• GRUPOS DE DISCUSSÃO E REFLEXÃO

    Muitos programas de apoio à escolha de especialidade e de orientação sobre a carreira médica para estudantes de Medicina ou para jovens médicos em programas básicos gerais de treinamento utilizam com sucesso a estratégia de promover conversas e discussões reflexivas em grupo. Estas podem ser moderadas por um mentor (tutor - professor ou médico) ou por outro profissional com experiência na condução de grupos.
    Nesse PAEEM-2019 optamos por experimentar discussões reflexivas em grupo, que serão desenvolvidas atendendo a um formato pré determinado, de sessões de uma hora de duração, em seis a oito encontros semanais, a serem coordenadas pela Psicóloga Gisele Curi de Barros, profissional do CAEP (Centro de Apoio Educacional e Psicológico) da FMRP.
    Nos grupos, os estudantes serão convidados a conversarem sobre sua experiência no processo de escolha da especialidade médica, bem como sobre questões que possam afligi-los neste processo, as suas dúvidas, incertezas, crenças e os discursos que trazem sobre as diferentes especialidades médicas e a carreira nelas.
    A Psicóloga Gisele tem grande experiência na condução de grupos de discussão reflexiva e, nesse PAEEM, trabalhará a partir da construção de um contexto colaborativo de diálogo entre os membros do grupo sobre a temática “processo de escolha da especialidade médica”.
    A atividade pretende oferecer aos estudantes recursos e ferramentas conversacionais que lhes possibilitem trocar experiências no grupo, ampliar as descrições e possibilitar ressignificações a respeito de temas como escolha de carreira, mundo do trabalho, formação médica, e outros que possam surgir ao longo dos encontros. A atividade em geral resulta em maior tomada de consciência e reflexão em relação à construção de seu projeto de vida e escolha de especialidade
    Esta atividade apoia-se na literatura recente sobre Life Design ("Construção da Vida"), um novo paradigma que tem sustentado o entendimento das carreiras profissionais no século XXI.

    Artigo específico sobre esse referencial teórico é disponibilizado na aba de "Bibliografia" desse programa.

    As discussões em grupo estão previstas de ocorrer nos meses de Agosto e Setembro de 2019.  Nessa época será feito aos participantes do Programa de Apoio à Escolha da Especialidade Médica um convite de adesão à essa atividade de grupos reflexivos e será divulgado o meio de inscrição, que estará disponível nessa aba.