Programação

  • Nesta aba, você poderá acessar informações bastante diversificadas sobre o número de médicos e sua distribuição por sexo, idade, regiões geográficas onde trabalham, faixa salarial e especialidades onde atuam.


    Adicionalmente, segue link para acesso a reportagem de 2014 da Revista Exame (Editora Abril), com dados de estudo da Consultoria Catho, sobre especialidades médicas mais bem remuneradas: 

    https://exame.abril.com.br/ciencia/os-15-maiores-salarios-na-area-medica/


    • Muitas dessas informações foram extraídas do estudo "Demografia Médica no Brasil" (Scheffer e cols., 2018), apresentado na íntegra em aba específica desse ambiente virtual.
    • Nessa pasta poderão ser acessados arquivos em que as informações apresentadas antes nessa aba estão sumarizadas e agrupadas para efeito de eventual análise comparativa. Os dados foram separados para as especialidades clínicas, as cirúrgicas e as de suporte.
    • Última edição do conhecido e importante trabalho "Demografia Médica no Brasil", de 2018, da autoria do Prof. Mario Scheffer, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e equipe de colaboradores.
       Diversas informações foram utilizadas para compor os materias do moodle, nas diferentes abas do programa.
      Destacam-se, duas seções: 
      • Oferta e distribuição de vagas nos diferentes programas de Residência Médica e sua procura (82-103)
      • Distribuição de médicos por especialidades (páginas 104-121)