Topic outline

  • ARTIGOS PARA A ATIVIDADE STOA E SEMINÁRIOS

    Por enquanto todos vão ler os seis artigos aqui anexados. Na próxima atividade, aqui no Stoa, cada um responderá perguntas sobre um dos artigos. A tarefa, portanto, será individual. Bom proveito!

  • ATIVIDADE DE COMPREENSÃO DE TEXTO - 16/05 (14 - 18hs)

    • Responda, individualmente, as questões abaixo. Veja em qual grupo você está para saber sobre qual artigo vai responder.


      Perguntas:

      1. Qual o título do artigo? (em português)

      2. De onde são os autores? Trabalham onde? Declaram algum conflito de interesse? Sabe dizer o que seria este conflito?

      3. Há uma Introdução? Quais temas são abordados nela?

      4. Qual é o objetivo do artigo?

      5. O que os autores usam para responder ao objetivo? Usam pacientes ou alguma situação clínica? Resuma em até 250 palavras a situação/caso utilizado.

      6. Quais as relações desta doença/situação com a nutrição?

      7. Quais temas eles discutem/comentam no artigo?

      8. Qual é a conclusão do artigo?

      9. De 0 (menor) a 10 (maior), que nota dá para a sua compreensão geral do artigo? Teve que recorrer a algum material extra para entender melhor?



  • APRESENTAÇÕES - SEMINÁRIOS

  • ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO EM ENFERMARIAS

    Você fará 3 visitas à enfermarias do HCRP para observar a rotina de atendimentos nutricionais feitos por alunos de nosso quinto ano, em estágio curricular obrigatório. A intenção é entender aspectos que estruturam a organização da rotina destes atendimentos em um hospital de alta complexidade e acompanhar a atuação de um nutricionista (aluno) em nível terciário. Secundariamente você observará a evolução nutricional de um ou mais pacientes sob atendimento. Para te auxiliar nestas atividades, siga o roteiro abaixo.


    1. Caracterize a estrutura física da enfermaria a ser observada:

              Quartos: número de quartos, leitos por quarto, mobiliário no quarto e banheiro

              Corredor: mobiliário, equipamentos, profissionais, balcão de enfermagem, outros

    2. Do atendimento nutricional (organização): quais doenças são mais comuns nesta enfermaria; quais problemas nutricionais são mais frequentes; leitos por aluno; leitos atendidos por dia; se existe triagem nutricional; etapas do atendimento; registro dos atendimentos; tipo de interação com outros profissionais.

    3. Do caso nutricional: faça um resumo dos atendimentos feitos ao paciente (avaliações feitas, dietas prescritas e outras condutas nutricionais) e da evolução clínica/nutricional que o paciente mostrou.


    Vocês irão em duplas ou trios a uma única enfermaria neste primeiro dia (06/06). Para os outros dias seria ideal voltar a ver o caso do paciente na mesma enfermaria e, se der tempo, observar a estrutura/organização de outra enfermaria. 

    Após os 3 dias de visitas ao HCRP você preparará um relatório de atividades que será discutido em sala no dia 27 de junho e anexado em tarefa Moodle em data de reposição a ser combinada com a sala.

  • ROTEIRO ALIMENTAÇÃO HOSPITALAR

    Use este roteiro para a breve entrevista que fará com um paciente na atividade de hoje, dia 13/06.

  • RELATÓRIO DE ATIVIDADES

    No dia 27/06, às 9hs, faremos em sala uma discussão sobre as observações e atividades realizadas no HCRP, nas 3 aulas anteriores. Não haverá apresentações em slides, mas será preciso que cada um traga um rascunho do relatório de atividades que deverá ser entregue, via Modle, dia 28/06, em tarefa que ficará aberta entre 8 e 12hs. 

    Acredito que o rascunho ajudará na organização dos assuntos que poderão ser abordados em nossa discussão. O formato do relatório será livre, mas alguns tópicos deverão ser obrigatoriamente abordados: 

    - Itens do roteiro de observação em enfermaria;

    - Itens da entrevista sobre alimentação hospitalar;

    - Visita ao Serviço de Nutrição/ Dietética.


  • RELATÓRIO DE ATIVIDADES

    Adicionar aqui o seu relatório de atividades (individual), até dia 02/07, ao meio-dia. 

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  • Topic 10