Programação

  • EDM5057 - Educação Matemática: Significados, Fundamentos e Possibilidades de Investigação (2018)

    Quintas-feiras - 14h às 17h30 - Sala 103 (bloco B)

    Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos - E-mail: vms@usp.br - Sala 126 (bloco A)

  • 08/03

    Apresentação do curso e organização de trabalho

  • 15/03

    Educação Matemática: aspectos históricos, características e terminologia

    • KILPATRICK, J. La investigación en educación matemática: su historia y algunos temas de actualidad. In: KILPATRICK, J.; GÓMEZ, P. & RICO, L. (Eds.). Educación Matemática. Bogotá: Universidad de los Andes, 1998. p. 1-18.

      OBS: O arquivo contém o livro completo. 

    • D'AMBRÓSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M.C. e ARAÚJO, J.L. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 11-23. 

      OBS: Continuação do livro está disponível na aula de 26/04.

    • KILPATRICK, J. Historia de la Investigavión em Educación Matemática. In: KILPATRICK, J.; RICO, L. & SIERRA, M. (Orgs.). Educación Matemática e Investigación. Madrid: Síntesis, 1994. p. 15-96.

    • D'AMORE, B. Introdução à Didática da Matemática. in: D'AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 17-55.

    • D'AMORE, B. Didática da Matemática como epistemologia da aprendizagem matemática. in: D'AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 57-98.

    • KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, v. 4, n. 5, p. 99-120, 1996.

  • 22/03

    1ª Parte: Concepções de Educação Matemática, esforços de teorização e relação com outras áreas

    2ª Parte: Definição da pesquisa a ser analisada e resenhada

    OBS: O texto C está disponível somente na gráfica.

    • STEINER, H. G. Teoria da Educação Matemática (TEM): uma introdução. Quadrante: revista teórica e de investigação. Lisboa, v. 2, n. 1, 1995.

    • GODINO, J. Perspectiva de la Didáctica de las Matemáticas como disciplina científica. Un. Granada. Programa de Doctorado "Teoria de la Educación Matemática", 2003.

    • RICO, L. & SIERRA, M. Didáctica de la Matemática e Investigación. In: CARRILO, J. & CONTRERAS, L. C. Matemática Española en los albores del siglo XXI. Hergué: Ed. Andaluza, Huelva, 2000.

  • 05/04

    Concepções de Educação Matemática e principais programas e grupos de investigação

    OBS: Os textos 2, 3 e 4 estão disponíveis na aula de 22/03.

    • ARMENDARIZ, M. V. G.; AZCARATE, C. & DEULOFEU, J. Didactica de las Matematicas y Psicologia. Infancia y Aprendizaje, n. 62-63, 1993.

  • 12/04

    Educação e Educação Matemática como campos de investigação

    OBS: Os textos 3 e 4 estão disponíveis na aula de 22/03.

    • CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 7-18, 2006.

    • GÓMEZ, P. Investigación en educación matemática y enseñanza de las matemáticas en paises en desarollo. Educación Matemática. v. 12, n. 1, 2000.

    • BOURDIEU, P. O Campo Científico. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.

      OBS: O arquivo contém o livro completo.

  • 19/04

    Educação e Educação Matemática: interfaces de pesquisa

    OBS: Textos 5, E e F estão disponíveis na aula de 12/04.


  • 26/04

    Possibilidades de pesquisa e metodologias de pesquisa em Educação Matemática a partir de produção bibliográfica

    OBS: O texto J está disponível somente na gráfica.

    • SANTOS, V. de M. Na trilha do que tem interessado aos educadores matemáticos pesquisar. In: D'AMBRÓSIO, B.S. & LOPES, C.E. (Orgs.). Vertentes da Subversão na Produção Científica em Educação Matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 115-140.

    • BORBA, M.C. e ARAÚJO, J.L. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 

      OBS: Prefácio está disponível na aula de 15/03.

  • 03/05

    A Formação do Professor (para o Ensino de Matemática) como objeto de pesquisa

    • MORAL-SANTAELLA, C. Formación para la profesión docente: nuevas metáforas para la formación del profesorado. Granada: Grupo de Investigación: Formación del Profesorado Centrada en la Escuela (FORCE), 1998. 

    • FERREIRA, A. C. Um Olhar Retrospectivo sobre a Pesquisa Brasileira em Formação de Professores de Matemática. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com novos olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

    • AZCARATE, P. El conocimiento profesional: naturaleza, fuentes, organización y desarrollo. Quadrante: Revista teórica e de Investigação. v. 8, 1999.

    • SANTOS, V. de M. Possibilidades de investigação em Educação Matemática a partir da Universidade. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. n. 12, 2001.

    • GONZALEZ, F. E. Agenda latinoamericana de investigación en educación matemática para el siglo XXI. Educación Matemática. v. 12, n. 1, 2000.

  • 10/05

    A Prática do professor com objeto de pesquisa: algumas abordagens

    OBS: Os textos 8 e J estão disponíveis na aula de 26/04, o texto 11 está disponível na aula do dia 03/05 e o texto K está disponível somente na gráfica.

  • 17/05

    1ª Parte: Contribuições da Sociologia Pragmática para os Estudos em Educação Matemática

    2ª Parte: Análise de estudos: temática, fundamentos teóricos, metodologia

    • TRABAL, P. Una Sociología de la Enseñanza de las Matemáticas. Revista Educación y Psicología. v. 23, n. 59, 2011.

    • TRABAL, P.; SANTOS, V. de M. Pour une sociologie pragmatique de l'enseignement des mathématiques. Actes du colloque  “Sociologie et didactiques: vers une transgression des frontières?”. Lausanne: Haute Ecole Pédagogique de Vaud, v. 1, p. 175-189, 2012.

    • BARTHE, Y. et al. Sociologia Pragmática: guia do usuário. Sociologias. ano 18, n. 41, 2016.

  • 24/05

    1ª Parte: Dimensões Sociais da Educação Matemática: elementos para uma abordagem pragmática

    2ª Parte: Análise de estudos: temática, fundamentos teóricos, metodologia

    OBS: O texto 14 está disponível na aula do dia 17/05.

  • 07/06

    Análise de estudos: temática, fundamentos teóricos, metodologia

    • GODINO, J. Presente y Futuro de la Investigación en Didáctica de las Matemáticas. 29ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2006.

  • 14/06

    Análise de estudos: temática, fundamentos teóricos, metodologia

  • 21/06

    Síntese das questões iniciais

  • 28/06

    Prova escrita