Kursthemen
-
-
mitologia comparada
itinerário das encontros
quarta-feira - sala 130
docente: prof. dr. marcos ferreira-santos, lab_arte
lattes: http://lattes.cnpq.br/1074988266323465
fapesp: http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/87136/marcos-ferreira-santos/
e-mail: marcosfe@usp.brturmas: tarde - 14 às 17h30 hs
livro-base do curso:FERREIRA-SANTOS, M. Cantiga leiga para um rio seco misturado de poente e outras mitologias. São Paulo: Képos, 2015.
FERREIRA-SANTOS, M. Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., 2005. FERREIRA-SANTOS, M. & ALMEIDA, Rogério (2012).Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, 2012.Data · Tema e leitura básica:
11mar - apresentação inicial
08abr
[ desenvolvimento histórico das principais correntes epistemológicas
[ perspectiva antropológica: mito & pessoa
15abr
[ o paradigma clássico, mudança paradigmática e o caráter emergente de um "gradiente holonômico”
[ o papel da Antropologia Filosófica: de Cassirer (filosofia das formas simbólicas) aos pesquisadores do Círculo de Eranos
leitura:
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Calçando o caminhar: novos paradigmas e educação. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 21-30.
- Verbete: Mudança Paradigmática. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 124-128.
- Verbete: Círculo de Eranos. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 66-68.
22abr
[ As abordagens funcionalistas e estruturalistas de mito.
[ A abordagem antropológica de mito como forma simbólica
leitura:
ORTIZ-OSÉS, Andrés (2005). Cognitio matutina e razão afetiva. Prefácio In: FERREIRA-SANTOS, Marcos. Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 07-16.
- Verbete: Mito. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 48-55.
- Verbete: Mitohermenêutica. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 116-123.
29abr
[ Mircea Eliade (experiência existencial do homem arcaico, ação sagrada e gesto significativo);
[ Georges Gusdorf (drama e reservatório das alternativas existenciais e dos valores fundamentais);
leitura:
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). A Cultura das Culturas: mito e antropologia da educação. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 31-44.
- Verbete: Recorrência simbólica. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 76.
06mai
[ Joseph Cambpell (saga do herói e as máscaras de Deus)
leitura:
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Mitohermenêutica, personalismo e educomunicação. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 55-74.
- Verbete: Jornada do herói. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 146-149.
13mai
[ Gaston Bachelard (caráter tetra elementar da imaginação material e os complexos de cultura);
leitura:
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Razão Sensível e Educação de Sensibilidade. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 45-54.
- Verbete: Imaginação formal e material. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 34-36.
Obs: encontro no Ateliê Sirlene Giannotti: Rua Michael Kalinin 30 - Butantã - Tel: (11) 2925-3412 - Email: silicas@terra.com.br
[ Lumina profundis (Ferreira-Santos) e ursprungsklärung (Merleau-Ponty): a região selvagem da comunicação entre as culturas: ser selvagem, chiasma e reversibilidade
leitura:
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Ursprungklärung & lunina profundis: um olhar profundo na região selvagem. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 107-121.
- Verbete: Ser selvagem. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 163-166.
27mai
[ Gilbert Durand (trajeto antropológico) e os regimes de imagens e as estruturas de sensibilidade mítica
[ a possibilidade de um regime crepuscular (Ferreira-Santos).
- Verbete: Trajeto antropológico, Imaginário, Mitocrítica e Mitanálise. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 77, 37, 112-115.
03jun
[ Mitos solares da estrutura heróica e o furor pedagógico - o mestre de armas
leitura:
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Educação & Ética: uma ação reflexiva e uma reflexão ativa. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 75-87.
10jun
[ Mitos lunares da estrutura mística e o amor pedagógico - o mestre do ventre
leitura:
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Mitohermenêuticas de sapateiros, tecelões e peregrinos. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 151-168.
[ Mitos crepusculares da estrutura dramática e o encantador pedagógico - o mestre do canto
leitura:
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Mitohermenêuticas de Sangoma: três lições da Ancestralidade para afrodescendentes. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 131-150.
[ a distinção professor e mestre segundo Georges Gusdorf e a iniciação mítico pedagógica: a forja de Hefaísto.
leitura:
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Mitohermenêuticas da Forja e a temperança do ferreiro. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 89-106.
- Verbete: Itinerários de formação e pedagogia da escolha. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 142-145, 153-155.
01jul
[ criação e liberdade em Berdyaev: o campo tensional: vertigem, voragem e vórtice na arqui-tessitura das obras
[ O silêncio, a solidão e a aprendizagem da morte
leitura:
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Mitohermenêutica theanthrópica em Berdyaev: um Deus humano e a humanitas divina. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 169-186.
- Verbete: Sagrado. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 156-162.
08jul
[ leitura compartilhada dos exercícios de epistolografia
[ avaliação final
-
-
-
-
O Lab_Arte - laboratório experimental de arte-educação & cultura é um laboratório didático da FEUSP criado em 2004 por iniciativa dos alunos de Pedagogia para tentar suprir uma importante lacuna nas atividades formativas da instituição a partir de experimentações e vivências nas várias linguagens artísticas, numa perspectiva antropológica, levando em conta a diversidade cultural, étnica e artística.auditório helenir suano - sala 130 - bloco B - feusp - avenida da universidade, 308
-
horário dos núcleos de vivência e experimentação do lab_arte
-
-
-
histórico do lab_arte a partir dos alunos e alunas (texto de 2007)
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação em teatro
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação em dança
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação em música
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação em artes visuais
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação em cine de animação e vídeo
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação em circo
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação em dramatização de contos tradicionais
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação em educomunicação
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação em fotografia
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação em narração de estórias
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação da palavra
-
-
-
- núcleo de vivência e experimentação em histórias em quadrinhos
-
-
-
- acesso a livros, capítulos de livros e artigos de Marcos FERREIRA-SANTOS com alguns disponíveis em arquivo pdf
-
- acesso a livros, capítulos de livros e artigos de Marcos FERREIRA-SANTOS com alguns disponíveis em arquivo pdf
-
- acesso a livros, capítulos de livros e artigos de Marcos FERREIRA-SANTOS com alguns disponíveis em arquivo pdf
-
- acesso a livros, capítulos de livros e artigos de Marcos FERREIRA-SANTOS com alguns disponíveis em arquivo pdf
-
- acesso a livros, capítulos de livros e artigos de Marcos FERREIRA-SANTOS com alguns disponíveis em arquivo pdf
-
-
-
-
-