Diagrama de temas
-
-
Recuperação - exercício 1 Tarea
-
Recuperação - exercício 4 Tarea
-
-
Site da disciplina: <https://sites.google.com/usp.br/tipografia>
-
Objetivos, programa, métodos e critérios de avaliação, bibliografia e cronograma de aulas da disciplina.
-
-
Exercício envolvendo a criação de alfabetos consistentes (estilisticamente coerentes e possíveis de serem lidos) a partir de uma grade geométrica de 3 por 7 pontos.
Objetivos
Compreender a estrutura básica das letras minúsculas romanas
Fazer uma primeira aproximação ao design e ao arranjo de tipos em um ambiente geometricamente controlado
Encontrar um ponto de equilíbrio entre a legibilidade dos caracteres e a consistência estilística do conjunto
Refletir sobre as possibilidades de variação expressiva do desenho de uma letra, mesmo em condições limitadas
Compreender a estrutura do desenho das letras de caixa baixa, e as diferenças em relação às estruturas das letras em caixa alta (maiúsculas) e cursivas (ou itálicas)
- Exercitar a aplicação de aspectos básicos da estrutura do tipo (altura-x, ascendente, descendente, linha de base, corpo)
Itens para portfólio digital
- variações da inicial
- alfabeto completo
- pangrama
INSTRUÇÕES PARA ENVIO: Juntar os três itens em um único PDF com até 50Mb.
-
Hacer un envío
-
Estudos sobre as características das letras minúsculas itálicas como exemplo de letra orgânica,
motivada pela movimentação do corpo humano.
Objetivos
● Compreender as convenções para o desenho das letras itálicas, e suas diferenças
estruturais em relação à convenção das letras romanas.
● Aplicar conceitos de anatomia do tipo (linha de base, ascendente, descendente,
altura-x, corpo)
● Praticar noções de proporção e estilo estudadas em exercícios anteriores.
Itens para portfólio digital
- 5 pranchas de estudos, uma para cada grupo de letras
- Prancha com 2 palavras unidas pelo caractere &
INSTRUÇÕES PARA ENVIO: Juntar os cinco itens em um único PDF com até 50Mb
-
Hacer un envío
- 5 pranchas de estudos, uma para cada grupo de letras
-
Composição com tipos móveis para frases de designers selecionadas do livro Palavra de designer: citações, ironias e doses de sabedoria (de Sara Bader, GG Brasil, 2015).
Objetivos
Exercitar conceitos de seleção e combinação de tipos
Experimentar os limites e possibilidades oferecidos pela técnica de composição com tipos móveis
Compreender os princípios de configuração de impressos com múltiplas páginas
Material
Texto a ser diagramado (definição a ser feita em sala de aula)
Catálogos de tipos disponíveis no LPG <http://www.tiposdolpg.fau.usp.br/>
Desenvolvimento
Os alunos deverão organizar-se em grupos de 4 integrantes.
A partir da leitura e interpretação das frases dos designers, os alunos deverão propor layouts para composições com tipos móveis a serem executadas com os recursos disponíveis no LPG, em formato determinado pelas professoras.
A composição da página interna deverá conter a frase, o nome do autor da frase, e o número da página (ou ‘folio’).
As 4 capas terão um conteúdo à parte.
O sumário da publicação deverá conter a palavra "Sumário", "Nome Sobrenome" e o número da página composta por cada aluno.
Os grupos deverão agendar período de trabalho no LPG para a montagem das composições.
Layouts e provas de prelo devem ser apresentadas nas datas definidas no cronograma do curso.
Cada integrante do grupo ficará responsável pela diagramação de uma página, mas o grupo será responsável por garantir a composição das 4 páginas designadas.
Medidas da página: 14 x 14cm; Mancha gráfica: 11,73 x 11,73 cm (6,5 x 6,5 furos)
Itens para apresentação
• layout para página
• provas de prelo
Itens para portfólio
• PDF do layout da página
• imagem digitalizada da última prova de prelo
• cópia em papel da última prova de prelo
INSTRUÇÕES PARA ENVIO: Juntar os itens em um único PDF com até 50Mb.
-
Hacer un envío
-
Desenvolvimento de versão tridimensional de uma letra, formando a palavra T I P O G R A F I A.
Material
lapiseira ou lápis
papel para esboços
qualquer outro tipo de material (por exemplo, papel duplex, malha de arame, madeira, massa de modelar)
Desenvolvimento
Para cada aluno será designada uma letra da palavra T I P O G R A F I A (verificar qual a letra designada a você no arquivo 'tabela aluno - letra para EXE4.pdf')
Cada aluno deverá desenvolver ao menos 3 versões tridimensionais da letra designada.
Uma destas versões deverá ser escolhida para apresentação física. Ela deverá ter exatamente 20cm de altura, e largura e profundidade de até 20cm.
As letras tridimensionais poderão seguir a estrutura das maiúsculas ou minúsculas, romanas ou manuscritas.
As letras podem ser feitas de um único ou de vários materiais.
Todas as versões da letra deverão ser fotografadas, e as fotografias deverão ser enviadas para avaliação pelo e-disciplina.
A letra escolhida para apresentação física deverá ser entregue na secretaria do departamento de projeto.
Item para apresentação física em aula, no dia 3 de agosto
• Uma letra tridimensional (apenas uma das 3 ou mais versões desenvolvidas)
Itens para apresentação digital (pelo e-disciplinas, até 10 de agosto, 19h)
• Estudos para letra tridimensional (desenhos)
• 3 fotos de cada versão tridimensional desenvolvida
• Texto contendo a descrição dos materiais usados para cada letra
-
Hacer un envío