Kursthemen

  • Aula 30/07/2018 - Manhã

    Introdução ao programa, objetivos do curso, formato, apresentação do esquema das aulas, temas a serem propostos, trabalhos, apresentação dos trabalhos, lista de presença, avaliação da disciplina. 



  • Textos sobre Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade


    Textos 1 a 7 

    TEXTO _1: SUSTAINABLE DEVELOPMENT. A CRITICAL REVIEW

    TEXTO_2: SOSTENIBILIDAD Y DESARROLLO SOSTENIBLE: UN ENFOQUE SISTÉMICO

    TEXTO_3: WHAT IS SUSTAINABILITY? A REVIEW OF THE CONCEPT AND ITS APPLICATIONS

    TEXTO_4: WHAT IS SUSTAINABLE  DEVELOPMENT? GOALS, INDICATORS, VALUES, AND PRACTICE

    TEXTO_5:  SUSTAINABILITY AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT: HISTORICAL AND CONCEPTUAL REVIEW

    TEXTO_6:  SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:UMA TAXONOMIA NO CAMPO DA LITERATURA

    TEXTO_7: RECLAIMING THE DEFINITION OF SUSTAINABILITY


  • Aulas 30/07 (tarde) e 01/08 (manhã)

    Discussão dos textos para o Tema Avaliação de Sustentabilidade.


    TEXTO 11 - CONCEPTUALISING SUSTAINABILITY ASSESSMENT

    TEXTO 12 - SUSTAINABILITY ASSESSMENT - THE STATE OF ART

    TEXTO 13 - CATEGORISING TOOLS FOR SUSTAINABILITY ASSESSMENT

    TEXTO 14 - A FRAMEWORK FOR CLARIFYING THE MEANING OF TRIPLE BOTTOM=LINE, INTEGRATED, AND SUSTAINABILITY ASSESSMENT

    TEXTO 15 - BEYOND THE PILLARS: SUSTAINABILITY ASSESSMENT AS A FRAMEWORK FOR EFFECTIVE INTEGRATION OF SOCIAL, ECONOMIC AND ECOLOGICAL CONSIDERATIONS IN SIGNIFICANT DECISION-MAKING


    Perguntas norteadoras para leitura dos textos

    * o que é avaliação de sustentabilidade?

    * de onde vem a  avaliação de sustentabilidade? (o que ela carrega em termos de pensamentos e vícios?)

    * qual a experiência internacional na aplicação desta ferramenta?

    * quais as diferenças entre os diferentes sistemas de avaliação (escala, temas, integração....)

    * o que são os critérios de sustentabilidade que o Prof Gibson propõe? por que rompem com as falhas das avaliações convencionais?


  • Aula 1/08/2018 - Parte da manhã

    Discussão dos textos para o Modelos de apoio para Avaliação de Sustentabilidade.

    Textos para leitura:

    Texto 8 - Lens of Sustainability

    Texto 9 - Leverage Points

    Texto 10 - Bellagio Stamp


    PRIORIZAR LEITURA DO TEXTO 9

    Pergunta norteadora para leitura do texto 9:

    * EM QUE ESTE MODELO DIFERE DOS PRINCÍPIOS DE GIBSON?  como eles se complementam?

  • Aula 1/8/2018 - parte da tarde

    Discussão do Tema Indicadores e Sistemas de Informação da Desenvolvimento Sustentável.


    Texto 16 - Indicators for Sustainable Development: Theory, Method, Applications. A Report to the Balaton Group (ver capítulo 4)

    Texto 17 - Gallopín, G.C.. Indicators and Their Use: Information for Decision-making. Part One-Introduction; pp.13-27 in: Moldan, B. and S. Bilharz (Eds.) “Sustainability Indicators. A Report on the Project on Indicators of Sustainable Development”. SCOPE 58. Wiley, Chichester.

    Texto 18 - László Pintér,1 Peter Hardi and Peter Bartelmus. Indicators of Sustainable Development: Proposals for a Way Forward. 

    Texto 19 - Rayén Quiroga. Indicadores de sostenibilidad ambiental y de desarrollo sostenible: estado del arte y perspectivas

    Texto 20 - Nardo, M. et al. Handbook on Constructing Composite Indicators: Methodology and User Guide

    Texto 21- Donella Meadows. Indicators and information systems for sustainable development


    Priorizar leitura dos textos 17 e 21

  • Exercício de Indicadores 01/8/2018

  • Aula 2/8/2018 - manhã

    Indicadores agregados


    * Texto 33: IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - [http://hdr.undp.org/en/content/human-development-index-hdi] ; [http://hdr.undp.org/en/global-reports]

    * Texto 34: IDHM - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal -  [http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/o_atlas/idhm/]

    * Texto 35: IPRS - Índice Paulista de Responsabilidade Social - [http://www.iprs.seade.gov.br/iprs2016/view/index.php?prodCod=1#] ; [https://www.youtube.com/watch?v=hXvFlKmVs2g&feature=youtu.be]

    * Texto 36: IPVS - Índice de Vulnerabilidade Social - http://indices-ilp.al.sp.gov.br/view/index.php?prodCod=2

    * Texto 37: Pegada Ecológica - http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/footprint_basics_overview/

  • Aula 2/8/2018 - tarde

    Caso de estudo:

    A Agenda 21 Global e os indicadores de desenvolvimento Sustentável 


    * para a leitura dos textos, vcs devem refletir sobre:

    - o que foi a Agenda 21 Global?

    - a necessidade de indicadores para monitoramento da Agenda 21 .... desdobramentos

    - os IDS do Brasil 

    - o que foram os ODM? quais indicadores foram utilizados para monitorar o alcance das metas estabelecidas? qual a importância deste processo?

    - o que são os ODS?

    - indicadores para monitoramento dos ODS? qual sua reflexão sobre o potencial deste conjunto de indicadores? 

  • Aula 3/08/2018 (manhã)

    O Modelo PEIR - Pressão - Estado - Impacto e Resposta 

     Textos de apoio:

    38. Metodologia para a elaboração de Relatórios GEO Cidades [https://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/253615/mod_resource/content/1/356_Manual_GEO_Cidades_port.pdf]

    39. A training manual on integrated environmental assessment and reporting

    - Módulos 1 a 8 [http://www.unep.org/ieacp/iea/training/manual/]

    40. Informe GEO Cidade de São Paulo 2004 [http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=5378]

    41. Indicadores Ambientais e Gestão Urbana - Desafios para a sustentabilidade na Cidade de São Paulo

    [http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=5383]

    42. OECD Environmental Indicators - Development, measurement and use [http://www.oecd.org/env/indicators-modelling-outlooks/24993546.pdf]

    43. Using the pressure-state-response model to develop indicators of sustainability [http://destinet.eu/resources/...-various-target-groups/individual-puplications/OECD_P-S-R_indicator_model.pdf]

  • Aula 3/8/2018 - tarde

    Indicadores de Sustentabilidade aplicados às Universidades


    Textos de apoio:

    texto_44_ Changing  requisites to universities  in the 21st  century: organizing  for transformative sustainability  science for systemic change. Ariane Konig

    texto_45_Living labs  and co-production: university campuses as  platforms  for sustainability  science. James Evans, Ross  Jones, Andrew Karvonen, Lucy Millard2  and Jana  Wendler

    texto_46_Stars Technical Manual

    texto_47_Minutas da Política Ambiental da USP

  • Seminário