Programação

  • INTRODUÇÃO GERAL À DISCIPLINA DE ONCOLOGIA CLÍNICA

    SOBRE A DISCIPLINA DA ONCOLOGIA CLINICA:

        O aumento da incidência do câncer mundialmente justifica a postura de alguns escolas médicas a introduzirem o estudo desta doença na grade de formação geral do profissional medico.
        Segundo dados do Reino Unido, aproximadamente 60% das emergências oncológicas ocorrem em pessoas que ainda NÃO FORAM DIAGNOSTICADAS com o CÂNCER; sendo fundamental o preparo do profissional de saúde para a realização deste diagnostico o mais precoce possível. 
        Outro dado bastante relevante é que 24% dos casos novos de CÂNCER do Reino Unido tem como 1a manifestação da doença UMA URGÊNCIA ONCOLÓGICA.
        Considerando que em nossa FMRP - Curso de Medicina, os tumores malignos são ensinados das diversas especialidades clinicas e cirúrgicas, FOCAREMOS O CONTEÚDO NAS URGÊNCIAS ONCOLÓGICAS MAIS FREQUENTES E TOXICIDADES E CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE RESPOSTA AO TRATAMENTO.

    BREVE HISTÓRICO DO CÂNCER:

       Hipócrates (460-370 a.C). já havia identificado por meio da observação clínica ,a disseminação e crescimento de tumorações receberam a denominação de CÂNCER, lembrando as "patas de um caranguejo", sendo chamada de "karkinoma" (denominação para caranguejo em grego. 
       Entretanto a primeira descrição médica do câncer de que se tem conhecimento data de 2500 a.C, atribuída ao sacerdote egípcio Imhotep, que identificou uma "massa protuberante na mama" a qual foi cauterizada com fogo.
       Posteriormente Galeno (130-200 d.C) considerou o aumento da bílis negra como responsável pelo aparecimento do câncer de pele, conhecido como melanoma.
       Já no século XVIII começam a estudar associações entre o câncer da bolsa escrotal mais frequente em "limpadores de chaminé". Por volta do século XIX Virchow ( médico alemão a quem é atribuído o início da patologia celular) caracterizou que os tumores tinham características especificas. Neste mesmo século com a melhora da assepsia e com o desenvolvimento da anestesia, houve importantes avanços na cirurgia como opção de tratamento.
       No final do século XIX, o casal Marie e Pierre Curie descobriram a radiação, que posteriormente foi incorporada como um dos pilares importantes para o controle local do câncer.
       Na segunda metade do século XX houve a introdução dos tratamentos sistêmicos com a quimioterapia e a hormonioterapia evoluindo na atualizada para uma "medicina personalizada", com grande aplicação da biologia molecular em terapias alvo e biomarcadores e atualmente com a imunoterapia.

    AOS QUE SE INTERESSAREM PELO TEMA, INDICO A LEITURA DO LIVRO:
    DICA DE LEITURA: Imperador de todos os males


     


    Disponível se: Você faz parte de T-RCG0456-20191PB
  • ROTEIRO DE ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES DA DISCIPLINA

    Disponível se: Você faz parte de T-RCG0456-20191PB
  • EPIDEMIOLOGIA ATUAL DO CÂNCER E DIREITOS DO PACIENTE COM CÂNCER


    Disponível se: Você faz parte de T-RCG0456-20191PB
  • TOXICIDADES DO TRATAMENTO E AVALIAÇÃO DE RESPOSTA NO CÂNCER

    Disponível se: Você faz parte de T-RCG0456-20191PB
  • URGÊNCIAS ONCOLÓGICAS

    Disponível se: Você faz parte de T-RCG0456-20191PB
  • SEMINÁRIOS

    Disponível se: Você faz parte de T-RCG0456-20191PB
  • QUESTÕES

    Disponível se: Você faz parte de T-RCG0456-20191PB
  • Tópico 7

  • Tópico 8