Programação

  • Aula 1 (25-02-19)

    Introdução ao curso

    Apresentação dos alunos e discussão sobre o trabalho de composição.

    Apresentação de exemplos musicais e discussão da amplitude da produção eletroacústica.


    Peças discutidas:

    • Bernard Parmegiani - Incidences/Resonances (De Natura Sonorum)
    • Ikue Mori -  Quetzalcoatl #1
    • Rodolfo Caesar - Steve lá
    • John Oswald - Brown


  • Aula 2 (11-03-19)

    Contextualização: Modernidade e Vanguarda Musicais

    1. Tecnologia

    • Fonografia/Radiofonia
    • Instrumentos Precursores (Telharmonium, Theremin, Ondes Martenot)
    • Weekend - Walter Ruttmann

    2. Questões de Material e Forma

    • Pensamento "não-tonal"
    • Timbre, som em si, estética da sonoridade (Debussy, Varèse, Satie, Messiaen, Cage...)

    3. Contexto histórico

    • Modernidade (pensamento racional, progresso, tecnofilia)
    • Vanguarda (distinção entre música e outras artes) - Duchamp, Kurt Schwitters
    • Tecnocientificismo -  (disciplinas: TI, TGS, Cibernética, Fonologia, Semióticas)
    • Tecnologias: espacial, nuclear, computacional 

  • Aula 3 (18-03-2019)

    Contexto Musical no Pós-Guerra

    • Tecnocientificismo
    • Formalismo - Serialismo - Darmstadt
    • Experimentalismo

    Algumas peças: 

    • K Stockhausen: Klavierstuck XI 
    • G Ligeti: Atmospheres
    • P Boulez: Le Marteau sans maitre
    • I Xenakis: Metastasis


    Primeiras Experiências

    Pierre Schaeffer - Étude aux chemins de fer (1958)

  • Aula 4 (25-03-19)

    Musique Concrète

    Escuta - solfejo - compor a partir dos sons e da escuta

    • objeto sonoro
    • acusmática
    • escuta reduzida

    Bibliografia

    Pierre Schaeffer. 'The experimental method', pp 123-130. In search of a concrete music. (A la recherche d'un musique concrète, 1952)


    Exercício de composição

  • Aula 5 (01/04/2019)

    Elementos Técnicos 

    importância do estúdio 



    Exercício de composição

    • Montagem/colagem
    • retrogradação
    • filtro
    • mudança de velocidade
    • reverberação
    • espacialização 

    Sofège de l'objet sonore

    • Sexto Tema de reflexão: timbre dos sons e noção de instrumento de música
    • Sétimo tema de reflexão: morfologia dos objetos sonoros

  • Tópico 6

    Não tivemos aulas nos dias 08/40 e 15/04

  • Aula 6 (22-04-2019)

    Escuta dos exercícios de montagem e discussão do texto do Pierre Schaeffer


  • Aula 7 (29/04/2019)

    Introdução à Elektronische Musik


    Escuta:

    Estudo n.o 2 - K. Stockhausen

    Canto dos Adolescentes - Stockhausen


    Link para repertório de música eletroacústica:

    https://drive.google.com/open?id=1kckHzWXo6UVQSCJoJgHdKQaEcA18Tvdn




  • Aula 8 (06/05/2019)

    Escuta: Gesang der Jüngling -  Karlheinz Stockhausen


    Discussão do Texto: Herbert Eimert "Problemas da Música Eletrônica" (1959) para discutirmos na aula do dia 09/05.



  • Aula 9 (13/05/2019)

  • Aula 10 (20/05/2019)

    1 - Discussão dos trabalhos a serem realizados:

                    a. Análise: exercício de análise feito em duplas

                    b. Composição: a ser apresentada em 24/06

    2 - Software 

    a. Spear - Sinusoidal Partial Editing Analysis and Resynthesis

                     http://www.klingbeil.com/spear/

    b. Reaper:

                      https://www.reaper.fm/


    3 - Tape Music Norte-Americana

    • Diferença da figura de compositor (em relação à Europa) que está mais ligado a ações não institucionai
    • Formas de financiamento (comerciais e grants)
    • Aproximação com a industria de cinema e ficção científica
    • Multimídia (aproximação entre linguagens artísticas)
    • Multiculturalismo (especialmente no eixo Califórnia e New York)
    • Situação de contra-cultura
     Bebe (1925-2008) e Louis (1920-1989) Barron
    • ver trilha sonora do Filme Forbidden Planet (1956)
    • O estúdio foi usado por artistas como John Cage (Willian Mix; Music for Magnetic Tape), Morton Feldman, Earle Brown, e David Tudor.

  • Aula 11 (27/05/2019)

    1 - Trabalho de Análise: Parmegiani Accidents/Harmoniques (José Soares / Abdulah)

    2 - San Francisco Tape Music Center

    Pauline Oliveiros - Deep Listening


    Trabalhos de Análise:

    27/05 - José Soares / Abdulah

    03/06 - José Falcão /  Thiago

    10/06 - Guilherme / Marcos

    17/06 - Matheus / Rafael

  • Aula 12 (03/06/19)

    1 - John Cage Tape Pieces


    2- Análise -  José Falcão /  Thiago

  • Aula 13 (10/07/2019)