Programação

  • Programa

    Disciplina FLH-0107 - MUSEOLOGIA HISTÓRICA
    Prof. Dr. Camilo de Mello Vasconcellos (MAE-USP)

    Quarta-feira 19h30

     Sala Nelson Werneck Sodré (NWS) - DH/FFLCH



    Objetivos da Disciplina


    1) Introduzir os conceitos básicos da Museologia como disciplina em suas
    diferentes abordagens conceituais e correntes teóricas.
    2) Fornecer aos alunos noções sobre os processos de constituição dos
    museus históricos no Brasil
    3) Discutir aspectos da constituição de museus nacionais na América
    Latina no século XIX.
    4) Promover reflexões sobre o papel social e político dos museus na
    atualidade, com especial ênfase aos casos brasileiro, mexicano,
    colombiano e argentino.
    5) Refletir sobre o papel dos museus de história e as possibilidades de
    trabalho para os graduandos em História nessas instituições.


    Avaliação:
    1. Apresentação de seminários dos textos de aula em grupos;
    2. Trabalho Final individual;
    3. Participação do aluno nas discussões em sala de aula;


    Metodologia:
    Aulas expositivas e apresentação de seminários em grupos.


    OBS.: A bibliografia complementar do curso será distribuída no primeiro dia de
    aula.

  • Aula 01: Museologia: aspectos teóricos e metodológicos – 20/02/2019

    Aula expositiva baseada nos textos:

    RAMOS, Francisco Regis Lopes. A história nos objetos. In: RAMOS,
    F.R.L. A danação do objeto- o museu no ensino de História. Chapecó:
    Argos, 2004.( p.19-30).

    Van Mensch, Peter. O objeto de estudo da museologia. Rio de
    Janeiro: UNIRIO, UGF, 1994 (p.1-23).

  • AULA 02: Museologia: correntes de pensamento e conceituação – 27/02/2019

    Textos para seminários:


    MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A pesquisa no Museu como
    produção de conhecimento original. Anais do IV Seminário sobre
    Museus-Casas. Pesquisa e Documentação. Rio de Janeiro: Fundação
    Casa de Rui Barbosa, 2002.


    ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Museologia: correntes teóricas e
    consolidação científica. Revista Museologia e Patrimônio. Vol. 5, n.
    2,2012.

  • AULA 03: Museus e curadoria: conceitos – 13/03/2019

    Textos para seminários:


    MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Como explorar um museu
    histórico. Museu Paulista da USP, 1992.


    MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Do teatro da memória ao
    laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento
    histórico. Anais do Museu Paulista/História da Cultura Material, São
    Paulo, v. 2, 1994. (p. 9-42).

  • Aula 04: Os primeiros museus históricos no Brasil: entre natureza e política – 20/03/2019

    Palestra: Aldana Fernández Walker – Museo Evita – Buenos Aires, Argentina.


    Textos para seminários:


    SCHWARCZ, Lilia K.M. O nascimento dos museus no Brasil. In: MICELI,
    Sérgio (Org.). História das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo:
    Vértice, 1989, pp. 29-90.


    GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Os museus e a representação do
    Brasil. Revista do IPHAN, número 31, 2005.

  • Aula 05: Estudo de caso – visita à exposição do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (Campus Butantã) – 27/03/2019

    Encontro às 19:30 no MAE-USP na Cidade Universitária.

    Paradas “MAE/São Remo/Prefeitura” do Circular 1 – 8012 e Circular 2 - 8022, na avenida da Prefeitura do
    Campus.
    ATENÇÃO: A aula não acontecerá na FFLCH.

  • Aula 06: Estudo de caso – visita ao Memorial da Resistência de São Paulo (Bairro da Luz) - transferida para o sábado 06/04/2019 as 10h.

    A aula 05 consiste na visita ao Memorial da Resistência no bairro da Luz
    em São Paulo
    . O museu não abre à noite, assim a atividade acontecerá
    no sábado 06/04/2016 às 10h.

    Como chegar:

    Estação Luz: Linhas 1 Azul e 4 Amarela
    do Metrô e 7 Rubi, 11 Coral e 13 Jade CPTM ou Estação Júlio Prestes:
    Linha 8 Diamante da CPTM.

    Mapa: https://goo.gl/maps/fZwHmNxAG5C2

  • Aula 07: O Museu Paulista sob a gestão Taunay: o Brasil a partir do regional – 10/04/2019

    Textos para seminários:


    BREFFE, Ana Cláudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e
    a memória nacional. São Paulo: Editora da UNESP: Museu
    Paulista/USP, 2005. Cap. 2.


    BREFFE, Ana Cláudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e
    a memória nacional. São Paulo: Editora da UNESP: Museu
    Paulista/USP, 2005. Cap. 3.

  • Aula 08: O Museu Histórico Nacional e a gestão Gustavo Barroso: a memória do estado centralizado. 24/04/2019

    Palestra: Leticia Pérez Castellanos – Escuela Nacional de Conservación, Restauración y Museografía “Manuel del Castillo Negrete”
    ENCRyM – Cidade do México, México.


    Textos para seminários:


    ABREU, Regina. A fabricação do imortal- memória, história e estratégia
    de consagração no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1996 (p.159-211)


    CERVEIRA, Talita Veloso. 1972: o presente recruta o passado- O
    Museu Histórico Nacional e as comemorações em torno do
    Sesquicentenário da Independência. Anais do Museu Histórico Nacional,
    Rio de Janeiro, 33, 2001 (p. 161-172).

  • Aula 09: A memória dos regimes: o Museu Imperial e o Museu da República – 08/05/2019

    Textos para seminários:


    SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Museu Imperial: a construção do
    Império pela República. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. (Orgs.)
    Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP
    &/Faperj/UNI-RIO, 2003 (p.111-131).


    CABRAL, Magaly. O Museu da República e a sua política da memória. A
    democratização da memória: A função social dos museus iberoamericanos.
    Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2008. (p.213-
    218).

  • Aula 10: Base e documentos históricos do pensamento museal na América Latina – 15/05/2019

    Palestra: Prof.a Andrea Pegoraro - Museo Etnográfico "Juan B. Ambrosetti" - Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.


    Textos para seminários:


    a) A Mesa-Redonda de Santiago do Chile (1972) Documento final do
    evento- pág. 43 a 51
    A respeito da Mesa-Redonda de Santiago do Chile (1972) Hugues de
    Varine Bohan, pág.38 a 42


    b) Declaração de Quebec (1984)- Princípios de Base de uma Nova
    Museologia- Documento final do evento- pág.58 a 60
    A Declaração de Quebec (1984)- Mário Canova Moutinho- pág.52 a 57.


    c) Declaração de Caracas- (1992) pág. 67 a 83
    Vinte anos depois de Santiago: A Declaração de Caracas (1992) - Maria
    de Lourdes Parreiras Horta- pág. 61 a 66.
    In: O ICOM- Brasil e o Pensamento Museológico Brasileiro- documentos
    selecionados/Org. Maria Cristina Oliveira Bruno- São Paulo: Pinacoteca
    do Estado: SEC, Comitê Brasileiro do ICOM, 2010. Vol. 2.

  • Aula 11: As representações da Revolução Mexicana no Museu Nacional de História do México: História, Memória e Política – 22/05/2019

    Texto para seminário:


    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Imagens da Revolução Mexicana-
    O Museu Nacional de História do México (194-1982), Alameda Editorial,
    2007 (Capítulo. 4- Os murais da Revolução).

  • Aula 12: Memória em tempos de conflito: o caso Colombiano – 29/05/2019

    Texto para seminário:


    LÓPEZ ROSAS, William Alfonso. Disputas pela narrativa do Museu
    Nacional da Colômbia. In: VASCONCELLOS, Camilo de Mello; FUNARI,
    Pedro Paulo & CARVALHO, Aline. Museus e identidades na América
    Latina. Annablume, 2015 (p.115-136).

  • Aula 13: A representação do indígena em um museu argentino – 05/06/2019

    Texto para seminário:


    ROCCA, Andrea. Classificar, nomear, representar: objetos e palavras
    para construir a nação argentina em um museu. In: CHAGAS, M.
    ZAMORANO, R.B., BENCHETRIT, S.R. A democratização da memória:
    A função social dos museus ibero-americanos. Rio de Janeiro: Museu
    Histórico Nacional, 2008.(p.105-124).

  • Aula 14: A Nova Museologia e os museus: novas representações identitárias – 12/06/2019

    Texto para seminário:


    SCARAMELLI, Franz; SCARAMELLI, Kay. Museu Comunitário Murukuni: o passado e o presente nas políticas de
    cultura, identidade e representação Mapoyo (Venezuela). In:
    VASCONCELLOS, C.M.; FUNARI, P.P.; CARVALHO, A. Museus e
    identidades na América Latina. São Paulo: Annablume, 2015, pp.67-83.

  • Aula 15: Avaliação Final da disciplina e entrega de trabalho – 19/06/2019

    Entrega do trabalho final


    Avaliação do desenvolvimento da disciplina - "feedback".