Programação

  • PROGRAMA DA DISCIPLINA

    Programa

     

    Data

    Gestão Ambiental e Sustentabilidade

    Aula 1

    29.03

    A questão ambiental.

    Aula 2

    26.04

    A questão ambiental. [Vídeo – A Terra é o Limite].

     

    Aula 3

    10.05

    Os sistemas de meio ambiente. Mecanismos para o desenvolvimento sustentável.

    Aula 4

    17.05

    Mecanismos para o desenvolvimento sustentável – Exercício aplicado

    Aula 5

    24.05

    Sistemas de informações para gestão ambiental local.

    Aula 6

    31.05

    Cidades Sustentáveis. Participação, Negociação e Conselhos de tomada de decisão.

    Aula 7

    14.06

    Avaliação (prova escrita)

    Aula 8

    28.06

    Gestão empresarial para o desenvolvimento sustentável.

    Aula 9

    05.07

    Simulado - Conselho de Meio Ambiente.

    Aula 10

    12.07

    Apresentação pelos alunos dos estudos de caso.

     


     

    • Textos para leitura:

     

    Textos obrigatórios para apoio nas discussões:

     

    * AULAS 3 e 4

     

    [Texto_1] AVILA, R. D.; MALHEIROS, T.F. O sistema municipal de meio ambiente no Brasil: avanços e desafios. Saúde e Sociedade, v. 21, p. 33-47, 2012.

     

    [Texto_2] PHILIPPI Jr, A. Mecanismos governamentais para o desenvolvimento sustentável. In: PHILIPPI JR, A. Municípios e meio ambiente. Brasília: ANAMMA; 1999

     

    * AULA 5

     

    [Texto_3] PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Metodologia para a elaboração de Relatórios GEO Cidades - Manual de Aplicação - Versão 2. México: PNUMA, 2004.

     

    * AULA 6

     

    [Texto_4] Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Sustentabilidade urbana: impactos do desenvolvimento econômico e suas consequências sobre o processo de urbanização em países emergentes. Mobilidade Urbana. NUNES T.; ROSA J. S.; MORAES R. F. (Org.). Brasília: MMA, 2015. (Sugere-se foco no capítulo: (ORRICO FILHO R.; AFFONSO N.; BONIS R.; OLIVEIRA M. Mobilidade urbana sustentável: questões do porvir. Páginas 10 – 40)

     

    [Texto_5] Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Sustentabilidade urbana: impactos do desenvolvimento econômico e suas consequências sobre o processo de urbanização em países emergentes. Saneamento Básico. NUNES T.; ROSA J. S.; MORAES R. F. (Org.). Brasília: MMA, 2015. (Sugere-se foco no capítulo: Heller L. Mudanças e saneamento básico: impactos, oportunidades e desafios para o Brasil. Páginas 10 – 46)

     

    [Texto_6] Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Sustentabilidade urbana: impactos do desenvolvimento econômico e suas consequências sobre o processo de urbanização em países emergentes. Habitação social e sustentabilidade urbana. NUNES T.; ROSA J. S.; MORAES R. F. (Org.). Brasília: MMA, 2015. (Sugere-se foco no capítulo: FERREIRA J. S. W. & FERRARA L. A formulação de uma nova matriz urbana no Brasil, baseada na justiça socioambiental. Páginas 9 – 46)


    [Texto_10] OAKLEY, P. & CLAYTON, A. Monitoramento e avaliação do empoderamento. Tradução de Zuleika Arashiro e Ricardo Dias Sameshima. São Paulo:Instituto Pólis, 2003.

     

    * AULA 8

     

    [Texto_7] Sukhdev P.. Transformando a Corporação em um Vetor de Sustentabilidade. In: Worldwatch Institute. ASSADOURIAN E. & PRUGH T (org.). Estado do Mundo 2013. A Sustentabilidade Ainda é Possível?. Salvador, BA: Uma Ed., 2013.

     

    [Texto_8] Instituto ETHOS. Guia de Compatibilidade de Ferramentas. São Paulo: Instituto Ethos, 2005.

     

    [Texto_9] Instituto ETHOS. Manual de incorporação dos critérios essenciais de Responsabilidade Social Empresarial. São Paulo: Instituto Ethos, 2009.

     

     

    ·      Fórum 1

    [Texto 11] Texto de apoio: NOVAES, W.; RIBAS, O.; NOVAES, P. da C. Agenda 21 brasileira: bases para discussão. Brasília: MMA/PNUD, 2000.

     

    ·      Avaliação Escrita: 14 de junho

     

    Avaliação da disciplina: Haverá a avaliação das atividades realizadas (como a produção de textos, sínteses e seminários), da frequência e postura colaborativa e responsável nas atividades propostas (iniciativa e participação nas discussões em sala-de-aula) e uma avaliação escrita.

     

    ·      Seminário e trabalho da disciplina

     

    Grupos e Temas:

    1.     GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS

    2.    SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA

    3.    SUSTENTABILIDADE NAS CIDADES  

    4.    SUSTENTABILIDADE NA INFRA-ESTRUTURA E NA INTEGRAÇÃO REGIONAL

    5.    REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES PARA CONSTRUIR A SUSTENTABILIDADE

    6.    CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA A SUSTENTABILIDADE

     

     

    O trabalho deverá ser organizado em quatro partes, cada grupo dará foco em seu tema, seguindo a lógica do texto de apoio.

     

    • Parte 1. Apresentar as grandes questões a serem discutidas, enfrentadas e pactuadas entre governo e sociedade, para construir a sustentabilidade ambiental, social e econômica no país – mediante um processo de ampliação progressiva dessa sustentabilidade.
    • Parte 2. Apresentar os alicerces da construção, destacando as especificidades a serem consideradas em cada tema.
    • Parte 3. Discutir os entraves à sustentabilidade do modelo de desenvolvimento atual.
    • Parte 4. Apresentar as propostas para a construção da sustentabilidade.

     

     

     


  • TEXTOS

  • Resultados do Seminário e trabalho da disciplina