Programação

    • Oi pessoal! 

      Eu fiz uma lista de filmes que, ao meu ver, dialogam um pouco com a disciplina. Com tematicas ambientais, sociais, etc. Pra cada um eu fiz um resuminho simples, só pra se ter noção do que se trata, tipo uma sinopse. Espero que gostem! 


      Sugestão de filmes sobre aspectos humanos/ambientais/sociais

       

      >> A árvore da vida Terrence Malik, 2011

      Profundidade extrema abordando relações humanas e a Natureza.

      >> Filhos da esperança – Afonso Cuarón, 2006

      Futuro distópico com ótimas reflexões e planos sequências.

      >> Aniquilação – Alex Garland, 2018

      Uma aula de evolução num futuro quase apocalíptico.

      >> Mãe – Darren Aronofsky, 2017

      Alerta de filme polêmico! Metalinguagem pura pra abrir altas discussões sobre Natureza e religião.

      >> Surplus - Erik Gandini, 2003

      Soco no estômago pra sociedade do consumo. Alerta para os sensíveis: cenas fortes de violência inclusas.

      >>Okja Bong Joon-ho, 2017

      Critica extrema ao consumo de carne exploração dos animais.

      >>Brincando nos campos do Senhor – Hector Babenco, 1991

      Questão da terra no Norte do Brasil: fazendeiros, índios, estrangeiros. Propicia ótimas reflexões.

      >> O sal da Terra – Juliano Ribeiro Salgado e Wim Wenders, 2014

      Filme obrigatório! Pelo olhar das lentes do aclamado Sebastião Salgado é trazido um panorama do humano, da Natureza e suas relações.

      >> Uma história de amor e fúria – Luiz Bolognesi, 2012

      Animação brasileira de ótima qualidade que trás um contexto histórico do país ao longo de três épocas distintas

      >> Sangue negro – Paul Thomas Anderson, 2007

      A ganância e exploração retratadas das melhores maneiras possíveis. Crueza pura nas atuações.

      >> Relatos selvagens – Damián Szifron, 2014

      Para quem quer entender um pouquinho mais sobre a complexidade humana (ou só se confundir mais rs).

      >> Ponto de mutação Bernt Amadeus Capra, 1990

      Outro obrigatório. Mas esteja preparadx para as viagens dos diálogos que são muito boas por sinal. Não se envergonhe em parar o filme algumas vezes e ficar olhar para o nada refletindo.

      >> Ex machinaAlex Garland, 2014

      Robôs mais inteligentes que humanos. Vocês não viram algo assim ainda...

      >> Turista espacial Coline Serreau, 1996

      Engraçado e crítico de maneira leve, digamos assim.

      >> Planeta fantástico – René Laloux, 1973

      Animação surrealista. Não se assuste se as coisas começarem a parecer viajadas demais. Elas farão sentido.

      >> A lei da água – André D’Élia, 2014

      Outro pra lista de obrigatórios. Panorama sobre a mudança do código florestal com base em entrevistas de vários lados.

      >> Sentidos do amor – David Mackenzie, 2011

      Uma história de amor diferente em meio a uma pandemia global. Adaptação do ser humano pode ser surpreendente em muitos sentidos.

      >> PomPoko: a grande batalha dos guaxinins – Isao Takahata, Masahiko Otsuka, 1994

      Reflexão incrível sobre meio ambiente, exploração e os animais. Não se engane por ser animação. Os japoneses tem o dom de fazer animações fantásticas e profundas (prepare o coração).

      >> Na natureza selvagem – Sean Penn, 2007

      O romantismo em viver no mato, relações e criticas sociais, altas reflexões. E ainda é uma história real.

      >> A princesa MononokeHayao Miyazaki, 1997

      Protagonista girl power lutando em defesa da floresta, apenas. E gravem o nome desse diretor. Ele criou essa e outras tantas obras primas do cinema.

       


  • Aula 1

    Resenha da aula: após cada aula, de preferência na própria quarta-feira, a equipe responsável por sua rotina (na primeira e segunda aula será o professor) deve incluir a resenha descritiva e analítica da aula, incluindo a avaliação feita no final da aula, a relação dos estudantes que estiveram presentes e o que mais considerarem pertinente. A equipe responsável pela aula seguinte, deve analisar essa avaliação feita pelos colegas e aqui postada e começar a rotina do dia comentando-a.

    Aos onze estudantes que foram para a C1 para a primeira aula, agradeço a presença. Uma pedra no rim deixou-me impedido de estar com vocês, mas na próxima quarta conversaremos sobre os trabalhos que realizaram.

    • Segue a segunda versão do Programa. As equipes formadas para as aulas são: 1: Camila Noel; Luiza Soares;Isabella K. Ferrardo; 2. Edvangela Carolino Neves; Beatriz Jardim; Bianca França Cintra; 3. Caroline Fantolan; Juliana Oliveira; Alexandre Gibau; Giovana M. Ferreira; 4. Stefano Rota; Osmar Riur; Lara Amorim; Barbara G. Machado; 5. Maria Clara Cruz; Marina Zea;Letícia P. Felgueira; 6. Suzana Paz; Barbara Moraes; Thamires Renata; 7. Graziela, Júlia, Mariane. Lembrando que a equipe 1 irá colaborar com o professor na organização de um evento sobre as eleições de 2018 e a questão ambiental e florestal. 

  • Diário de Bordo

    Neste tópico vocês irão postar toda a sua produção escrita, videográfica, de áudios, fotos, desenhos e outras que durante o semestre considerarem pertinente para demonstrar os seus aprendizados e inquietações relacionados ao tema da disciplina.

    Criem uma pasta com o seu nome e dentro dela  coloquem as suas contribuições.


  • Aula 2

    não houve a aula

  • Aula 3

    Resenha elaborada pelo professor: Com a presença de 18 estudantes (Juliana; Carolina; Barbara; Alexandre; Thamires; Susana; Julia; Mariane; Edvangela; Beatriz; Bianca; Maria Clara; Camila; Luiza; Stéfano; Osmar; Dara; Patrícia, como visitante), retomamos a apresentação do Programa com a definição dos sete grupos (equipes) responsáveis elas aulas e pelas propostas de intervenção e começamos a apresentação de cada estudante, sua biografia, utopias e análise conjuntural na qual inseriram as suas expectativas com a disciplina. Fizemos a avaliação ao final, como proposta por Celestin Freinet e a equipe 2 responsabilizou-se por sistematizar e trazer junto com a resenha da aula a ser apresentada na px quarta-feira.

    Todos os estudantes responsabilizaram-se por dar continuidade na redação de um texto sobre contemporaneidade, no qual tragam o seu diálogo com utopias e utopistas, assinalando para onde querem caminhar. 

  • Aula 4

    Aguardando resenha da Equipe 2.


    • Leituras para a semana: Tratado de EA para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, o texto de Lucy Sauvé (anexados) e outros textos na área. Resenha crítica individual sobre o(s) texto(s) lido(s) e resposta às perguntas:

      EA: um jogo de encaixes ou uma brincadeira de massinha?

      Quais conceitos e valores você considera essenciais serem trabalhados pela EA?


    • Comece a leitura de textos como este, que auxiliem na compreensão do que é a questão ambiental.

    • Tratado em word, caso queiram utilizar com maior facilidade alguma citação dele.

      Aproveito para enfatizar a importância de fazerem leituras cruzadas sobre os textos dos colegas. Inicie dando o seu para outro participante da disciplina ler e solicite o dele para você ler e fazer as suas sugestões para o aprimoramento do texto. Na px aula, por favor, tragam o seu texto impresso com o parecer de pelo menos um colega.

      Bom trabalho. 

  • aula 5

    Resenha aula 22 de agosto pela equipe 3 (Alexandre Gibau, Caroline Fontolan, Giovana Metzner e Juliana Oliveira). Iniciamos a aula com a continuação das apresentações dos alunos sobre suas histórias de vida. Após algumas apresentações fizemos uma pausa nas mesmas para a apresentação da resenha da aula do dia 15 pelo grupo dois que em seguida apresentou um vídeo do TEDx Talks intitulado “Eu Empregada Doméstica”, apresentado por Preta Rara. A resenha, principalmente na parte das questões influenciou trocas de ideias entre os alunos e o professor que pode também absorver novas ideias e explicar quais sugestões estão ao nosso alcance dentro do projeto da disciplina. O vídeo foi muito interessante na opinião de todos ao abrir espaço para uma conversa em sala de aula sobre a questão das domésticas, suas condições de trabalho, a escravidão e seu legado. Conversamos sobre a avaliação da aula: Felicito: A atividade de biografias dos alunos foi muito felicitada por permitir que cada um conheça mais o outro, foi elogiada a empatia e vulnerabilidade dos alunos que se apresentaram por se abrirem com a sala e permitir que muitos se identifiquem com suas histórias. Disseram que as apresentações foram inspiradoras e admiraram a sensibilidade do professor por deixar os alunos a vontade para se expressarem. Crítico: Ainda que as atividades das biografias tenham sido inspiradoras foram críticas por serem muito longas. Proponho: Devido às criticas pelo tempo das apresentações é proposto um limite de tempo que permita todas as apresentações no mesmo dia. Também é proposto discussões de temas sociais mais voltados a questões de superexploração do meio ambiente, a formação de um banco de dados de músicas e poemas único para a disciplina e dinâmicas fora da sala de aula. Pergunto: Como abrir espaços de conversas com pessoas desconhecidas?

    • Conforme conversamos na última aula, seguem os textos que recomendo para leitura nas equipes. São textos nas três áreas - educação, ambientalismo e EA. Sugiro que uma pessoa da equipe se responsabilize por uma das áreas e depois troque com os/as colegas a sua leitura/interpretação. Leiam pelo menos o primeiro texto que sugiro em cada área, mas esforce-se para ler todos. Abraço,

    • breve apresentação elaborada por Paulo José Penalva Mancini, com trechos de três palestras de Krisnamurti.

    • Seguem dois grandes textos para lerem degustando.

    • Vale também ler este texto de Hannah Arendt sobre a crise na educação

    • A partir deste texto colocarei alguns para animar o nosso diálogo sobre ambientalismo, ecologismo, a questão ambiental ou socioambiental ou da sustentabilidade socioambiental.

    • Não esqueçam que já havia sugerido a leitura da Encíclica escrita pelo Papa Francisco sobre "ecologia". Leiam-a, na medida do possível e apreciem tb os pxs textos. Este é a introdução do Rumo ao Paraíso, que já comentei em sala de aula. 

    • A tese é sobre EA, mas estou sugerindo lerem o capítulo que Tiago escreve sobre o movimento ambientalista 

    • Seguem alguns textos sobre EA.

    • Seguem diversos textos de um volume do livro Encontros e Caminhos, editado pelo MMA. Os demais podem ser encontrados para baixar gratuitamente no site do Ministério.

    • Belíssimo texto do professor Carlos R. Brandão, dialogando com o projeto do MMA - Município Educador Sustentável.

    • Mais um texto, focando em áreas naturais, para animar as nossas conversas em Itatinga.

  • Aula 6

    Resenha da aula do dia 29/08

    Grupo 4:  Dara Amorim, Osmar Ricci, Stefano Rota e Bárbara Machado                     

     

    Na semana anterior começamos a aula com um vídeo colocado pelo professor, Zugzwang Roteirista e diretor Duto Sperry, com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas, o filme aborda a necessidade da transição da velha economia, fundamentada no uso do petróleo como energia, para uma nova economia, baseada na utilização das energias renováveis.

     Link para o vídeo parte 1:

    Link para o vídeo parte 2:

    Link para o vídeo parte 3:

     

    Posteriormente o 3° grupo apresentou a resenha da penúltima aula, composto pelos alunos Caroline Fantolan, Juliana Oliveira, Alexandre Gibau e Giovana M. Ferreira comandaram aula fazendo uma dinâmica sensorial sobre plantas medicinais, onde foi despertado lembranças de infância assim como outras sensações que os odores e texturas das plantas permitiram, além de auxiliar nosconhecimentos de plantas que podemos utilizar no dia a dia e quebrar a alienação do conhecimento de plantas alimentícias originado pelo uso crescente de industrializados e mercados. Dessa forma, depois de ter feito a dinâmica o grupo prosseguiu com slides expondo e explicando as propriedades das plantas as quais foram utilizadas na dinâmica.

    Encerrado a apresentação do 3° grupo, continuamos com as apresentações das histórias de vida e sobre as utopias de alguns alunos da nossa classe e ao meio dessas apresentações foi feito um lanche com plantas medicinais apresentada pelo grupo 3.

    Quanto aos elogios, críticas e propostas da última aula ficaram:

    Que bom (elogios):

    ·        A atenção dos alunos ao escutarem as apresentações e conhecer a história de vida de outras pessoas;

    ·        A dinâmica do grupo, a qual possuiu uma boa relação com a aula;

    ·        O grupo está mais entrosado;

    Que pena (críticas):

    ·        Ter perdido várias aulas de conteúdo;

    Que tal (propostas):

    ·        Propor mais discussões em torno das questões ambientais seja por vídeos, textos ou filmes;

    ·        O professor sugerir leituras de acordo com o tema da aula;


  • Aula 7

    Resenha elaborada pela Equipe 5:

  • Aula 8

  • Aula 9

    Resenha elaborada pela Equipe 7:

  • Aula 10

    Resenha elaborada pela Equipe 1:

  • Aula 11

    Resenha elaborada pela Equipe 2:

  • Aula 12

    Resenha elaborada pela Equipe 3:

  • Aula 13

    Resenha elaborada pela Equipe 4:

  • Aula 14

    Resenha elaborada pela Equipe 5:

  • Aula 15

    Resenha elaborada pela Equipe 6:

  • Aula 16

    Resenha elaborada pela Equipe 7:

  • Trabalhos das Equipes

    Neste espaço cada Equipe deve criar uma pasta para o seu trabalho do semestre. Será didático se criar subpastas com as diferentes versões do trabalho ao longo do semestre, assim como para as distintas frentes de atuação de seus subgrupos: sugiro um subgrupo focado no mapeamento, diagnóstico e tipificação do território e seus sujeitos; outro focado na fundamentação teórica, partindo das utopias e distopias e na análise de conjuntura do grupo; um terceiro, focado na dimensão educadora e educomunicadora do trabalho; e um quarto, partindo dos cenários desejados (por quem?) para o território escolhido, com a explicitação do percurso proposto.

  • Aulas 16/09 rancho dos Ipês

    No dia 16/09 (domingo) teremos aulas sobre Desenvolvimento Territorial Rural de Piracicaba, no rancho dos Ipês.

    Início: 8:30 e término 16h com café com prosa. Haverá relatos de experiências de produtores de Piracicaba  e do Sul de MG  grupos de diálogos sobre como transformar a realidade de Piracicaba e região em direção à agroecologia e produção orgânica.

    Organizado pelo Espaço Pipa, rancho dos Ipês, Oca, Ceagesp, Neapo, Ara-Pira e MST, será uma boa oportunidade para os estudantes incrementarem seus repertórios sobre a questão do desenvolvimento territorial rural (e urbano) e pensarem como a árvore pode contribuir neste sentido.

    O local, rancho dos Ipês, é um Centro de Equoterapia, localizado ao lado da entrada dois do Clube Cristóvão Colombo, na Rua Nicola Nardo, 240. É no bairro Morumbi, um quarteirão do Ribeirão Piracicamirim, subindo pela rua que tem várias lojas de venda de automóveis.

    Aguardamos vocês!


  • Aulas/Excursão para EECF Itatinga 22 e 23/09

    EXCURSÃO PARA A ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS FLORESTAIS DE ITATINGA (EECFI)

    22 e 23 de setembro de 2018

    DOCENTE: Prof. Marcos Sorrentino

    APOIADORES: Ony R. de campos,  Rildo Moreira e Moreira; João Menezes, Luã Trento, Fábio Sorrentino, Rodrigo da Cunha

    DISCIPLINAS:

    - Políticas Públicas, Legislação e Educação Florestal

    - Tópicos de Educação Voltados à Questão Ambiental

    PROGRAMAÇÃO

     

    DIA 22 (SÁBADO)

    7h30: Chegada na entrada principal da ESALQ (A encarnado), para saída às 8h em ponto.

    11h: Contextualização sobre Itatinga e Histórico do Horto: Diretor de Educação da Prefeitura

    11h30: Apresentação da EECFI: Rildo

    12h: Almoço

    14h: Apresentação: Agroecologia e Educação Ambiental; Mosaico Educo-Florestal Agroecológico; Perguntas.

    15h: Exercício em Grupos: Observações no território, diálogos, sistematização, socialização

    18h: banho, descanso, jantar

    20h: Sarau Florestal: Apresentação Artística dos Grupos; Confraternização

    DIA 23(DOMINGO)

    7H: Café da Manhã

    8h: Atividade Prática Agroflorestal: Plantio e Poda

    10h30: Diálogos e Avaliação

    12h: Almoço

    13h: Cachoeira; Limpeza dos Alojamentos

    14:30: Encerramento e Partida 15:30.

    PREPARATIVOS PARA A VISITA

    ·         CONFIRMAR A IDA

    ·         OS GRUPOS FALAREM NO E-MAIL QUAL TRABALHO ESTARÃO REALIZANDO (PARA A CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO NO PRIMEIRO DIA

    ·         OS GRUPOS PREPARAREM UMA APRESENTAÇÃO, SEJA POEMA, MÚSICA, DANÇA, ESTÓRIA, DESENHO, ETC. VINCULADO AO PROJETO AFIM DE APRESENTAR NO SARAU.

    ·         TRAZER QUITUTES PARA O SARAU

     

    OUTRAS INFORMAÇÕES:

    ü  ALMOÇO (dia 22 e 23)

    O almoço do sábado e do domingo será marmita. O custo está em torno de R$12,00

    Obs: lá existe uma cozinha e geladeira, portanto, caso queiram cozinhar existe essa possibilidade, apenas avisem antes para que possamos pensar na logística.

    ü  JANTAR (dia 22)

    O jantar do sábado será preparado por nós, um macarrão com legumes e será VEGANO. Caso queiram trazer coisas para complementar existe essa possibilidade, como já citado no item acima.

    - Na noite de sábado, realizaremos um ˜sarau florestal˜, e os grupos da disciplina estão convidados a trazer algum alimento/quitute/petisco para compartilhar na confraternização.

    O QUE LEVAR?

     

    ü  Calça comprida

    ü  Sapato fechado

    ü  Camisa de manga comprida (proteger do sol)

    ü  Roupa de banho (para a cachoeira)

    ü   Roupa de frio

    ü  Roupa de cama

    ü  Cobertor / saco de dormir

    ü  Protetor solar

    ü  Capacete (quem tiver)

    ü  Repelente

    ü  Garrafad’água

    ü  Kit de higiene pessoal

    ü  Facão / serra de poda / tesoura de poda (quem tiver)


  • Tópico 21