Programação

    • Avaliar o mercado, estabelecer metas e determinar o que o empreendimento deve fazer para alcançá-las são ações indispensáveis no planejamento estratégico de uma empresa. Mas para que essas medidas realmente apresentem um resultado eficaz, os gestores precisam conhecer profundamente os pontos fortes e fracos do negócio e a relação que ele tem com o mercado. [...]

    • Imagine que você tenha a opção de viajar para um país novo mês que vem e vai fazer um quadro de pós e contras para tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.

    • A análise SWOT (ou matriz FOFA) é um tipo de diagrama amplamente usado nos negócios e no ensino para ajudar a conhecer os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças em uma determinada situação.

    • Se você, empreendedor(a), estudou administração, marketing ou economia em algum momento da sua vida, provavelmente já conhece bem o tema deste artigo. Agora, se você vem de uma área completamente diferente destas, pode ser que o modelo das 5 forças de Porter represente uma novidade. É possível que você até tenha ouvido falar dele nos ambientes de negócio. Mas acredite: o assunto é importante demais para se conhecer só de “ouvir falar”, e é para te informar melhor a respeito que resolvemos elaborar este texto.

    • Ao gerir ou implementar um negócio, é normal querer partir logo para a ação e deixar o planejamento estratégico em segundo plano. Mas acredite: analisar com atenção o cenário ao seu redor é fundamental para o sucesso. Assim, mesmo que você já esteja com sua jornada empreendedora em curso, conhecer e aplicar as forças competitivas de Porter pode levar a sua empresa a um novo patamar.

    • A ampla e abrangente literatura sobre planejamento estratégico e mais especificamente sobre estratégia competitiva (EC) recebeu com a publicação do livro de Michael Porter uma contribuição de fundamental importância.

      É um dos poucos modelos, ultimamente publicados, que leva a questão da EC para o locus onde efetivamente ela se desenrola, qual seja, no âmbito do mercado ou da indústria da qual a empresa faça parte.


    • O primeiro esforço de Porter para fornecer as ferramentas analíticas necessárias surgiu sob a forma do livro Estratégia Competitiva. Publicado originalmente em 1980, o livro lançou Porter na órbita dos gurus e garantiu-lhe, como consultor, uma receita da ordem de seis dígitos pelo resto da década. Seus segundo e terceiro livros, Vantagem Competitiva (1985) e A Vantagem Competitiva das Nações (1990), consolidaram sua nobre condição. Porter tornou-se uma espécie de deus para os responsáveis pelo planejamento estratégico; na década de 80 e início da de 90, seu nome era pronunciado com reverência onde quer que se discutisse estratégia, competitividade e liderança de mercado. Os executivos principais ouviam atentamente todas as suas palavras. Os candidatos a guru lançavam-lhe olhares de inveja.