Diagrama de temas
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Este curso tem por objetivo apresentar o uso da abordagem qualitativa na investigação em alimentação e nutrição, explorando as principais técnicas de produção de dados neste campo. Abordaremos também alguns referenciais teóricos das ciências sociais e suas contribuições para os estudos em nutrição.
Aqui no moodle vocês encontram o programa da disciplina, os textos referentes a cada aula, bem como as atividades propostas para o semestre. Este ambiente virtual será utilizado como importante apoio pedagógico ao permitir, dentre algumas de suas funcionalidades, a interação entre professores, estagiários e alunos, e o fomento e/ou continuação de debates iniciados em classe.
Esperamos que esta experiência seja proveitosa e participativa!
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Parte 1: Apresentação detalhada da ementa do curso.
Parte 2: Divisão da turma em grupos de trabalhos. Discussão sobre o processo e as atividades de avaliação.
Parte 3: Introdução ao diálogo entre ciências sociais e da nutrição. Discussão sobre as potencialidades da abordagem sociocultural da alimentação e da saúde.
Leitura obrigatória:
FREITAS, Maria C.S. et al. “Uma leitura humanista da nutrição”. In: Freitas, M. Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador: Edufba, 2008, p. 207-215.
Leituras complementares:
BRAGA, Vivian. “Cultura alimentar: contribuições da antropologia da alimentação”. Saúde em Revista, 6(13), 2004, p. 37-44
MINTZ, Sidney W. Comida e antropologia: uma breve revisão, Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n. 47, out. 2001, p. 31-41.
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Parte 1: Discussão teórica sobre conceitos e usos da pesquisa social
Parte 2: Ética em pesquisa: especificidades e desafios no campo da pesquisa qualitativa
Debate em classe: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2101200803.htm e http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2101200802.htm
Leitura obrigatória:
MINAYO, Maria C.S. “Metodologia de pesquisa social em saúde”. In:________. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Hucitec, 1924, p. 39-53.
Leituras complementares:
Santos, Tania S. dos. “Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social”. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, nº 21, jan./jun. 2009, p. 120-156.
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/reso510.pdf
GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016 que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Ciência & Saúde Coletiva, 21(8):2619-2629, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n8/1413-8123-csc-21-08-2619.pdf
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Parte 1: Seminário e debate discente
Parte 2: Discussão teórica sobre a técnica e suas especificidades
Leitura obrigatória
SÁ-SILVA, J. et al. “Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas”. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I - Número I - Julho de 2009, p. 1-15.
Leituras complementares:
CANESQUI, Ana. M. e Garcia, Rosa W.D. “Ciências sociais e humanas nos cursos de nutrição”. In: ____________. Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. p. 255-274.
ELIAS, Nobert. “Do comportamento à mesa”. O processo civilizador. Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1994. p. 95-134.
VASCONCELOS, Francisco et. al. “Fome, comida e bebida na música popular brasileira: um breve ensaio”. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, n.3, jul.-set. 2015, p.723-741.
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Parte 1: Seminário e debate discente
Parte 2: Discussão teórica sobre a técnica e suas especificidades
Leitura obrigatória:
MINAYO, Maria Cecília S. “Técnicas de pesquisa – observação”. In:___________. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014, p.273-297.
Leituras complementares:
MANTESE, Bruna. “Straight Edges e suas relações na cidade”. In MAGNANI, J.G E MANTESE, B. (orgs.). Jovens na Metrópole: Etnografias de circuitos de lazer, encontro e sociabilidade. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2007. p. 23-42.
MINNAERT, Ana C.S. Teles. “A feira livre sob um olhar etnográfico”. In: Freitas, M. Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador: Edufba, 2008, p.129-147.
CARDOSO de OLIVEIRA, R. O trabalho do antropólogo – olhar, ouvir e escrever, Revista de Antropologia, vol. 39, n. 1, 1996. pp. 13-37.
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Parte 1: Seminário e debate discente
Parte 2: Discussão teórica sobre a técnica e suas especificidades
Leitura obrigatória:
LIMA, Marcia. “O uso da entrevista na pesquisa empírica”. Métodos de pesquisa em ciências sociais: bloco qualitativo. São Paulo: Sesc São Paulo/Cebrap, 2016, p. 24-41.
Leituras complementares:
OLIVEIRA, Jenifer et. al. “Percepção dos obesos sobre o discurso do nutricionista: estudo de caso”. In: Freitas, M. Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador: Edufba, 2008, p.175-189.
GOLDENBERG, Miriam. “A comida como objeto de pesquisa – uma entrevista com Claude Fischler”. Psicologia Clínica, v. 23, n. 1, 2011, p. 223-242.
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Parte 1: Seminário e debate discente
Parte 2: Discussão teórica sobre a técnica e suas especificidades
Leitura obrigatória:
TRAD, Leny B. “Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde”. PHYSIS – Revista de Saúde Coletiva, vol.19, n.3, 2009. p. 777-796.
Leituras complementares:
PEDROSO, Cassiane G.T.; SAOUSA, Anete. A.; SALLES, Raquel K. “Cuidado nutricional hospitalar: percepção de nutricionistas para atendimento humanizado”. Ciência & Saúde Coletiva, 16 (Supl. 1):1155-1162, 2011
SOUZA, Sinara et. al. “A representação do consumo de bebidas alcoólicas para adolescentes atendidos em uma Unidade de Saúde da Família”. Ciência & Saúde Coletiva. 15 (3), 2010, p. 733-741.
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Parte 1: Discussão sobre elaboração do projeto de pesquisa
Leituras obrigatórias:
GOLDENBERG, Mirian. “Faça a pergunta certa”; “Formulando o problema de pesquisa”; “Construindo o projeto de pesquisa” e “Os passos da pesquisa”. In: _______. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1998, p. 68-80
VICTORA, Ceres G.; KNAUTH, Daniela R.; HASSEN, Maria N.A. “A construção do objeto de pesquisa”. In: _______. Pesquisa qualitativa em saúde. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000, p. 45-52.
Parte 2: Oficina de projeto de pesquisa. Elaboração de propostas para o exercício de pesquisa (trabalho final).
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Parte 1: Júri pedagógico: potencialidades e limites dos métodos
Leitura obrigatória:
VICTORA, C.G.; KNAUTH, D.R.; HASSEN, M.N.A. “Metodologias qualitativa e quantitativa”. In: _______. Pesquisa qualitativa em saúde. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000, p. 33-44.
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Parte 1: Discussão teórica sobre o método e suas especificidades. Exercício de pesquisa bibliográfica e de conteúdo do texto
Parte 2: Apresentação da pesquisa bibliográfica e discussão do conteúdo dos textos
Leitura obrigatória:
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica, Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
Leituras complementares:
HAGUETTE, M.T.F. A crítica e a alternativa aos métodos de pesquisa tradicionais. In: _____. Metodologias qualitativas na sociologia. Rio de Janeiro: Vozes ed., 1987, p. 93-127.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2000. 9ª. ed.
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