Kursthemen

    • sumak kawsay

      mitologia comparada

      itinerário das encontros
      quarta-feira - sala 130 
      docente: prof. dr. marcos ferreira-santos, lab_arte 
      lattes: http://lattes.cnpq.br/1074988266323465 
      fapesp: http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/87136/marcos-ferreira-santos/ 
      e-mail: marcosfe@usp.br 
      turmas: tarde - 14 às 17h30 hs

      livro-base do curso:

      FERREIRA-SANTOS, M. Cantiga leiga para um rio seco misturado de poente e outras mitologias. São Paulo: Képos, 2015.
      FERREIRA-SANTOS, M. Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora  Zouk, 2a. ed., 2005. FERREIRA-SANTOS, M. & ALMEIDA, Rogério (2012).Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, 2012.


      Data                · Tema e leitura básica:

      11mar - apresentação inicial

      08abr 

      [ desenvolvimento histórico das principais correntes epistemológicas

      [ perspectiva antropológica: mito & pessoa

      15abr

      [ o paradigma clássico, mudança paradigmática e o caráter emergente de um "gradiente holonômico”

      [ o papel da Antropologia Filosófica: de Cassirer (filosofia das formas simbólicas) aos pesquisadores do Círculo de Eranos

      leitura:

      FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Calçando o caminhar: novos paradigmas e educação. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 21-30.

      - Verbete: Mudança Paradigmática. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 124-128.

      - Verbete: Círculo de Eranos. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 66-68.

      22abr

      [ As abordagens funcionalistas e estruturalistas de mito.

      [ A abordagem antropológica de mito como forma simbólica

      leitura:

      ORTIZ-OSÉS, Andrés (2005). Cognitio matutina e razão afetiva. Prefácio In: FERREIRA-SANTOS, Marcos. Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 07-16.

      - Verbete: Mito. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 48-55.

      - Verbete: Mitohermenêutica. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 116-123.

      29abr

      [ Mircea Eliade (experiência existencial do homem arcaico, ação sagrada e gesto significativo);

      [ Georges Gusdorf (drama e reservatório das alternativas existenciais e dos valores fundamentais);

      leitura:

      FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). A Cultura das Culturas: mito e antropologia da educação. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 31-44.

      - Verbete: Recorrência simbólica. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 76.

      06mai

      [ Joseph Cambpell (saga do herói e as máscaras de Deus)

      leitura:

      FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Mitohermenêutica, personalismo e educomunicação. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 55-74.

      - Verbete: Jornada do herói. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 146-149.

      13mai

      [ Gaston Bachelard (caráter tetra elementar da imaginação material e os complexos de cultura);

      leitura:

      FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Razão Sensível e Educação de Sensibilidade. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 45-54.

      - Verbete: Imaginação formal e material. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 34-36.

      Obs: encontro no Ateliê Sirlene Giannotti: Rua Michael Kalinin 30 - Butantã - Tel: (11) 2925-3412 - Email: silicas@terra.com.br

      20mai

      [ Lumina profundis (Ferreira-Santos) e ursprungsklärung (Merleau-Ponty): a região selvagem da comunicação entre as culturas: ser selvagem, chiasma e reversibilidade

      leitura:

      FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Ursprungklärung & lunina profundis: um olhar profundo na região selvagem. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 107-121.

      - Verbete: Ser selvagem. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 163-166.

      27mai

      [ Gilbert Durand (trajeto antropológico) e os regimes de imagens e as estruturas de sensibilidade mítica

      [ a possibilidade de um regime crepuscular (Ferreira-Santos).

      - Verbete: Trajeto antropológico, Imaginário, Mitocrítica e Mitanálise. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 77, 37, 112-115.

      03jun

      [ Mitos solares da estrutura heróica e o furor pedagógico - o mestre de armas

      leitura:

      FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Educação & Ética: uma ação reflexiva e uma reflexão ativa. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 75-87.

      10jun

      [ Mitos lunares da estrutura mística e o amor pedagógico - o mestre do ventre

      leitura:

      FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Mitohermenêuticas de sapateiros, tecelões e peregrinos. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 151-168.

      17jun

      [ Mitos crepusculares da estrutura dramática e o encantador pedagógico - o mestre do canto

      leitura:

      FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Mitohermenêuticas de Sangoma: três lições da Ancestralidade para afrodescendentes. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 131-150.

      24jun

      [ a distinção professor e mestre segundo Georges Gusdorf e a iniciação mítico pedagógica: a forja de Hefaísto.

      leitura:

      FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Mitohermenêuticas da Forja e a temperança do ferreiro. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 89-106.

      - Verbete: Itinerários de formação e pedagogia da escolha. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 142-145, 153-155.

      01jul

      [ criação e liberdade em Berdyaev: o campo tensional: vertigem, voragem e vórtice na arqui-tessitura das obras

      [ O silêncio, a solidão e a aprendizagem da morte

      leitura:

      FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Mitohermenêutica theanthrópica em Berdyaev: um Deus humano e a humanitas divina. In: Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2a. ed., pp. 169-186.

      - Verbete: Sagrado. In: FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, p. 156-162.

      08jul

      [  leitura compartilhada dos exercícios de epistolografia

      [ avaliação final

        

       

  • arquivos para fer forato

    capa corrigida:

    clique aqui


    texto corrigido:

    clique aqui


    boa sorte....

  • Abschnitt 2

    • logo lab_arte_am_p

      O Lab_Arte - laboratório experimental de arte-educação & cultura é um laboratório didático da FEUSP criado em 2004 por iniciativa dos alunos de Pedagogia para tentar suprir uma importante lacuna nas atividades formativas da instituição a partir de experimentações e vivências nas várias linguagens artísticas, numa perspectiva antropológica, levando em conta a diversidade cultural, étnica e artística.

      auditório helenir suano - sala 130 - bloco B - feusp - avenida da universidade, 308


    • horário dos núcleos de vivência e experimentação do lab_arte

  • Abschnitt 3

  • Abschnitt 4

  • Abschnitt 5

  • Abschnitt 6

  • Abschnitt 7

  • Abschnitt 8

  • Abschnitt 9

  • Abschnitt 10

  • Abschnitt 11

  • Abschnitt 12

  • Abschnitt 13

  • Abschnitt 14

  • Abschnitt 15

  • Abschnitt 16

  • Abschnitt 17

  • Abschnitt 18

  • Abschnitt 19

  • Abschnitt 20