• Programa da disciplina/ Notas

    SEP 529 - ADMINISTRAÇÃO & EMPREENDEDORISMO

    Apresentação

    A proposta da disciplina é aprender a raciocinar sobre um problema de natureza administrativa utilizando os conceitos de modelagem de diferentes perspectivas teóricas. O objetivo dessa abordagem é que a pessoa seja capaz de identificar o método mais adequado para modelar um problema, em função do nível de decisão.

    O problema de natureza administrativa necessita ser inserido em um contexto mais amplo, para ser compreendido. Uma situação que se apresenta no mundo real, normalmente, é um problema desestruturado, que necessita de um esforço para ser expresso de forma inteligível. O pensamento sistêmico permite identificar os conceitos relevantes para que o problema possa ser abordado através de um modelo conceitual que será comparado com a situação real expressa. A partir dessa comparação entre o pensamento sistêmico e o mundo real, identificam-se as mudanças possíveis e desejadas e propõem-se as ações para melhorar a situação expressa. Há, portanto, um diagnóstico necessário que parte de uma situação atual para propor uma situação futura desejada.

    As ações de melhoria definem um foco, uma intenção e o usuário para o qual será desenvolvido o modelo de empresa. O modelo de empresa possui uma visão de alto nível, de caráter estratégico, que visa o desdobramento dos objetivos organizacionais em processos de negócio que são definidos e operacionalizados por atores e recursos e baseados em regras de negócio. O modelo de empresa faz a captura de requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação.

    É possível compreender, documentar, modelar, analisar, simular e executar a empresa através dos processos de negócio, mudar continuamente os processos de negócio e os recursos envolvidos para melhoraria de desempenho. Essa visão permite alinhar processos operacionais de diferentes áreas, garantindo um foco maior e criação de valor por toda a cadeia de valor. A visão por processos de negócio alinha objetivos transversalmente a todos os departamentos.

    A apresentação da proposta da disciplina correlaciona essas diferentes abordagens e utiliza projetos específicos para cada um dos módulos de forma a aplicar as técnicas e métodos pertinentes a cada abordagem respectivamente: Soft System Methodology (SSM),  For Enterprise Model (4EM), Business Process Modeling Notation 2.0 (BPM2.0).

    Critérios de avaliação

    • Provas: 70% (as provas tem pesos iguais)
    • Atividades para aprendizado: 30%

    Políticas e procedimentos

    As políticas e procedimentos da disciplina foram estabelecidas com o intuito de sistematizar as principais situações de relacionamento do aluno com a disciplina referentes a sala de aula, situações decorrentes de faltas, leituras, utilização da plataforma moodle, equipes, critério de avaliação, compromisso do professor, o que é esperado do aluno e o papel do aluno PAE na disciplina.

     Sala de aula

    • Horário: as aulas ocorrem às segundas-feiras, das 8h10min – 9h50min .
    • Aluno atrasado: chegar atrasado em aula causa distração e interrupção. O aluno que chegar atrasado, sair durante a aula ou sair mais cedo, ficará sem presença e nota nas atividades do dia.
    • Atividades atrasadas: as atividades da disciplina tanto para casa quanto para a sala de aula são programadas para serem cumpridas em períodos específicos. Só serão aceitos trabalhos feitos posteriormente aos períodos programados, nos casos referentes a recuperação de aprendizado e regime de exercícios domiciliares, conforme disposto no documento “Informação DIR- no 01/97”.
    • Presença: a lista de presença deverá ser assinada a cada aula. O aluno que não atingir o nível mínimo de presença estará automaticamente reprovado.

     Situações decorrentes de faltas

    • Recuperação de aprendizado e regime de exercícios domiciliares: a recuperação de aprendizado e regime de exercícios domiciliares será concedida a alunos, conforme disposto no documento “Informação DIR- no 01/97”. O encaminhamento deve ser feito através do Serviço de Graduação.
    • Casos excepcionais: os casos não previstos no documento “Informação DIR- no 01/97” devem ser encaminhados pelo aluno através do Serviço de Graduação aos colegiados competentes.
    • Atividades extracurriculares (entrevistas, equipes de competição, Siicusp, feiras e exposições): os alunos deverão utilizar o porcentual de faltas permitido na disciplina.
    • Reuniões de atividades extracurriculares: o aluno não será liberado durante o horário da aula para a participação em reuniões de atividades extracurriculares.
    • Intercâmbio no exterior: Cada módulo da disciplina possui objetivos instrucionais e de aprendizado atrelados às atividades didáticas. A disciplina contém uma série de atividades didáticas que são desenvolvidas em sala de aula ou em casa e que não são substituíveis. Nesse sentido, a presença não é meramente formal. Há um limite de faltas para o aluno previsto no Júpiter. O aluno deve utilizar o limite de faltas permitidas.
    • As faltas que ocorrerem nas aulas de projeto deixarão o aluno sem notas relativas ao projeto.

     Moodle

    • Função do moodle: servir como plataforma de apoio para o aprendizado, dispondo de conteúdos e tarefas e contabilização de notas. As entregas das atividades deverão ser feitas no moodle. Não serão aceitas entregas por e-mail ou impressas. Para utilização do moodle em sala, instale o aplicativo no celular e tanto quanto o possível, traga o notebook para a aula.

     Compromisso do professor

    •  O professor será cortês, respeitoso, pontual, organizado e preparado para expor o tema da aula, bem como para as outras atividades a serem desenvolvidas.
    • O professor estará apto a responder questões que surjam durante a aula, bem como indicar leituras complementares sobre o assunto.
    • O aluno que precisar conversar sobre a disciplina durante a semana será adequadamente recebido com agendamento prévio de horário por e-mail. Sugere-se que antecipe o assunto a ser tratado durante o encontro.
    •  O professor marcará dois horários para revisão de prova.
    • Caso o professor tenha que se ausentar de alguma aula por motivo de força maior, os alunos serão comunicados com antecedência e será providenciado um horário alternativo em concordância com a sala para a reposição da aula, caso não haja quem possa substituí-lo.

     O que se espera do aluno

    • Pontualidade: respeitar estritamente o horário da disciplina.
    • Assiduidade: estar presente nas aulas. As atividades programadas para a aula só serão aceitas dentro do  período programado para a atividade.
    • Estudo em casa: sugere-se que o aluno estude pelo menos 2 a 4 horas por semana em casa, em função das atividades previstas para a aula.
    • Compromisso com a disciplina: ser engajado nas atividades propostas e com membros do sua equipe. A equipe jamais deve apoiar-se somente em um aluno. A equipe será tão boa quanto o seu pior membro.
    • Supere as suas próprias expectativas: crie um ambiente virtuoso de aprendizado.

    Cronograma da disciplina

    AULAS

    DATAS

    MÓDULO

    1

    29/08

    Introdução

    2 a 4

    5,12,19/08

    SSM

    4

    19/08

    Prova 1

    5 a 9

    26/8; 9,16, 30/09; 7/10

    4EM

    9

    07/10

    Prova 2

    10 a 14

    14, 21/10; 11,18, 25/11

    BPMN 2.0

    14

    25/11

    Prova 3

    15

    02/12

    Prova substitutiva


    Bibliografia

    BALDAM, R.; VALLE,R.; ROZENFELD,H. Gerenciamento de Processos de Negócio ‐ BPM: Uma Referência para Implantação Prática. Rio de Janeiro, Elsevier‐Campus, 2014.

    CHECKLAND, P. Systems thinking, systems practice. New York, John Wiley&Sons, 1999.

    GUERRINI, F.M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; CAZARINI, E.W.; PÁDUA, S.I.D. Modelagem da organização: uma visão integrada. Porto Alegre, Bookman, 2014.

    PIDD, M. Modelagem empresarial: ferramentas para a tomada de decisão, Porto Alegre, Bookman, 1998.

    Notas de prova

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP