Programação

  • Prezados alunos e prezadas alunas,

    Esta atividade diz respeito a pesquisa sobre  o sistema de saúde de diferentes países, bem como sobre a atuação do fisioterapeuta ou do fonoaudiólogo em suas respectivas estruturas.

    Como indicamos em sala, não é necessário aprofundamento de questões, mas a apresentação de características gerais dos sistemas de saúde dos diferentes países. Apesar disso, consideramos que importantes fatores a serem avaliados são:  


    1) Identificação, a grosso modo, da sua concepção/modelo (assistência social/liberal; seguro social; seguridade social/ nacional) 


    2) Gasto em saúde.

    Para apoiar a pesquisa de vocês na questão do gasto em saúde, indicamos que será muito útil a utilização do 'Global health expenditure database' da Organização das Nações Unidas -ONU (clique aqui) ou do  'Health spending' da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento  Econômico - OCDE (Clique aqui).

    Como tutorial básico, pois vocês podem explorar outras questões além destas que solicitamos, segue anexado um arquivo com alguns comandos básicos para acesso aos bancos anteriormente colocados.

    Esclareço que todos os trabalhos devem ser enviados por um aluno por equipe em formato de texto aqui pelo moodle, no link abaixo, até a segunda-feira, 22/10.  Haverá apresentação na aula do dia 26/10 e o formato é livre, a escolha das equipes, podendo utilizar data show. 

    Finalmente, segue também a listagem completa dos alunos em cada um dos  grupos. Por gentileza, aqueles que faltaram, se encaixem em algum destes e me escreva (kaiokeomma@usp.br) para que eu possa fazer um efetivo controle. 

    Qualquer duvida, não hesite em nos escrever.


    Saudações.

    Kaio.