Kurs: ZQP5722 - Tópicos Especiais em Forragicultura e Pastagens (2019) | e-Disciplinas

  • Allgemein

    Atividades

    Data limite de entrega

    Tema

    Seminário

    Já realizado

    Estacionalidade e estratégias

    Avaliação Prática I

    05/06/2019

    Aulas 1, 2, 3 e 4

     

    Avaliação Prática II

    12/06/2019

    Estabelecimento de sistemas consorciados

    Avaliação Prática III

    19/06/2019

    Estabelecimento de pastagens de inverno sobre gramíneas tropicais

    Avaliação Prática IV

    26/06/2019

    Métodos e procedimentos para realização de orçamentação forrageira


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  • 1

    Conteúdo da aula 08/05/19


    - Território nacional e produção animal (Lilian)
    - Rebanho bovino e áreas de pastos (Lilian)
    - Pecuária e desenvolvimento sustentável (Lilian)

    Estudo: A pecuária brasileira e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável



  • 2

    Conteúdo da aula 15/05/19


    - Condições edafoclimáticas x desenvolvimento e as alterações morfológicas em espécies forrageiras sob pastejo (Lilian)
    - Produção das plantas forrageiras, composição química e valor nutritivo (Valdo)

    Estudo: Apostila ‘Princípios do manejo de Pastagens’


  • 3

    Conteúdo da aula 22/05/19


    MANHÃ


    - Dinâmica do crescimento de plantas forrageiras


    Estudo: Apostila ‘A dinâmica do crescimento de plantas forrageiras e o manejo das pastagens’


    TARDE

    Seminários sobre Estratégias para minimizar a estacionalidade de produção de plantas forrageiras

                                                                     20 minutos apresentação

    1) Irrigação - Murilo

    2) Diferimento - Felipe

    3) Produção de volumosos suplementares - Marisa

    4) Sistemas integrados de produção pecuária - Narian

    5) Estratégias de suplementação concentrada - Mauro

    6) Utilização de espécies de inverno - Tássia




  • 4

    Conteúdo da aula 23/05/19


    - Métodos de pastejo


    Estudo: ‘O processo de produção de forragem em pastagens’


  • 5

    Esta avaliação tem como objetivo analisar a aprendizagem e compreensão de conceitos e conteúdos discutidos nas aulas prévias. Responda ao questionário da forma mais completa e ampla possível. Você pode consultar qualquer literatura que desejar, mas deve citá-las ao longo do texto, bem como, inserir a lista de referências ao final do documento. A data limite de envio é 5 de junho de 2019.

    • Leia o texto 'A Pecuária e os impactos ambientais no Brasil: Uma análise perante o direito ambiental' e responda.

      1) Como você argumentaria a seguinte afirmação do autor "Diante os impactos ambientais no Brasil, citamos ainda que a pecuária foi à principal causadora do desmatamento do cerrado, da caatinga e da mata atlântica e agora está causando grandes desmatamentos na floresta amazônica, tudo isso para transformar em  pastagem para esses animais, ou então para o cultivo de outras culturas para alimentação dos  referidos....Além do desmatamento, na agricultura o uso constante de agrotóxicos com o intuito de combater pragas e a adubação química deixa a situação ainda mais preocupante, pois trata-se de grandes poluidores do solo e das águas."


      2) Você concorda com a afirmação do autor "A maioria dos bovinos criados para a produção de carne passam por muitos sofrimentos, suportam mutilações (retirada de chifres), na maioria das vezes sem anestésicos, além de marcações com ferro quente, castrações, muitos passam toda sua vida em ambientes de pouco espaço, ou seja, em confinamentos superlotados. Na produção em grande escala são usados hormônios de crescimento que por muitas vezes causam paralisias e até ataques cardíacos fatais nesses animais, além de uma dieta não natural ocasionando constantes dores. As vacas leiteiras são tratadas como máquinas de fabricação de leite, quando terminam a produção, passam novamente por inseminações artificiais para ficarem novamente prenhas, muitas geneticamente manipuladas para aumentarem a produção cada vez mais, vivem em pequenos espaços com o intuito de não gastarem energia, conectadas a maquinas de ordenha, nesses espaços são alimentadas com dietas não naturais, com compostos químicos, hormônios e medicamentos." ?


    • Leia o texto "Estacionalidade de produção de forragem... um ponto-chave para o planejamento das propriedades" e responda

      1) Considerando que em uma dada propriedade as curvas de crescimento das espécies existentes são mais ou menos conhecidas, as oscilações na disponibilidade total de alimento (silagem, feno, pastagem para pastejo ou diferidas, capineiras) para os animais podem ser atribuídas exclusivamente à estacionalidade na produção das espécies forrageiras? Quais outros fatores poderiam ser destacados como `causa` do deficit alimentar em determinados períodos?


    • É muito comum entre produtores, e mesmo técnicos e profissionais de nível superior, a ideia de que a adoção de 'lotação contínua' representa um sistema extensivo de exploração pecuária, enquanto a adoção de 'lotação intermitente' consiste em estratégia de intensificação do sistema de produção. Com base nos resultados destacados no trabalho 'Terminação de cordeiros em pastagens de azevém anual manejadas em diferentes intensidades e métodos de pastejo', você concorda com essa concepção acerca das diferenças entre métodos de pastejo? Explique...

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    Conteúdo da aula 29/05/19


    - Principais espécies e cultivares de plantas forrageiras;
    - Destoca e o preparo inicial do solo – máquinas e implementos;
    - Preparo do solo – máquinas e implementos;
    - Semeadura e Plantio – máquinas e implementos;
    - Métodos de implantação: Barreirão, Santa Fé e Santa Brígida;
    - Culturas acompanhantes;
    - Estabelecimento de pastos exclusivos e consorciados.


    Estudo: Enviar até a próxima aula uma análise crítica e de opinião sobre


    1)   Procedimentos para estabelecimento de pastagens em soja
    2)   Estabelecimento de sorgo silageiro sob pastagens estabelecidas, é possível?


  • 7

    Conteúdo da aula 30/05/19


    - Sistemas ILP para o estado de São Paulo
    - Métodos, procedimentos e épocas de implantação
     
    Estudo: Enviar até a próxima aula uma análise crítica e de opinião sobre as diferenças registradas no desempenho das espécies de inverno no trabalho abaixo


    1)   Produção de forragem e composição botânica de três espécies de pastagens tropicais sobressemeadas com aveia ou azevém


  • 8

    Conteúdo da aula 05/06/19


    - Sobressemeadura de espécies de inverno em pastagens tropicais
    - Métodos, procedimentos e épocas de implantação
     
    Estudo: Enviar até a próxima aula uma análise crítica acerca de ‘Métodos e procedimentos para realização de orçamentação forrageira’


  • 9

    Conteúdo da aula  06/06/19


    - Orçamentação forrageira
    - Planejamento de aguadas e cercas
     


  • 10

    Conteúdo da aula 12/06/19


    - Nutrição mineral e orgânica de plantas forrageiras - aplicado
    - Exigências nutricionais de gramíneas e leguminosas forrageiras - aplicado
    - Correção do solo e práticas corretivas – aplicado
    - Adubação de formação e doses de fertilizantes - aplicado
    - Adubação como fator de manejo
    - Adubação de manutenção e produção e doses de fertilizantes – aplicado
    - Época de aplicação de corretivos e fertilizantes - aplicado
    - Papel das leguminosas na fixação de nitrogênio no sistema solo – plantas – atmosfera


  • 11

    Conteúdo da aula 13/06/19


    - Degradação das pastagens - causas e desenvolvimento (doenças, insetos predadores, invasão de plantas indesejáveis, plantas tóxicas);
    - Recuperação - renovação - reforma de pastos;


  • 12

    Conteúdo da aula 19/06/19


    - Comportamento ingestivo e uso de técnicas de marcadores para avaliação do consumo de pasto.


  • 13

    Conteúdo aula 26/06/19


    - Fenos e fenação
    - Silagens e ensilagem
    - Utilização e manejo de capineiras
    - Utilização e manejo de pastagens diferidas

     


  • 14

    27/06/19


    Tema à definir