Programação

  • Apresentação

    As ciências da natureza tiveram um papel preponderante na origem e desenvolvimento das instituições museológicas. Papel muitas vezes negligenciado diante do protagonismo que os museus de arte assumem no século XXI. A disciplina em tela propõe resgatar a história dos museus de história natural sublinhando a peculiaridade de seu acervo e suas práticas curatoriais. Busca ressaltar a relevância dos mesmos diante da atual crise da biodiversidade que atinge todas as atividades humanas. 

  • Aula 1 | 8 de agosto

    Apresentação da turma e do curso.


    Atividade 1 - visita à exposição "Biodiversidade: conhecer para preservar."


    Leituras para a próxima aula:



    A) Brandão, C. R. e Landim, M. I. 2011. Museus: o que são e para que servem? Coleção Museu Aberto, SISEM-SP, ACAM Portinari, Brodowiski. 


    B) Grande. L. 2017. Curators: behind the scenes on natural history museums. (Prefácio). The University of Chicago Press, Chicago.



  • Aula 2 | 15 de agosto

    parte 1: Introdução ao Colecionismo


    parte 2: trabalho sobre os textos sugeridos


    Leituras para a próxima aula:



    Grupo A) BLOM, P. 2003. O dragão e o carneiro tártaro. pp. 29-42, em: Ter e Manter, uma história íntima de colecionadores e coleções. Record, Rio de Janeiro. 


    Grupo B) BLOM, P. 2003. Uma arca roubada. pp. 67-76, em: Ter e Manter, uma história íntima de colecionadores e coleções. Record, Rio de Janeiro. 



    Grupo C) BLOM, P. 2003. Esse Velho Curioso. pp. 95-110, em: Ter e Manter, uma história íntima de colecionadores e coleções. Record, Rio de Janeiro.

     

    Leituras de apoio:


    PEARCE, S. 1992. Museums: the Intellectual Rationale. Capítulo 5 em: Museums, Objects, and Collections: pp 89-117.

    BAUDRILLARD, J. 2006. O Sistema Marginal: A Coleção. Capítulo B parte 2 em: O Sistema dos Objetos. Ed. Perspectiva, Coleção Debates, São Paulo


     


  • Aula 3 | 22 de agosto

    parte 1 -  A História Natural no Renascimento

    parte 2 - trabalho sobre os textos recomendados



    Leitura para a próxima aula:



    ASHWORTH Jr, W. 1992. Emblematic natural history of the Renaiscence. Capítulo 2 em: Cultures of natural History, Ed. Jardine N.; Secord. J. e Spray, E. pp. 17-37.

    Leitura para a aula do dia 12 de setembro:



    RUDWICK, M. 1972. Fossil Objects. Em: The Meaning of Fossils, pp:1-22.


                            


    Leitura de apoio:



    FINDLEN, 1994. Possessing Nature: museums, collecting, and scientific culture in early modern Italy. Los Angeles, University of Callifornia Press.




  • Aula 4 | 29 de agosto

    Atividade 2 - Apresentação da biblioteca do Museu. 

    Bibliotecária chefe: Dione Seripierri


    parte 2 - Museus e a História Natural no Século XVIII


    Leitura de apoio:

    Latour, B. Redes que a razão desconhece: laboratório, bibliotecas, coleções. Em: O Poder das Bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Capítulo 1: 21-44. Eds. Baratin, M. e Jacob, C. Ed. UFRJ. 2006.

    • Aula 5 | 12 de setembro

      parte 1: Museus e coleções de História Natural no Século XVIII


      Discussão do texto do Rudwick
 (ver aula do dia 22 de agosto)

      Atividade 3 - Oficina sobre fósseis com o paleoartista e museólogo: Felipe A. Elias


       

      Leitura para a próxima aula:




       


      • Aula 6 | 19 de setembro

        parte 1- O Século XIX e a Teoria da Evolução

        A Vida e a Obra de Charles Darwin

        
**Definições sobre os seminários.


                                Trabalho sobre o texto.



        OBS: Oficina de taxidermia cancelada.


        • Aula 7 | 26 de setembro

          parte 1  Atividade 4 

          Visita ao Laboratório de Microscopia - Responsável: Lara Guimarães

          Visita ao Laboratório de Biologia Molecular.
 Responsável: Dr. Jaqueline Battilana




          parte 2 - A História Natural e os Museus de História Natural no Século XIX



          Leitura para a próxima aula:


          SCHMIDLY, 2005. What it means to be a Naturalist and the Future of Natural History at the American Universities. Journal of Mammalogy, V86, n3. pp. 449-456. 


        • Aula 8 | 3 de outubro

          parte 1

          Atividade 5  Montagem de insetos - Laboratório de Lepidoptera com Renato Silva

          parte 2 - Museus e Coleções nos séculos XIX-XX.




          Leitura para a próxima aula:


          KEMP, 2015.

 The endangered dead.

        • Aula 9 | 10 de outubro

          parte 1 - Desafios do século XX para a História Natural e para os Museus de História Natural


          Trabalho sobre o texto.

          Atividade 6 - Visita às coleções.

          Leitura para a próxima aula:



        • Aula 10 | 17 de outubro

          parte 1- Desafios e perspectivas para o século XXI.


          Atividade 7 - Visita ao laboratório de tomografia.
 Dr. Alberto Barbosa - responsável técnico.




          Leitura para a próxima aula:



          • Aula 11 | 24 de outubro

            Temas polêmicos sobre Museus de História Natural.


            • Aula 12 | 31 de outubro

              Apresentação dos seminários.