Dinâmica 2 em Sala de Aula
Esta dinâmica se baseia nas ferramentas usadas para desenvolver a tarefa acima.
Desta vez, entretanto, o alvo das análises é constituído pelas Fazendas A e B (com o botão da direita do mouse, clique em A e B para salvar os respectivos kml's que poderão ser abertos no Google Earth). Para acesso aos shapes, clique AQUI. O objetivo é obter o fluxo de produção anual total para um período de 21 anos, considerando o ano de 2015 como o primeiro ano do horizonte de tempo (consulte a base de dados "apoema" e use a devida sentença SQL para descobrir a idade e a rotação de cada talhão em 2015). Para escolha dos melhores regimes de manejo em cada talhão, considere os seguintes critérios de otimização:
- volumétrico para escolha da idade de colheita que maximiza IMA e
- econômico para escolha da idade de colheita que maximiza VET.
Para usar do critério econômico, clique AQUI e ter acesso à planilha de estudo dos regimes de talhadia simples ilustrados na apostila.
Cinco grupos apresentarão os seus respectivos resultados, seguindo a seguinte estratégia:
Grupo |
Critério de Otimização |
Fazenda A | Fazenda B |
1 |
Volumétrico |
Volumétrico |
2 |
Volumétrico |
Econômico |
3 |
Econômico |
Volumétrico |
4 |
Econômico |
Econômico |
5 |
Volumétrico Econômico |
- - |
ENTREGA DA ATIVIDADE
A atividade deve ser desenvolvida em grupo. Ao final, cada grupo deve entregar os seus resultados de forma manuscrita em uma única folha de papel.
No cabeçalho escreva "Dinâmica da Aula de 25/Set" e acrescente os nomes dos integrantes do seu grupo. Cada grupo deverá entregar a sua folha ao professor no final da aula ou em data a ser definida de comum acordo.