Programação

  • INFOEDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA

    Ementa:

     A ordem informacional da contemporaneidade vem redefinindo os modos de relação dos sujeitos com o Conhecimento recolocando, em decorrência, o papel sociocultural, concepções e práticas  das bibliotecas, em nossa sociedade. As novas possibilidades de acesso à informação implicam  compreensões, saberes e fazeres profissionais bibliotecários, sobretudo em contextos sociohistóricos peculiares como o brasileiro. Nesta perspectiva, a disciplina apresenta referenciais desenvolvidos pela  Infoeducação -campo de estudos dedicado à problemática das relações entre Informação e Educação- tomando por base resultados de pesquisas em torno da construção de paradigma de bibliotecas pautadas por objetivos de apropriação de conhecimento e cultura. Tem-se como foco privilegiado as bibliotecas em contextos educativos (escolares, públicas, universitárias, comunitárias), tomadas como dispositivos de  mediação cultural fundamentais aos  processos de construção de significados para a informação.

     

    Objetivos:

    Fornecer elementos conceituais e metodológicos indispensáveis à definição e desenvolvimento de bibliotecas em contextos educativos.

    Apresentar e discutir concepções e práticas que orientem um novo paradigma de bibliotecas, comprometidas com processos de produção de conhecimento e cultura pelos sujeitos, na contemporaneidade.

     

    Programa:

    Informação, Educação e Conhecimento: Infoeducação como diálogo entre campos

    Sociedade da informação e construção de conhecimento

    Paradigmas culturais e bibliotecas: conservação, difusão, negociação

    Mediação e apropriação cultural

    Protagonismo cultural e saberes informacionais

    Dispositivo e ordem informacional dialógica

    Mediações culturais: elementos técnicos, semiológicos, pragmáticos

    Mediações pedagógicas: Programa de infoeducação

     

    Metodologia:

    - Aulas expositivas

    - Palestras

    - Visitas

    - Discussão de textos indicados para leitura

      

    Avaliação:

     - Participação nas aulas; Trabalho final: relatório escrito com o resumo crítico-analítico dos textos de cada aula, das palestras e visita

  • Aula 1 - 07 de agosto - Apresentação da disciplina

    PIERUCCINI, I. Informação, Educação e Conhecimento: pressupostos e perspectivas da disciplina. In: SILVA, J.F.M; PALETTA, F.C. Tópicos para o ensino da Biblioteconomia. São Paulo : ECA/USP, 2016. p. 41-55.

  • Aula 2 - 15 de agosto • Sociedade da informação: uma nova ordem cultural

    BURCH, Sally. Sociedade da informação/ Sociedade do conhecimento. In: AMBROSI, A.; PEUGEOT, V; PIMIENTA, D. Desafios de palavras: enfoques multiculturais sobre as Sociedades da Informação. Paris :  C & F Éditions, 2005. Disponível em: http://www.dcc.ufrj.br/~jonathan/compsoc/Sally%20Burch.pdf . Acesso em: 28 de junho 2017

    Para saber mais:

    MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo : Loyola, 2001. (NA BIBLIOTECA)

    SANTOS, P. L. V. A. da C.; CARVALHO, A. M. G. de. Sociedade da informação: avanços e retrocessos no acesso e no uso da informação. Informação  & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.19, n.1, p. 45-55, jan./abr. 2009.


  • Aula 3 - 22 de agosto • Informação e conhecimento: a fratura cultural

    HOGGART, Richard. Molas deslassadas: uma nota sobre os desenraizados e os ansiosos. In: ______. As utilizações da cultura: aspectos da vida cultural da classe trabalhadora. Lisboa: Editorial Presença, 1973. (v. 2).

    Para saber mais:

    PERROTTI, E. (coord.) A aventura de conhecer: entre a falta e o excesso de informação. Salto para o futuro, v.28,n.15, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf Acesso em: 25 jul 2016


  • Aula 4 – 29 de agosto • Informação na educação: desafio contemporâneo

    MORIN, E.  Educação planetária: conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. Disponível em: http://edgarmorin.org.br/textos.php?tx=30. Acesso em: 05 ago 2012

    Para saber mais:

    DELORS, Jacques et al.  Um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Brasília : Unesco, 2010. Disponível em:http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf Acesso 30 jun. 2015

    MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001 Disponível em: http://www.proex.ufrn.br/files/documentos/setesaberesmorin.pdf.pdf Acesso 30 jun. 2015


  • 04 de setembro – Semana da Pátria (não haverá aula)

  • Aula 5 – 11 de setembro • Infoeducação: biblioteca, protagonismo e apropriação cultural

    PERROTTI, Edmir.; PIERUCCINI, Ivete. Infoéducation: ceci n´est pas une pipe. À la recherche d´une troisième rive”. Mediadoc Apden, Paris, n.16 : 18-21, juin, 2016. (texto em português)

    Para saber mais:

    PERROTTI, E. (coord.) A aventura de conhecer: entre a falta e o excesso de informação. Salto para o futuro, v.28,n.15, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf

    PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M.L.L; FUJINO, A.; NORONHA, D.P. Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife : Néctar, 2008. p.47-96. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/Infoeducacao.pdf#page=46 Acesso: 18 mar. 2017


  • Aula 6 – 18 de setembro • Dispositivos de mediação cultural: a biblioteca como espaço transicional

    PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992>. Acesso em: 03 Ago. 2015.

    Para saber mais:

    OLIVEIRA, Amanda Leal de. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita. 2014. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.27.2014.tde-16102014-104805. Acesso em: 2017-08-04.

    PIERUCCINI, I. A informação. In : _____. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. p. 28-49


  • Aula 7 - Visita à RBECE

    23 de setembro (NOTURNO) - Visita à Rede de Bibliotecas escolares do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena/SBC

    25 de setembro (DIURNO) – Visita à Rede de Bibliotecas escolares do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena/SBC


  • 02 de outubro – Semana de Biblioteconomia

    (participação do aluno no evento)

  • Aula 8 - 09 de outubro • Ordem informacional dialógica: espaço e repertórios informacionais

    PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica. In: ______.   A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. p. 56-166


  • Aula 9 – 16 de outubro • Ordem informacional dialógica: linguagens e práticas informacionais

    PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica. In: ______.   A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. p. 56-166

    CAIRES, Fernanda Medeiros. Biblioteca na Educação: práticas colaborativas e apropriação cultural. São Paulo. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. p. 33-55. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20012015-111621/pt-br.php Acesso: 3 ago. 2015

    Apresentação da Aula 9 está no mesmo arquivo da apresentação da Aula 8 : )

  • Aula 10 - 23 de outubro • Biblioteca e mediações pedagógicas: a construção de saberes informacionais (I)

    PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Novos saberes para o século XXI. In: MENDONÇA, R.H.; MARTINS, M. F. (orgs.). Novos saberes para a Educação. Rio de Janeiro : ACERP ; Brasília, DF : TV Escola, 2013. p. 9-25 (TV, educação e formação de professores: salto para o futuro 20 anos, 4) Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/salto_20_anos/vol_4_salto_para_o_futuro_20_anos.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro
    Para saber mais:

    CHARLOT, B. O saber e as figuras do aprender. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre : Artmed, 2000.

    PERROTTI, E. Programa de Infoeducação. [s.n.t]


  • Aula 11 - 30 de outubro • Biblioteca e mediações pedagógicas: a construção de saberes informacionais (II)

    Para saber mais:

    PASSOS, Marcos Paulo de. O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais. 2013. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/D.27.2013.tde-07022014-154238. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07022014-154238/pt-br.php  Acesso em: 2017-08-04.

     

    PIERUCCINI, I. Biblioteca escolar, pesquisa e construção do conhecimento. In: ROMÃO, L.M.S. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008. p. 41-69


  • Aula 12 - 06 de novembro • Estações do Conhecimento e Saberes informacionais: tipologias

    Estação do Conhecimento Einstein: apropriação e protagonismo cultural  

    Palestra Solange Maria R. Alberto sobre a implantação e desenvolvimento de um dispositivo de informação e cultura, a partir do diálogo terreno-universidade

    Para saber mais:

    PERROTTI, E.; VERDINI, A. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. org. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008. p. 13-40

     


  • Aula 13 - 13 de novembro • Estações do Conhecimento e Saberes informacionais: tipologias

    Oficina de Informação: espaço de acolhimento no universo da cultura da escrita

    Para saber mais:

    CARNELOSSO, Rose Mara Gozzi. Oficina de informação: conhecimento e cultura na educação infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. doi:10.11606/D.27.2005.tde-14112012-081911. Acesso em: 2017-08-04.

    PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I.; CARNELOSSO, R. M. G. Os espaços do livros nas instituições de educação infantil. In: LIVROS infantis: acervos, espaços e mediações. Brasília : MEC/SEB, 2014. v.7, p.112-150


  • 20 de novembro – Feriado

  • Aula 14 - 27 de novembro • Estações do Conhecimento e Saberes informacionais: tipologias

    Estação Memória: memória/experiência e resignificação da informação  

    Para saber mais:

    FARIA, I. P. Estação Memória: lembrar como projeto. Contribuições ao estudo da mediação cultural. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Palo, São Paulo, 1999

     

    • Entrega de trabalhos  (em papel e meio eletrônico)

  • Aula 15 - 04 de dezembro • Avaliação da disciplina e dos trabalhos

  • Bibliografia


    BETTELHEIM, B. A luta pelo significado. In: _____. A psicanálise dos  contos de fadas. Rio de Janeiro:   Paz e Terra, 1980. p.11-28

    BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre : Artes Médicas, 1997.

    CAIRES, Fernanda Medeiros. Biblioteca na Educação: práticas colaborativas e apropriação cultural. São Paulo. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. p. 33-55. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20012015-111621/pt-br.php Acesso: 3 ago. 2015

    CAMPELO, Bernadete. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n.2, maio/ago.2007.

    CARNELOSSO, Rose Mara Gozzi. Oficina de informação: conhecimento e cultura na educação infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. doi:10.11606/D.27.2005.tde-14112012-081911. Acesso em: 2017-08-04.

    CARVALHO, A. B. de. Burocracia e educação moderna. In: ____; BRANDÃO, C. F. da. Introdução à sociologia da cultura: Max Weber e Norbert Elias. São Paulo : Avercamp, 2005. p.43-56.

    CHARLOT, B. O saber e as figuras do aprender. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre : Artmed, 2000.

    COSTA, A. C. G. da. O adolescente como protagonista juvenil. Cadernos Juventude. Disponível  em: <http://www.adolec/P/cadernos/capitulo/cap07/cap07.htm>. Acesso em: 17 abr. 2007.

    DELORS, Jacques et al.  Um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Brasília : Unesco, 2010. Disponível em:http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf Acesso 30 jun. 2015

    FARIA, I. P. Estação Memória: lembrar como projeto. Contribuições ao estudo da mediação cultural. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Palo, São Paulo, 1999

    FERRETTI, C. J., ZIBAS, D. L., TARTUCE,  G. B. P.L. O protagonismo    juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.34, n.122, p.411- 423, maio/ago.2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n122/22511.pdf> Acesso em : maio 2007.

    INFORMATION LITERACY: definitions and models. Disponível em: <http//www.dis.shef.ac.uk/literacy/definitions.htm - 18k> Acesso em: 25 nov. 2008

    JEANNERET,  Y. I. Dispositif.  Disponível em : http://ensmp.net/pdf/2005/glossaire/dispositif.doc (Texto traduzido)

    Le COADIC, Y. A educação para a informação. In: _____. A Ciência da informação. Brasília : Briquet de Lemos, 2004. p. 112-4

    MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo : Loyola, 2001.

    MOORE, P. An analysis of information literacy education worldwide. School Libraries Worldwide, 2005 - citeseerx.ist.psu.edu

    MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001 Disponível em: http://www.proex.ufrn.br/files/documentos/setesaberesmorin.pdf.pdf. Acesso 25 jan. 2015

    MORIN, E.  Educação planetária : conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. Disponível em: : http://edgarmorin.org.br/textos.php?tx=30. Acesso em: 05 ago 2012

    OBERG, M.S. Tempo da informação, tempo do conhecimento: velocidade, contemplação e reflexão. Salto para o futuro, v.28, n.15, 19-27, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf. Acesso 25 jan. 2015

    OLIVEIRA,  A. L. Informação e conhecimento.  Salto para o futuro, v.28, n.15, 11-18, set. 2008.     

    PASSOS, Marcos Paulo de. O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais. 2013. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/D.27.2013.tde-07022014-154238. Acesso em: 2017-08-04.

    PERROTTI, E. Programa de Infoeducação. (impresso com circulação interna e restrita)

    PERROTTI, E. (coord.) A aventura de conhecer: entre a falta e o excesso de informação. Salto para o futuro, v.28,n.15, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf

    PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M.L.L; FUJINO, A.; NORONHA, D.P. Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife : Néctar, 2008. p.47-96

    PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992>. Acesso em: 03 Ago. 2015.

    PERROTTI, Edmir.; PIERUCCINI, Ivete. Infoéducation: ceci n´est pas une pipe. À la recherche d´une troisième rive”. Mediadoc Apden, Paris, n.16 : 18-21, juin, 2016. (texto em português)

    PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Novos saberes para o século XXI. In: MENDONÇA, R.H.; MARTINS, M. F. (orgs.). Novos saberes para a Educação. Rio de Janeiro : ACERP ; Brasília, DF : TV Escola, 2013. p. 9-25 (TV, educação e formação de professores: salto para o futuro 20 anos, 4) Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/salto_20_anos/vol_4_salto_para_o_futuro_20_anos.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2014

    PERROTTI, E.; VERDINI, A. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. org. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008. p. 13-40

    PIERUCCINI, Ivete. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e Documentação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. doi:10.11606/T.27.2004.tde-14032005-144512. Acesso em: 2017-08-04.

    PIERUCCINI, I. Biblioteca escolar, pesquisa e construção do conhecimento. In: ROMÃO, L.M.S. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008. p. 41-69

    RODRIGUES, A. R. As tecnologias da informação. In: ______. Comunicação e cultura: a experiência cultural na era da informação. Lisboa : Ed. Presença, 1994. p. 187-227

    RUSSELL, B. O conhecimento inútil. In: _____. O elogio ao ócio. Rio de Janeiro : Sextante, 2002. p.36-46

    SANTOS, P. L. V. A. da C.; CARVALHO, A. M. G. de. Sociedade da informação: avanços e retrocessos no acesso e no uso da informação. Informação  & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.19, n.1, p. 45-55, jan./abr. 2009.

    SERFATY-GARZON, Perla. Apropriation. In: DICTIONNAIRE critique de l’habitat et du logement. Paris, Editions Armand Colin, 2003. p.27-30. (tradução Juliana Maria de Siqueira)

    SHAPIRO, J. J.; HUGHES, S. K. Information literacy as liberal art. Educom Review, v. 31, n. 2, mar/abr. 1996. (Texto traduzido)
    TAKAHASHI, T. org. Sociedade da informação no Brasil:  livro verde. Brasília : Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

    YUDICE,  George. Cultura e educação no novo entorno. In: SOMMER, L.H.; BUJES, M.I.E. Educação e cultura contemporânea.: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas : Ed. Ulbras, 2006. p.11-22