Diagrama de temas
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Ementa:
A ordem informacional da contemporaneidade vem redefinindo os modos de relação dos sujeitos com o Conhecimento recolocando, em decorrência, o papel sociocultural, concepções e práticas das bibliotecas, em nossa sociedade. As novas possibilidades de acesso à informação implicam compreensões, saberes e fazeres profissionais bibliotecários, sobretudo em contextos sociohistóricos peculiares como o brasileiro. Nesta perspectiva, a disciplina apresenta referenciais desenvolvidos pela Infoeducação -campo de estudos dedicado à problemática das relações entre Informação e Educação- tomando por base resultados de pesquisas em torno da construção de paradigma de bibliotecas pautadas por objetivos de apropriação de conhecimento e cultura. Tem-se como foco privilegiado as bibliotecas em contextos educativos (escolares, públicas, universitárias, comunitárias), tomadas como dispositivos de mediação cultural fundamentais aos processos de construção de significados para a informação.
Objetivos:
Fornecer elementos conceituais e metodológicos indispensáveis à definição e desenvolvimento de bibliotecas em contextos educativos.
Apresentar e discutir concepções e práticas que orientem um novo paradigma de bibliotecas, comprometidas com processos de produção de conhecimento e cultura pelos sujeitos, na contemporaneidade.
Programa:
Informação, Educação e Conhecimento: Infoeducação como diálogo entre campos
Sociedade da informação e construção de conhecimento
Paradigmas culturais e bibliotecas: conservação, difusão, negociação
Mediação e apropriação cultural
Protagonismo cultural e saberes informacionais
Dispositivo e ordem informacional dialógica
Mediações culturais: elementos técnicos, semiológicos, pragmáticos
Mediações pedagógicas: Programa de infoeducação
Metodologia:
- Aulas expositivas
- Palestras
- Visitas
- Discussão de textos indicados para leitura
Avaliação:
- Participação nas aulas; Trabalho final: relatório escrito com o resumo crítico-analítico dos textos de cada aula, das palestras e visita
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PIERUCCINI, I. Informação, Educação e Conhecimento: pressupostos e perspectivas da disciplina. In: SILVA, J.F.M; PALETTA, F.C. Tópicos para o ensino da Biblioteconomia. São Paulo : ECA/USP, 2016. p. 41-55.
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BURCH, Sally. Sociedade da informação/ Sociedade do conhecimento. In: AMBROSI, A.; PEUGEOT, V; PIMIENTA, D. Desafios de palavras: enfoques multiculturais sobre as Sociedades da Informação. Paris : C & F Éditions, 2005. Disponível em: http://www.dcc.ufrj.br/~jonathan/compsoc/Sally%20Burch.pdf . Acesso em: 28 de junho 2017
Para saber mais:
MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo : Loyola, 2001. (NA BIBLIOTECA)
SANTOS, P. L. V. A. da C.; CARVALHO, A. M. G. de. Sociedade da informação: avanços e retrocessos no acesso e no uso da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.19, n.1, p. 45-55, jan./abr. 2009.
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HOGGART, Richard. Molas deslassadas: uma nota sobre os desenraizados e os ansiosos. In: ______. As utilizações da cultura: aspectos da vida cultural da classe trabalhadora. Lisboa: Editorial Presença, 1973. (v. 2).
Para saber mais:
PERROTTI, E. (coord.) A aventura de conhecer: entre a falta e o excesso de informação. Salto para o futuro, v.28,n.15, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf Acesso em: 25 jul 2016
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MORIN, E. Educação planetária: conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. Disponível em: http://edgarmorin.org.br/textos.php?tx=30. Acesso em: 05 ago 2012
Para saber mais:
DELORS, Jacques et al. Um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Brasília : Unesco, 2010. Disponível em:http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf Acesso 30 jun. 2015
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001 Disponível em: http://www.proex.ufrn.br/files/documentos/setesaberesmorin.pdf.pdf Acesso 30 jun. 2015
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PERROTTI, Edmir.; PIERUCCINI, Ivete. Infoéducation: ceci n´est pas une pipe. À la recherche d´une troisième rive”. Mediadoc Apden, Paris, n.16 : 18-21, juin, 2016. (texto em português)
Para saber mais:
PERROTTI, E. (coord.) A aventura de conhecer: entre a falta e o excesso de informação. Salto para o futuro, v.28,n.15, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M.L.L; FUJINO, A.; NORONHA, D.P. Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife : Néctar, 2008. p.47-96. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/Infoeducacao.pdf#page=46 Acesso: 18 mar. 2017
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PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992>. Acesso em: 03 Ago. 2015.
Para saber mais:
OLIVEIRA, Amanda Leal de. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita. 2014. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.27.2014.tde-16102014-104805. Acesso em: 2017-08-04.
PIERUCCINI, I. A informação. In : _____. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. p. 28-49
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23 de setembro (NOTURNO) - Visita à Rede de Bibliotecas escolares do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena/SBC
25 de setembro (DIURNO) – Visita à Rede de Bibliotecas escolares do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena/SBC
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(participação do aluno no evento)
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PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica. In: ______. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. p. 56-166
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PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica. In: ______. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. p. 56-166
CAIRES, Fernanda Medeiros. Biblioteca na Educação: práticas colaborativas e apropriação cultural. São Paulo. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. p. 33-55. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20012015-111621/pt-br.php Acesso: 3 ago. 2015
Apresentação da Aula 9 está no mesmo arquivo da apresentação da Aula 8 : )
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Aula 10 - 23 de outubro • Biblioteca e mediações pedagógicas: a construção de saberes informacionais (I)
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Novos saberes para o século XXI. In: MENDONÇA, R.H.; MARTINS, M. F. (orgs.). Novos saberes para a Educação. Rio de Janeiro : ACERP ; Brasília, DF : TV Escola, 2013. p. 9-25 (TV, educação e formação de professores: salto para o futuro 20 anos, 4) Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/salto_20_anos/vol_4_salto_para_o_futuro_20_anos.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro
Para saber mais:CHARLOT, B. O saber e as figuras do aprender. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre : Artmed, 2000.
PERROTTI, E. Programa de Infoeducação. [s.n.t]
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Aula 11 - 30 de outubro • Biblioteca e mediações pedagógicas: a construção de saberes informacionais (II)
Para saber mais:
PASSOS, Marcos Paulo de. O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais. 2013. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/D.27.2013.tde-07022014-154238. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07022014-154238/pt-br.php Acesso em: 2017-08-04.
PIERUCCINI, I. Biblioteca escolar, pesquisa e construção do conhecimento. In: ROMÃO, L.M.S. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008. p. 41-69
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Estação do Conhecimento Einstein: apropriação e protagonismo cultural
Palestra Solange Maria R. Alberto sobre a implantação e desenvolvimento de um dispositivo de informação e cultura, a partir do diálogo terreno-universidade
Para saber mais:
PERROTTI, E.; VERDINI, A. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. org. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008. p. 13-40
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Oficina de Informação: espaço de acolhimento no universo da cultura da escrita
Para saber mais:
CARNELOSSO, Rose Mara Gozzi. Oficina de informação: conhecimento e cultura na educação infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. doi:10.11606/D.27.2005.tde-14112012-081911. Acesso em: 2017-08-04.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I.; CARNELOSSO, R. M. G. Os espaços do livros nas instituições de educação infantil. In: LIVROS infantis: acervos, espaços e mediações. Brasília : MEC/SEB, 2014. v.7, p.112-150
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Estação Memória: memória/experiência e resignificação da informação
Para saber mais:
FARIA, I. P. Estação Memória: lembrar como projeto. Contribuições ao estudo da mediação cultural. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Palo, São Paulo, 1999
- Entrega de trabalhos (em papel e meio eletrônico)
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BETTELHEIM, B. A luta pelo significado. In: _____. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. p.11-28
BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre : Artes Médicas, 1997.
CAIRES, Fernanda Medeiros. Biblioteca na Educação: práticas colaborativas e apropriação cultural. São Paulo. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. p. 33-55. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20012015-111621/pt-br.php Acesso: 3 ago. 2015
CAMPELO, Bernadete. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n.2, maio/ago.2007.
CARNELOSSO, Rose Mara Gozzi. Oficina de informação: conhecimento e cultura na educação infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. doi:10.11606/D.27.2005.tde-14112012-081911. Acesso em: 2017-08-04.
CARVALHO, A. B. de. Burocracia e educação moderna. In: ____; BRANDÃO, C. F. da. Introdução à sociologia da cultura: Max Weber e Norbert Elias. São Paulo : Avercamp, 2005. p.43-56.
CHARLOT, B. O saber e as figuras do aprender. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre : Artmed, 2000.
COSTA, A. C. G. da. O adolescente como protagonista juvenil. Cadernos Juventude. Disponível em: <http://www.adolec/P/cadernos/capitulo/cap07/cap07.htm>. Acesso em: 17 abr. 2007.
DELORS, Jacques et al. Um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Brasília : Unesco, 2010. Disponível em:http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf Acesso 30 jun. 2015
FARIA, I. P. Estação Memória: lembrar como projeto. Contribuições ao estudo da mediação cultural. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Palo, São Paulo, 1999
FERRETTI, C. J., ZIBAS, D. L., TARTUCE, G. B. P.L. O protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.34, n.122, p.411- 423, maio/ago.2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n122/22511.pdf> Acesso em : maio 2007.
INFORMATION LITERACY: definitions and models. Disponível em: <http//www.dis.shef.ac.uk/literacy/definitions.htm - 18k> Acesso em: 25 nov. 2008
JEANNERET, Y. I. Dispositif. Disponível em : http://ensmp.net/pdf/2005/glossaire/dispositif.doc (Texto traduzido)
Le COADIC, Y. A educação para a informação. In: _____. A Ciência da informação. Brasília : Briquet de Lemos, 2004. p. 112-4
MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo : Loyola, 2001.
MOORE, P. An analysis of information literacy education worldwide. School Libraries Worldwide, 2005 - citeseerx.ist.psu.edu
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001 Disponível em: http://www.proex.ufrn.br/files/documentos/setesaberesmorin.pdf.pdf. Acesso 25 jan. 2015
MORIN, E. Educação planetária : conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. Disponível em: : http://edgarmorin.org.br/textos.php?tx=30. Acesso em: 05 ago 2012
OBERG, M.S. Tempo da informação, tempo do conhecimento: velocidade, contemplação e reflexão. Salto para o futuro, v.28, n.15, 19-27, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf. Acesso 25 jan. 2015
OLIVEIRA, A. L. Informação e conhecimento. Salto para o futuro, v.28, n.15, 11-18, set. 2008.
PASSOS, Marcos Paulo de. O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais. 2013. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/D.27.2013.tde-07022014-154238. Acesso em: 2017-08-04.
PERROTTI, E. Programa de Infoeducação. (impresso com circulação interna e restrita)
PERROTTI, E. (coord.) A aventura de conhecer: entre a falta e o excesso de informação. Salto para o futuro, v.28,n.15, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M.L.L; FUJINO, A.; NORONHA, D.P. Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife : Néctar, 2008. p.47-96
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992>. Acesso em: 03 Ago. 2015.
PERROTTI, Edmir.; PIERUCCINI, Ivete. Infoéducation: ceci n´est pas une pipe. À la recherche d´une troisième rive”. Mediadoc Apden, Paris, n.16 : 18-21, juin, 2016. (texto em português)
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Novos saberes para o século XXI. In: MENDONÇA, R.H.; MARTINS, M. F. (orgs.). Novos saberes para a Educação. Rio de Janeiro : ACERP ; Brasília, DF : TV Escola, 2013. p. 9-25 (TV, educação e formação de professores: salto para o futuro 20 anos, 4) Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/salto_20_anos/vol_4_salto_para_o_futuro_20_anos.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2014
PERROTTI, E.; VERDINI, A. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. org. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008. p. 13-40
PIERUCCINI, Ivete. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e Documentação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. doi:10.11606/T.27.2004.tde-14032005-144512. Acesso em: 2017-08-04.
PIERUCCINI, I. Biblioteca escolar, pesquisa e construção do conhecimento. In: ROMÃO, L.M.S. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008. p. 41-69
RODRIGUES, A. R. As tecnologias da informação. In: ______. Comunicação e cultura: a experiência cultural na era da informação. Lisboa : Ed. Presença, 1994. p. 187-227
RUSSELL, B. O conhecimento inútil. In: _____. O elogio ao ócio. Rio de Janeiro : Sextante, 2002. p.36-46
SANTOS, P. L. V. A. da C.; CARVALHO, A. M. G. de. Sociedade da informação: avanços e retrocessos no acesso e no uso da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.19, n.1, p. 45-55, jan./abr. 2009.
SERFATY-GARZON, Perla. Apropriation. In: DICTIONNAIRE critique de l’habitat et du logement. Paris, Editions Armand Colin, 2003. p.27-30. (tradução Juliana Maria de Siqueira)
SHAPIRO, J. J.; HUGHES, S. K. Information literacy as liberal art. Educom Review, v. 31, n. 2, mar/abr. 1996. (Texto traduzido)
TAKAHASHI, T. org. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília : Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.YUDICE, George. Cultura e educação no novo entorno. In: SOMMER, L.H.; BUJES, M.I.E. Educação e cultura contemporânea.: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas : Ed. Ulbras, 2006. p.11-22