Programação

  • Contextualização histórica da vida, obra e método de Lev S. Vigotski e Mikhail Bakhtin

    • WERTSCH, J. V. Vygotsky: The man and his theory. In: Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1985. (capítulo 1)

    • Versão em espanhol do texto 1

    • WERTSCH, J. V. Vygotsky's genetic method. In: Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1985. (capítulo 2)

    • FARACO, Carlos Alberto. O Círculo de Bakhtin. In: Linguagem & diálogo – As idéias lingüísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003.


    • BRANDIST, C. Os círculos de Vygotsky e Bakhtin: explicando a convergência. In: Repensando o Círculo de Bakhtin: novas perspectivas na história intelectual. Orgs. M. I. Campos; R. H. Schettini. Trad. H. Gouvea; R. H. Schettini. São Paulo: Contexto, 2012.

       


  • Conceitos de ideologia, signo, interação: como os dois autores pensam a constituição da consciência

    • Como está no curso:

      VOLÓCHINOV, V. A ciência das ideologias e a filosofia da linguagem. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. S. Grillo; Américo, E. V. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

      Escaneado:

      BAKHTIN, M./VOLOSHINOV, V. N. A ciência das ideologias e a filosofia da linguagem. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. M. Lahud; Y. F. Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

    • FARACO, C. A. Criação ideológica e dialogismo. In: Linguagem & diálogo – As idéias lingüísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003.


  • Concepções de língua, linguagem, interação e desenvolvimento humano: de como a intersubjetividade precede a subjetividade

    • VIGOTSKI, L. S. A linguagem e o pensamento da criança na teoria de Piaget. In: A construção do pensamento e da linguagem. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.


    • SCHNEUWLY, B. Le développment du concept de développement chez Vygotski. In: CLOT, Y. (org.). Avec Vygotski. 12. ed. Paris: La Dispute, 2002.


    • Como está no programa: 

      VOLÓCHINOV, V. A filosofia da linguagem e a psicologia objetiva. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. S. Grillo; Américo, E. V. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

      Digitalizado: 

      BAKHTIN, M./VOLOSHINOV, V. N. A filosofia da linguagem e a psicologia objetiva. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. M. Lahud e Y. F. Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.


    • Como está no programa: 

      VOLÓCHINOV, V. Língua, linguagem e enunciado. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. S. Grillo; Américo, E. V. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

      Digitalizado: 

      BAKHTIN, M./VOLOSHINOV, V. N. Língua, fala e enunciado. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. M. Lahud e Y. F. Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.


  • Mediação e internalização/apropriação: importância da cultura e do outro na emergência da linguagem e outros processos psíquicos humanos

    • VYGOTSKY, L. S. Internalização das funções psicológicas superiores. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

      (no arquivo em pdf encontra-se o livro todo)


    • WERTSCH, J. V. Mediation. In: DANIELS, H.; COLE, M.; WERTSCH, J. V. (Ed.). The Cambridge Companion to Vygotsky. New York: Cambridge University Press, 2007.


  • Enunciação, discurso, texto, gêneros do discurso, polifonia: a natureza constitutivamente dialógica da linguagem

    • Como está no programa: 

      VOLÓCHINOV, V. A interação discursiva. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. S. Grillo; Américo, E. V. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

      Digitalizado: 

      BAKHTIN, M./VOLOSHINOV, V. N. A interação verbal. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. M. Lahud e Y. F. Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.



    • BRAIT, B. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, p. 91-104, 1997. (seminário 1)


    • BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.


  • Sujeito, personalidade, eu, outro, diálogo: interface de relações sociais e dialógicas

    • ZOPPI-FONTANA, M. G. O outro da personagem: enunciação, exterioridade e discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, p. 115-127, 1997. (seminário 2)


    • MARCHEZAN, R. C. Diálogo. In: BRAIT, B. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. (seminário 3)


    • Textos 17, 18 e 22 (acessíveis pelo Scielo)

      VYGOTSKY, L. S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade. Ano XXI, n. 71, p. 21-44, jul. 2000.

      PINO, A. O social e o cultural na obra de Lev S. Vigotski. Educação & Sociedade. Campinas, Ano XXI, n.º 71, p. 45-78, jul. 2000.

      GÓES, M. C. R.; CRUZ, M. N. Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski. Pro-posições. Campinas, SP. v. 17, n. 2 (50), maio/ago, 2006. (seminário 4) 

      Texto 23 (aqui e tb acessível online)

      DEL RÍO, P.; ÁLVAREZ, A. De la psicología del drama al drama de la psicología: la relación entre la vida y la obra de Lev S. Vygotski. Estudios de Psicología, v. 28, n. 3, p. 303-332, 2007a. (seminário 5)




  • Meandros do enunciado, do sentido e do significado, do drama: emoção; palavra e pensamento; memória e imaginação

    • VIGOTSKI, L. S. Criação e imaginação; Imaginação e realidade. In: Imaginação e criação na infância. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, p. 11-34, 2009. (seminário 6)

      (O texto 23, de Del Río e Álvarez, encontra-se no subtítulo anterior, por engano)


    • BRAGA, E. S. Narrar, escrever, lembrar: o romance El entenado de Juan José Saer. In: SMOLKA, A. L.; NOGUEIRA, A. L. H. (orgs.). Emoção, memória, imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. Campinas: Mercado de Letras, p. 105-136; 187-200, 2011. (seminário 7)


    • SMOLKA, A. L.; NOGUEIRA, A. L. H. (orgs.). Emoção, memória, imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2011.


  • Processos discursivos e educativos: constituição recíproca do sujeito e do conhecimento

    • Texto 24 encontra-se online (Scielo):

      SMOLKA, A. L. B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cadernos CEDES. Campinas, nº 50, p. 26-40, 2000. (seminário 8)

      Texto 25:

      SMOLKA, A. L. B.; MAGIOLINO, L. L. S.; BRAGA, E. S.; NOGUEIRA, A. L. H. “Special” and “normal” in students’ voices: meaning production at a State-funded school in Campinas. In: KONTOPODIS, M. MAGALHÃES, M. C.; CORACICI, M. J. (eds.). Facing Poverty and Marginalization – Fifty years of Critical Research in Brazil. Oxford, UK: Peter Lang, p. 81-101, 2016. (seminário 9)


  • Tópico 9

  • Tópico 10