Programação

  • Nesta seção vamos estudar a teoria da Inflação, que explica a origem da amplitude das flutuações (A_s), o índice espectral (n_s), assim como a estatística das perturbações cosmológicas primordiais (que é, em primeira aproximação, Gaussiana).

    Os slides usados na 1a aula, onde mostramos que a Inflação resolve diversos outros enigmas da cosmologia tradicional (dos quais os mais importantes são o problema da curvatura espacial e o problema do horizonte), estão abaixo - (Inflação 1). Nesses slides vocês também vão encontrar os problemas propostos para essa parte do programa.

    Também se encontra anexo os slides referentes à conexão da inflação com a radiação cósmica de fundo (CMB): índice espectral, razão escalar-tensorial, e uma discussão sobre polarização da CMB.


    Na aula de 4/Outubro eu coloquei o problema que nós devemos atacar nesse momento: combinar os dados de CMB com os dados de supernovas. Em particular, eu pedi uma análise que incluísse \Omega_m, \Omega_\Lambda e w (a equação de estado da energia escura). Caso vocês queiram analisar outros parâmetros ao mesmo tempo, melhor ainda.

    Notem que o desafio agora passa a ser de uma outra natureza: enquanto os dados de supernovas envolvem apenas 3 ou 4 parâmetros, a CMB tem mais de uma dezena de parâmetros relevantes (além dos 6-7 parâmetros cosmológicos, temos 2-3 parâmetros astrofísicos que não são conhecidos de primeiros princípios). Portanto, a técnica que se vale de um grid nos parâmetros acaba sendo excessivamente custosa.

    Portanto, nesse momento devemos procurar por outros métodos para explorar a probabilidade dos parâmetros (a "likelihood"), em particular a técnica de Monte Carlo. Nosso plano até meados de Outubro é, portanto, sermos capazes de rodar um Monte Carlo com dados e teoria de CMB (teoria via CAMB ou Class).