Programação

  • Geral

    ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM
    ERE5537 - Promoção da Saúde na Educação Básica: políticas, práticas e pesquisas - 2019

    Docentes responsáveis:         

    Profa. Dra. Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves -  (DEPCH)

    Profa. Dra. Luciane Sá de Andrade - (DEPCH)

    Profa. Dra. Marta Angélica Iossi Silva - (DEMISP)


  • 02/ABRIL

    1. Apresentação da disciplina e referências,  proposta para o seu desenvolvimento e introdução ao tema.

  • 09/ABRIL - 14h30 - sala 7

    2. Política Nacional de Promoção da Saúde

    MALTA D.C. et al. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS): capítulos de uma caminhada ainda em construção. Ciência & Saúde Coletiva, 21(6): 1683-1694, 2016.

  • 16/ABRIL

    3. Promoção da saúde e educação em saúde

    FEIO, A.; OLIVEIRA, C. C. Confluências e divergências conceituais em educação em saúde. Saude soc.,  São Paulo,  v. 24, n. 2, p.703-715, jun. 2015.

  • 23/ABRIL

    4. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas

    SALCI, M. A. et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto contexto - enferm.,  Florianópolis,  v. 22, n. 1, p. 224-230, Mar.  2013.

  • 30/ABRIL

    5. O espaço escolar como território de promoção da saúde da criança e do adolescente e sua interface com a Atenção Primária à Saúde

    CARNEIRO A. C.L.L. et al. Educação para a promoção da saúde no contexto da atenção primária. Rev Panam Salud Publica, 31(2):115–20, 2012.


    BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola. Brasília : Ministério da Saúde, 2009. Pag 12-20.

  • 07/MAIO

    6. Saúde na escola: resgate histórico     

    MONTEIRO, P. H. N.; BIZZO, N. A saúde na escola: análise dos documentos de referência nos quarenta anos de obrigatoriedade dos programas de saúde, 1971-2011. Hist. cienc. saude-Manguinhos,  Rio de Janeiro,  v. 22, n. 2, p. 411-428, abr. 2015.

  • 14/MAIO

    7. Ensinando e aprendendo saúde na escola

    PINO, Angel. Ensinar-Aprender em Situação Escolar: perspectiva histórico-cultural. Contrapontos, Ed. Univ. da UNIVALI, SC, v.4, n.3, p.439-459, 2004.

    SIMON, E.; JEZINE, E.; VASCONCELOS, E.M.; RIBEIRO, K.S.Q.S. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação popular: encontros e desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde. Interface (Botucatu). 18 Supl 2:1355-1364, 2014

  • 21/MAIO

    8. Enfermeiros na escola

    GIJSEN, L.I.P.S; KAISER, D.E. Enfermagem e educação em saúde em escolas no Brasil: revisão integrativa da literatura. Cienc Cuid Saude; 12(4):813-821, Out/Dez 2013.

  • 28/MAIO

    9. Pesquisas científicas sobre promoção da saúde na educação básica

    CASEMIRO, J. P.; FONSECA, A. B. C.; SECCO, F. V. M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro,  v. 19, n. 3, p. 829-840, mar.  2014.

  • 04/JUNHO

    10. Promoção da Saúde na Educação Básica: políticas, práticas e pesquisas Encerramento da disciplina


    Cada aluno apresentará uma breve síntese (5 min!)  da disciplina, seu aproveitamento e relações com seu trabalho de pesquisa.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP