Programação

  • RCG 0513- Emergência e Traumatologia I (2019)

  • Introdução

    Seja bem-vindo aos estágios da DISCIPLINA RCG 0513 – Emergência e Traumatologia I.

                Neste período de 6 (seis) semanas, na UBDS Central e na Unidade de Emergência, será dada ênfase no aprendizado de situações de emergências nas seguintes áreas: Clínica Médica; Pediatria; Ortopedia; Trauma; Cirurgia e Ginecologia.

    Objetivos específicos da disciplina:

    1.    Compreender os diversos modelos de raciocínio clínico no atendimento às emergências em Pronto Socorro não referenciado.

    2.    Caracterizar situações de risco imediato de vida e desempenhar ações iniciais de estabilização.

    3.    Identificar alterações clínico-laboratoriais e de exames de imagem significantes ao diagnóstico e prognóstico das situações clínicas mais comuns em emergência.

    4.    Exercitar a elaboração de estratégias de diagnóstico e tratamento baseadas na avaliação clínica e em exames complementares para pacientes em Pronto Socorro não referenciado.

    5.    Praticar habilidades psicomotoras necessárias para realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

    6.    Desenvolver habilidades para atuação multiprofissional.

    7.    Conhecer o sistema de regulação médica, atendimento pré-hospitalar e classificação de risco.


    Tabela com o resumo das atividades:

    Resumo das atividades do estágio

  • Programa da disciplina

    • Nesta pasta você encontra a programação da disciplina para as sete turmas de 2019.

      Importante: Algumas modificações podem ocorrer na programação e a versão definitiva de cada turma será entregue somente no primeiro dia de cada estágio.

  • Receitas e atestados

  • Simulações em Emergências

    1. As simulações serão realizadas nas segundas-feiras pela manhã, das 8:00 às 12:00, no Laboratório de Simulação (LabSim) localizado no Laboratório Multidisciplinar no Campus. Todos os alunos deverão participar. No dia, os alunos serão subdivididos em dois grupos.

    Competências desenvolvidas na simulação de bradicardia:

    1-Definição geral de bradiarritmia e reconhecer os principais traçados eletrocardiográficos

    2-Reconhecer os critérios de bradiarritmia estável ou instável 

    3-Manejo inicial do paciente com bradiarritmia no pronto-socorro

    4-Reconhecer quando bradiarritmia instável e habilitar o aluno no uso do marcapasso transcutâneo para estabilização clínica

    Competências desenvolvidas na simulação de taquicardias:

    1-Definição geral de taquiarritmia e reconhecer os principais traçados eletrocardiográficos

    2-Reconhecer os critérios de taquiarritmia estável ou instável 

    3-Manejo inicial do paciente com taquiarritmia no pronto-socorro

    4-Reconhecer quando taquiarritmia instável e habilitar o aluno na realização da cardioversão elétrica

    Competências desenvolvidas na simulação de choque circulatório:

    1-Definição geral de choque circulatório

    2-Reconhecer os diagnósticos sindrômicos dos principais tipos de choque circulatório (séptico, hipovolêmico, cardiogênico e obstrutivo)

    3-Manejo inicial do choque baseado no diagnóstico sindrômico

    4-Importância do diagnóstico etiológico para reversão do choque (por exemplo, choque cardiogênico secundário a infarto do miocárdio com supra desnível do segmento ST)

    Competências desenvolvidas na simulação de FV/TV:

    1- Reconhecimento de um ritmo chocável (fibrilação ventricular / taquicardia ventricular)

    2- Revisão da avaliação primária e secundária (CABD)

    3- Revisão da ressuscitação cardiopulmonar de qualidade

    4- Manuseio do desfibrilador

    5- Trabalho em equipe e liderança

    Competências desenvolvidas na simulação AESP/Assistolia

    1- Reconhecimento de ritmo não chocável na parada cardíaca

    2- Revisão da ressuscitação cardiopulmonar de qualidade

    3- Reconhecimento das principais causas de parada neste ritmo (5H e 5T) e das medidas imediatas para correção.

    4- Quando interromper esforços de ressuscitação

    5- Trabalho em equipe e liderança

  • Discussão sistematizada de casos clínicos

    As discussões de casos serão realizadas no CSE. Todos os alunos deverão participar. Os casos clínicos serão distribuídos no início do estágio e os alunos deverão responder antecipadamente as questões referentes a cada caso e entregar no início da aula, o que servirá como parte da avaliação. Os alunos deverão responder antecipadamente as questões referentes a cada caso e entregar no início da aula, o que servirá como parte da avaliação.


  • Discussão de exames (Eletrocardiograma)

    As discussões de exames serão realizadas na sala C da Unidade de Emergência. Todos os alunos deverão participar. Vocês receberão alguns exames para interpretar, o que deverá ser feito antecipadamente e entregue no início da aula, também servirá como parte da avaliação.


    • Nesta pasta encontram-se cinco casos clínicos com os seus respectivos traçados de ECG que serão utilizados na atividade de discussão de ECG. Deverão ser realizados previamente pelos alunos antes da data programada da discussão.
    • Referência sugeridas para estudo complementar sobre Eletrocardiograma em situações de urgência.
    • Estes testes deverão ser realizados para complementação da atividade de discussão de traçados eletrocardiográficos. Estão listados 10 traçados de ECG que são muito importantes na emergência, pois definem diagnósticos e condutas imediatas. Sugere-se que sejam feitos após a atividade presencial.

  • Plantões da Cirurgia (Unidade de Emergência) e SAMU

    Unidade de Emergência

    O estágio da cirurgia constitui de plantões na Unidade de Emergência, sendo dois alunos escalados por plantão, conforme escala em anexo. Os alunos deverão estar presentes nas duas visitas, no começo e no final do plantão, e não estão dispensados das atividades teóricas e simulações.

     

    SAMU

    Os objetivos deste plantão são: conhecer o sistema de regulação médica de pacientes dentro do município de Ribeirão Preto, participação do atendimento pré-hospitalar através da ambulância avançada, identificação dos fluxos de pacientes dentro do sistema único de saúde (SUS).

    Estes plantões ocorreram no período das 13:00 às 19:00 hs, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, destacando-se a importância da pontualidade nos mesmos. Durante a semana, um aluno que esta de estágio na pediatria será deslocado para este plantão.

    Ao chegar à unidade do SAMU localizada na UPA da Avenida Treze de Maio, o aluno deverá se apresentar à equipe de plantão no local. Os alunos deverão usar roupas confortáveis, preferencialmente calça, camiseta, tênis, sendo obrigatório o uso de jaleco e crachá de identificação. Os alunos deverão acompanhar todas as atividades de campo da ambulância avançada (USA). Quando a USA não estiver em chamados, os alunos deverão acompanhar as atividades da regulação primária dentro da unidade, ou seja, ficarão ao lado do médico regulador para acompanhar todo processo de regulação.

    Será enviada para o email samu@saude.pmrp.com.br uma escala a cada seis semanas com os nomes dos alunos que participarão destes plantões. Os alunos levarão uma lista de presença que deverá ser assinada por profissional do SAMU para confirmação de sua presença no plantão. A temática de regulação médica e atendimento pré-hospitalar farão parte de umas das questões da avaliação teórica no final da disciplina.


  • Casos / Imagens interessantes

    Nesta seção serão postados casos clínicos ou imagens (fotos, exames de imagem, por exemplo, ECG, radiografia de tórax) interessantes observados pelos alunos ou médicos assistentes durante o estágio. Isto permitirá que alguns casos interessantes sejam compartilhados por todos os alunos do grupo e não somente por um sub-grupo. Os casos deverão ser enviados para o Email: chmiranda@fmrp.usp.br que fará uma filtragem selecionando aqueles mais adequados, sempre lembrando de preservar a identificação do paciente.


  • Critérios de Avaliação

    Avaliação teórica (peso 20): composta por questões discursivas ou por testes de múltipla escolha sobre os tópicos abordados durante o estágio. 

    Avaliação prática (peso 40): Cada aluno será avaliado durante um atendimento (avaliação prática) sob supervisão direta do médico assistente através do instrumento Mini-Ex. Serão um atendimento no Pronto Atendimento de Pediatria, dois atendimentos no Pronto Atendimento de Adulto e um atendimento na Ortopedia, sendo um atendimento em cada semana do estágio. Essa avaliação deverá ser realizada sempre com o primeiro paciente atendido, ou seja, no início da manhã ou início da tarde, a fim de não prejudicar a discussão dos outros casos. Além disso, a avaliação deverá ser realizada com diferentes médicos assistentes. O médico assistente ficará como observador durante todo o atendimento e os seguintes domínios serão avaliados: história clínica, exame físico, diagnóstico, conduta, qualidades humanísticas/profissionalismo e organização/eficiência. Após o atendimento, o médico assistente fará uma devolutiva ao aluno. No final do estágio, será realizada uma média da nota dos quatro atendimentos, que terá peso 4 da nota final. É responsabilidade do aluno organizar junto com o médico assistente o melhor dia para realização desta avaliação.

    Conceito de participação (peso 40): este conceito será composto por 30% (nota obtida nos pré-testes realizados no moodle stoa), 70% (média da nota obtida nos quatro formulários de avaliação individual: clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia).


    Qualidades Intelectuais

    1.       Conhecimento prévio                                                                                            ⓪①②③④⑤⑥⑦⑧⑨⑩

    (relacionado ao conhecimento básico e clínico)                                                           

    2.       Curiosidade no aprendizado                                                                               ⓪①②③④⑤⑥⑦⑧⑨⑩    (interesse nos assuntos, perguntas sobre os temas, pesquisa a literatura)

    3.       Raciocínio clínico                                                                                                   ⓪①②③④⑤⑥⑦⑧⑨⑩

     (raciocínio lógico, organizado, bom julgamento clínico)

    4.       Habilidade em agir efetivamente                                                                      ⓪①②③④⑤⑥⑦⑧⑨⑩

    ( boa integração entre a teoria e a prática, condutas adequadas)

    5.       Participação em atividades acadêmicas                                                          ⓪①②③④⑤⑥⑦⑧⑨⑩

    (simulações, discussão de casos clínicos, etc.)

    Atitudes e Personalidade

    6.       Cooperação                                                                                                        ⓪①②③④⑤⑥⑦⑧⑨⑩

    (predisposição em ajudar, trabalho em equipe)

    7.       Motivação e iniciativa                                                                                       ⓪①②③④⑤⑥⑦⑧⑨⑩

     (dedicação, autodidata)

    8.       Relação interpessoal                                                                                         ⓪①②③④⑤⑥⑦⑧⑨⑩

     (com os pacientes, colegas, professores, tem integridade, empatia e respeito)

    9.       Aparência profissional                                                                                      ⓪①②③④⑤⑥⑦⑧⑨⑩

    (vestimenta adequada, limpa e boa educação)

    10.   Habilidade de liderança                                                                                      ⓪①②③④⑤⑥⑦⑧⑨⑩

    SOMATÓRIA:                                                             MÉDIA:



  • Aula Teórica: Classificação de Risco e Fluxo de Pacientes

    Material didático para aula sobre classificação de risco e fluxo de pacientes nas urgências e emergências

  • Aula Téorica: Fraturas na Criança