Diagrama de temas
-
Disciplina: Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura
Código: SHS0614
Objetivo: Propiciar visão integrada da questão ambiental, estudando suas características, limitações e suas potencialidades, de forma a apoiar a atuação do arquiteto no planejamento e projeto de alternativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável
Programa resumido: Caracterização ambiental - meio físico, biológico e antrópico. As atividades antrópicas e a modificação ambiental. Impactos ambientais. Saneamento ambiental. Gestão e avaliação de sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade.
Critério de avaliação: (30% - Exercícios em sala de aula; 70% - Relatório final (trabalho final escrito)
Grupos temáticos:
Tema - Áreas verdes no Campus Universitário
Grupo 1. Vegetação e Áreas Verdes
Ana B. Mazzi
Natália Braga
Andrea Cruz
Grupo 2. Áreas Verdes (Praça CAASO)
Heloísa
Geivana
Laura
Grupo 3. Áreas Vivência/ciclovias/estacionamentos
Caroline Scapol
Daniela Fiori
Giovanna Moles
Jessica Natal
Grupo 4. Áreas Verdes e Permeabilidade
Bárbara
Júlia
Veridiana
Tema – Mobilidade no Campus Universitário
Grupo 5. Mobilidade
Amanda Basso
Luiza
Masae
Tema – Edificações e sustentabilidade
Grupo 6. Bandejão RU (Ef. Energética/Conforto térmico, Resíduos)
Renan
Fernanda
Juliana P.
Grupo 7. Materiais de Construção
Lucas Patrício
Matheus Motta
Natália Coelho
Grupo 8. Materiais de Construção – Resíduos
Adriane
Amanda Almeida
Isabella A.
Tema – Drenagem pluvial no Campus Universitário
Grupo 9. Drenagem e Reúso
Matheus H.
Marina F.
Luis Pedro
Tema – Campus Sustentável
Grupos 10 e 11. Vida de Campus
Débora
Estefane
Giovanni
Isadora S.
Juliana
Patrícia
Grupo 12 - Bloco da Engenharia Ambiental
Fernanda S.
Nathália C.
Jeziel M.
-
Integração IAU
-
- Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina
- Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”
A apresentação de slides sobre “Modificações ambientais e impactos” trabalhará questões básicas da disciplina, tais como: pressão aos recursos naturais; os principais problemas ambientais urbanos e a influencia destes na qualidade de vida; o papel do arquiteto urbanista na resolução destes problemas e sua responsabilidade socioambiental.
Questionário de Sustentabilidade
https://www.youtube.com/watch?v=Z8FJwQAOyYQ
-
- Continuação da apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”
Para leitura:
Livro: Educação ambiental e sustentabilidade / Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Núcleo de Informações em Saúde Ambiental ; editores Arlindo Philippi Jr., Maria Cecília Focesi Pelicioni. Barueri : Manole, 2011, 2009, c 2005.
Capítulo: 4.
Livro: Saneamento, saúde e ambiente : fundamentos para um desenvolvimento sustentável / editado por Arlindo Philippi Jr. Barueri : Manole, USP, 2005.
Capítulo 1.
-
- Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de resíduos sólidos”
Esta aula trará a conceituação de Saneamento Ambiental e tem como foco a questão dos resíduos sólidos. Para fomentar a reflexão nos alunos sobre o consumismo e a geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”, sendo a discussão dessa atividade a introdução para a aula de Resíduos Sólidos.
Na parte expositiva haverá a conceituação e explicação sobre Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos, detalhando processos como: acondicionamento; coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos (aterros).
- Vídeo 2: “A história das coisas”. Discussão do tema abordado no vídeo.
-
- Atividade orientada: 1o atendimento aos grupos .
Local do atendimento - Atelier 4o ano
Tema - Áreas Verdes (grupos 1 a 4)
[9h30 - 10h00]
Tema – Mobilidade no Campus Universitário (grupo 5)
[10h00 - 10h15]
Tema – Edificações e sustentabilidadeTema – Drenagem pluvial no Campus Universitário (Grupos 6 - 9)
[10h15 - 11h]Tema – Campus Sustentável(Grupos 10 e 11)
[11h00 - 11h30] -
- Atividade de campo
Entrega da 1ª etapa dos Projetos da disciplina (Problematização, enfoque previsto, objetivos e dados preliminares já levantados).
-
- Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – - Drenagem Urbana e Áreas verdes"
Esta aula reforçará a conceituação de Saneamento Ambiental, o enforque será na questão da drenagem urbana e no sistema de áreas verdes.- Exercício "Cidades Sustentáveis"
-
- Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de abastecimento de água e esgotamento de águas residuárias"
Esta aula trabalha o tema Saneamento Ambiental com enfoque no abastecimento da água e do esgotamento de águas residuárias.* importância da qualidade de água para a qualidade de vida relacionando o aumento da expectativa de vida e a diminuição da mortalidade infantil
* etapas do abastecimento da água: captação no manancial, adução, tratamento e distribuição, como também as etapas para o tratamento do esgoto: coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição final da água tratada.
-
- Atividade orientada: 2o atendimento aos grupos .
Local do atendimento -Sala B05
Tema - Áreas Verdes (grupos 1 a 4)
[9h30 - 10h00]
Tema – Mobilidade no Campus Universitário (grupo 5)
[10h00 - 10h15]
Tema – Edificações e sustentabilidadeTema – Drenagem pluvial no Campus Universitário (Grupos 6 - 9)
[10h15 - 11h]Tema – Campus Sustentável(Grupos 10 e 11)
[11h00 - 11h30]
. -
* saneamento em pequenas comunidades
* saneamento em áreas de pobreza
-
Ajustes no projeto da disciplina.
-
- Atividade orientada: 3o atendimento aos grupos .
Local do atendimento -Sala B05
Tema - Áreas Verdes (grupos 1 a 4)
[9h30 - 10h10]
(10 min cada grupo)
Tema – Mobilidade no Campus Universitário (grupo 5)[10h10 - 10h20]
Tema – Drenagem pluvial no Campus Universitário (Grupos 6 - 9)[10h20 - 11h00](10 min cada grupo)Tema – Campus Sustentável(Grupos 10 e 11)
[11h00 - 11h20]
(10 min cada grupo) -
- Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade
Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.
Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).
-
- Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade
Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.
Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).
-
Avaliação Final - apresentação dos trabalhos
Grupos:
Grupo 5
Grupo 1
Grupo 12
Grupo 9
Grupo 10 e 11
Grupo 6 -
Atendimento final
Grupos:
Grupo 7
10h00 – 10h20
(não entregou )
Grupo 2
10h20 – 10h40
(não entregou)
Grupo 3
10h40 – 11h00
(não entregou)
Grupo 4
11h00 – 11h20
Grupo 8 11h20 - 11h40 -
Finalização e encaminhamento dos relatórios finais.