?
f) Discussão dos resultados.
g) Críticas /conclusão.
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Cervato-Mancuso, A. Elaboração de programas educativos em Alimentação e Nutrição. In: In: Diez-Garcia, RW; Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. RJ: Guanabara Koogan; 2017: 174-180.
Pava-Cárdenas, A., Vieira, VL, Alzate-Yepes, T, Cervato-Mancuso, AM. Concepções e aplicações da avaliação de processo educativo. In: Diez-Garcia, RW; Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. RJ: Guanabara Koogan; 2017: 373-382.
Gomes, FS. A construção de recomendações em alimentação e nutrição e o diálogo entre saberes. In: Diez-Garcia, RW; Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. RJ: Guanabara Koogan; 2017: 34-43.
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Adicionar a parte teórica e a apresentação dos trabalhos.
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Caros alunos,
Foi um prazer esse período de convívio. Interesse, participação, reflexões que surgiram foram muito instigantes para gerar discussões e acredito que serão profissionais comprometidos com a compreensão dos problemas alimentares e nutricionais da nossa população. Gostei muito das apresentações dos trabalhos.
Um abraço
Rosa