Topic outline

  • ZMV 0135 - HISTOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

    OBJETIVOS DA DISCIPLINA

    Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de descrever as funções, a composição e organização, bem como a localização dos tecidos básicos e seus diferentes tiposque constituem o organismo animal, bem como ser capaz de identificar tais tecidos e seus componentes em lâminas histológicas permanentes. Deverá também ser capaz de descrever a organização tecidual e funções reconhecer em lâminas histológicas os órgãos, tecidos e células dos sistemas endócrino, digestório (monogástricos e ruminantes), respiratório, circulatório, reprodutor feminino e masculino e urinário.


  • 07 DE AGOSTO

    INTRODUÇÃO

  • 14 DE AGOSTO

    TECIDO EPITELIAL

    Capítulo 4 Tecido epitelial pgs 66-67, 72-79, 83


    Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...
    descrever as características (constituintes e sua organização) e funções gerais do epitélio de revestimento e do epitélio glandular

    indicar as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de epitélio (Revestimento x Glandular);

    identificar os diferentes subtipos (classificações) de epitélio de revestimento glandular de acordo com sua estrutura/organização e exemplificar a localização de cada tipo de tecido;

    comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de epitélio de revestimento

    comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de epitélio glandular (exócrino e endócrino)



  • 21 DE AGOSTO

    TECIDO CONJUNTIVO COMUM E TECIDO ADIPOSO

    Capítulo 5 Tecido conjuntivo comum pgs 91-103, 118-119

    Capítulo 6 Tecido Adiposo - pgs 124-125 (adiposo unilocular), 126-128 (adiposo multilocular)


    Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...

    descrever as características (constituintes e sua organização) e funções gerais do tecido conjuntivo comum;

    identificar os diferentes tipos (classificações) do tecido conjuntivo comum  e relacionar a disposição das fibras de colágeno com a função, grau e direção da resistência à tração e exemplificar a localização de cada tipo de tecido;

    comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de tecido conjuntivo comum e entre o tecido epitelial e conjuntivo;

    explicar a relação funcional entre os tecidos epitelial e conjuntivo;

    - relacionar e descrever as características gerais e funções do tecido adiposo

    comparar e contrastar as características histológicas e funções dos tecidos adiposo branco e marrom, bem como sua localização no organismo



  • 28 DE AGOSTO

    TECIDO CARTILAGINOSO E TECIDO ÓSSEO

    Capítulo 7 Tecido Cartilaginoso - pgs 129-132,  133 (cart hialina), 133-134 (elástica e fibrosa)

    Capítulo 8 Tecido Ósseo - pgs 135-142, 146-148


    • Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....

    - relacionar e descrever as características gerais e funções de cada tecido

    descrever os componentes (células, matriz extracelular e membranas conjuntivas) dos tecidos cartilaginoso e ósseo, bem como suas funções

    descrever a histologia e função e indicar a localização dos diferentes tipos de cartilagem (hialina, elástica e fibrocartilagem)

    descrever a histologia e função e indicar a localização do tecido ósseo

    estabelecer semelhanças e diferenças entre os diferentes tecidos e seus diferentes tipos

    explicar porque se pode dizer que o tecido ósseo é um tecido dinâmico



  • 04 DE SETEMBRO

    SEMANA DA PÁTRIA - não haverá aula

    • 11 DE SETEMBRO

      TECIDO MUSCULAR

      Capítulo 10 Tecido muscular - pgs 182-195 (não precisa das linhas A, I, Z dos sarcômeros); 197-203


      Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....

      descrever as função gerais e os constituintes do tecido muscular
      listar os tipos (classificações) de tecido muscular
      listar as funções e localização de cada tipo de tecido muscular
      comparar e contrastar as características de morfologia e de contração dos diferentes tipos de tecido muscular
      descrever a organização do músculo pelo tecido conjuntivo
      identificar e reconhecer os diferentes tipos de tecido muscular

    • 18 DE SETEMBRO

      NÃO HAVERÁ AULA - livre para estudo

      • 25 DE SETEMBRO

        TECIDO NERVOSO

        Capítulo 9 Tecido nervoso - pgs  153-15158; 160; 161-166; 169-174


        Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....
        relacionar os constituintes do tecido nervoso (neurônios e células da glia)
        descrever a estrutura e função do tecido nervoso e seus constituintes
        descrever a organização de seus componentes do tecido no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula) e Sistema Nervoso Periférico (gânglios e nervos)
        identificar e reconhecer as diferentes estruturas do tecido nervoso

      • 02 DE OUTUBRO

        SISTEMA ENDÓCRINO

        Capítulo 20 - pgs 389-396 (Hipófise-Hipotálamo, não precisa suprimento sanguíneo na pg 390, não precisa células cromófobas, cromófilas, acidófilas, basófilas; somente tipo celular de acordo com o hormônio secretado); 397-401 (Adrenal, não precisa circulação sanguínea, córtex fetal); 403-406 (Ilhotas de Langerhans - Pâncreas endócrino); 406-410 (Tireoide, não precisa da síntese de hormônios na pg 409); 411-412 (Paratireoides); 412-413 (Pineal).


        Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....
        Descrever as funções gerais do sistema endócrino
        Listar as glândulas que compõem o sistema
        Descrever a estrutura histológica (incluindo seus tipos celulares) e funções (incluindo seus hormônios e órgãos-alvo) e localização das diferentes glândulas:
        hipófise (neuro e adenohipófise) e sua relação neuroendócrina com o hipotálamo
        tireoide e paratireoides
        adrenais (córtex e suas camadas e medula)
        pâncreas endócrino (ilhotas de Langerhans)
        pineal
        gônadas (ovários e testículos) - estes serão vistos nas aulas de sistema reprodutor

      • 09 DE OUTUBRO

        26 de setembro - terça-feira

        Prova Teórica às 10:00 h

        Prova Prática às 14:00 h TODOS OS ALUNOS JUNTOS - TURMA DE PRÁTICA A + B!!!

        Local da prova prática - sala BDNA 01.



        • 16 DE OUTUBRO

          SISTEMA DIGESTÓRIO I


          Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....
          descrever a organização tecidual geral dos órgãos tubulares e as funções de seus componentes teciduais (túnicas e camadas)
          • Mucosa (epitélio, lâmina própria, muscular da mucosa); Submucosa; Muscular; Serosa (mesotélio) / Adventícia
          descrever a estrutura e funções do sistema digestório em suas diferentes regiões: cavidade oral, esôfago e estômago (mono e poligástricos)
          apontar semelhanças e diferenças na organização tecidual das diferentes regiões do sistema digestório (parte 1): cavidade oral, esôfago e estômago (mono e poligástricos)


        • 23 DE OUTUBRO

          SISTEMA DIGESTÓRIO II


          Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....
          descrever a estrutura (organização tecidual – camadas, tecidos, glândulas) e funções do sistema digestório em suas diferentes regiões
          intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo)
          intestino grosso (ceco, cólon e reto)
          apontar semelhanças e diferenças na organização tecidual dos componentes do sistema digestório
          descrever a estrutura e função das glândulas anexas do sistema digestório
          glândulas salivares, fígado e pâncreas

        • 30 DE OUTUBRO

          SISTEMA CARDIOVASCULAR E SISTEMA RESPIRATÓRIO

          Capítulo 11 Cardiovascular - pgs 204-209 (até túnica adventícia); 210-212; 216-220


          Capítulo 17 Respiratório - pgs 339-357 (não precisa seios paranasais, poros e macrófagos alveolares, vasos sanguíneos e linfáticos, movimentos respiratórios)



          Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....
          descrever as funções gerais do Sistema Respiratório e do Sistema Cardiovascular
          listar os componentes e respectivas funções da porção condutora (cavidade nasal a bronquíolos) e porção respiratória (alvéolos) do Sist. Respiratório
          descrever  a organização tecidual dos componentes listados
          comparar a estrutura tecidual de brônquios e bronquíolos
          descrever a estrutura do alvéolo,  indicando as células e suas funções
          listar os componentes vascular sanguíneo e linfático do Sist. Cardiovascular e suas funções
          explicar a organização do sistema vascular sanguíneo e linfático e o sentido do fluxo do sangue e da linfa em relação ao coração
          definir endotélio e indicar suas funções
          descrever a organização histológica da parede dos diferentes tipos de vasos sanguíneos (artérias capilares e seus tipo, veias) e linfáticos
          descrever a estrutura histológica das túnicas do coração
          comparar semelhanças e diferenças entre os tipos de vasos sanguíneos, linfáticos e coração


        • 06 DE NOVEMBRO

          NÃO HAVERÁ AULA - Livre para estudo

          • 13 DE NOVEMBRO

            SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

            Capítulo 11 Reprodutor Feminino - pgs 431-443 (só comparar fase proliferativa e secretória); 447 (cérvix e vagina); glândulas mamárias 448-451


            Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....
            descrever a estrutura e funções gerais do sistema reprodutor feminino, incluindo:
            Ovários (função endócrina e de produção de gametas; desenvolvimento folicular e corpo lúteo)
            Tubas uterinas
            Útero e Cérvix
            Vagina
            relacionar as variações cíclicas na histologia dos órgãos (ovário e útero) com a influência dos hormônios da reprodução
            descrever a estrutura e funções gerais da glândula mamária e sua variação histológica em função do estado de produção de leite.

          • 20 DE NOVEMBRO

            SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO


            Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de ....

            – descrever as funções gerais do sistema reprodutor masculino
            – listar os componentes do sistema reprodutor masculino e suas respectivas funções
            – descrever a organização histológica dos componentes do sistema reprodutor, incluindo:
            • testículos (função endócrina e de produção de gametas/espermatogênese; epitélio seminífero, células de Leydig e de Sertoli, mioides)
            • dutos genitais (túbulos retos; rede testicular; dutos eferentes; epidídimo - corpo, cabeça, cauda; duto deferente e ampola)
            • glândulas acessórias (vesícula seminal; próstata; bulbo-uretrais)
            • pênis (túnica albugínea; corpo cavernoso e esponjoso; uretra)
            – explicar a influência dos hormônios hipofisários sobre os testículos

          • 27 DE NOVEMBRO

            SISTEMA URINÁRIO


            Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....
            descrever as funções gerais do sistema urinário
            listar os componentes do sistema urinário e suas funções
            descrever a organização histológica e funções dos rins (cápsula; córtex renal e medula renal; cálices e pelve renal)
            descrever a organização histológica e funções do néfron (corpúsculo renal = glomérulo - porção vascular + cápsula de Bowman - porção epitelial / podócitos; parte tubular e suas células =  túbulo contorcido proximal; alça de Henle - ramo espesso e ramo delgado; túbulo contorcido distal e duto coletor)
            descrever a organização histológica das vias urinárias (ureteres; vesícula urinária (bexiga); uretra)


          • 04 DE DEZEMBRO