Diagrama de temas
-
Olá, sejam bem vindos nesse espaço onde partilharemos a disciplina de ENAI.
Conforme combinado, irei construindo nesse local (Aula 1) o programa da disciplina, conforme o curso da mesma.
Todo material postado é considerado o conteúdo da disciplina e portanto, matéria dada. Reafirmo que não são slides de aula o conteúdo da disciplina. O conteúdo é tudo o que for trabalhado na forma de texto, capítulo de livro, produtos de dinâmicas, discussão em sala de aula, etc.
Teremos duas grandes avaliações:
1. uma é a prova de leitura na qual será cobrado a leitura dos textos de modo a poder responder o que o autor diz sobre determinado assunto. Não é uma avaliação de opinião sobre determinado texto. Não que isso não seja importante, mas não é nesse momento que isso será considerado. A opinião, a propósito, não é para ser avaliada. Pensar, elaborar ideias, reflexões é o que pretendemos aqui. Para isso é importante "escutar" o que os autores tem a dizer.
2. Na segunda grande avaliação, ai sim, é o trabalho prático e teórico, no qual a sua elaboração sobre as leituras será o foco.
3. Entre estes haverá vários pequenos trabalhos que ao final valerão 1 ponto na média, caso entreguem todos.
4. O programa está em Avisos (consulte)
Apresentação da disciplina
Divisão de grupos
Aula 2: Apresentação e discussão do vídeo: Flávio Gikovate "Construindo o simples: emagrecer" com objetivo de abordar a perspectiva social da obesidade e experiência pessoal da relação com o comer e a comida.
Para solidificar e aprofundar os aspectos tratados no vídeo, serão trabalhados os artigos em anexo.
-
Caros alunos,
Cada grupo deve ler e se preparar para a próxima aula quando haverá um debate sobre:
Obesidade sob diferentes perspectivas
Os textos anexados deverão ser distribuídos entre os grupos (de 3 ou 4 alunos). Se houver mais textos do que grupo, sobrará algum, sem problema.
-
Obesidade e suas diferentes perspectivas: A percepção da obesidade e imagem corporal; Políticas públicas e obesidade; Qualidade de vida e obesidade: Obesidade como perspectiva multifatorial; Aspectos metabólicos; Equipe multiprofissional e obesidade; sofrimento psicológico na obesidade.
Parte 1 Apresentação dos textos e sessão de perguntas
Parte 2 Como abordar esses aspectos na consulta nutricionalObservação: Todos os textos são considerados matéria da disciplina. Agora que discutiram e trabalharam com os textos. Leiam e grifem o que considera importante.
TAREFA AULA 3: Após terem apresentado a síntese do texto lido no grupo e terem respondido as questões feitas pelos outros grupos em sala de aula, trocamos os artigos conforme combinado em sala de aula e cada grupo fará a seguinte atividade:
Com o novo texto preparem uma reflexão (pesquisar) sobre como o tema do artigo pode ser utilizado no diagnóstico alimentar e nutricional, em uma consulta de caso novo e como o tema pode ser trabalhado terapêuticamente em consulta nutricional.
Para trabalhar na aula, façam um slide sobre essa tarefa. Anexar no moodle e trazer na aula do dia 14/09.
Bom trabalho!
BIBLIOGRAFIA PARA O TRABALHO DE OBSERVAÇÃO NOS AMBULATÓRIOS
-
Aula 4:
Aula 4 - 29/08/2017
Bases da comunicação: Estratégias do Aconselhamento Nutricional - Linguagens em consultas.
Atividade: Aula expositiva e Análise de vídeos
2. Leituras referentes a esta aula:
Capítulo 4 (incluído aula anterior) Vide abaixo a referência
Curry, K and Jaffe, A. Nutritional Couseling & Communication Skills. WB Saunders Company, P55-84
Freitas, MCS, Pena, PGL, Fontes, GAV e Silva, DO. Hábitos Alimentares e os Sentidos de Comer. In: Diez-Garcia, RW. e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. P. 3-17.
-
Atvidades: 1. Criar roteiro de atendimento de caso e depois de assistir o filme aplicar a anamnese ao personagem Rulo. 2. Discussão sobre como a história de vida interfere no atendimento nutricional. 3. Filme: Mundo Grua (de Pablo Trapero)
Tarefa: Ler Cap. IV "A Empatia- Chave para o processo do Aconselhamento" anexado abaixo
-
Simulação
O nutricionista em consulta
Estrutura de consulta
-
O gosto na atenção nutricional.
A culinária como campo de intervenção
Aula expositiva
Referência:
DIEZ-GARCIA, Rosa Wanda and CASTRO, Inês Rugani Ribeiro de. A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da Alimentação e Nutrição. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.1 [cited 2017-11-19], pp.91-98. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000100013&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100013.
Scielo
Gosto e prazer na experiência alimentar. In: Diez Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Guanabara Koogan, 2a edição, pag 25-33, 2017.
Capítulo de livro