Aperçu des sections

  • Metodologia do Ensino de História II - EDM 418

    Profa. Patricia Raffaini 

    2o semestre - Período vespertino - Terças feiras 14:00 - 17:40



    Conteúdo dividido em 3 grande blocos



    1. História e Identidade 

       

             - Identidade nacional

             - ensino de Indígenas, África e afro-brasileira.

              

    2. História Ambiental


             - meio ambiente, sociedade e história


    3. História Local


           - o micro e o macro

           - patrimônio histórico 

           - estudo do meio



    Habilidades e práticas interdisciplinares



    Análise dos PCNs, Currículo do Estado de São Paulo, BNCC (ensino fundamental)




    Cronograma


    01/08 - Apresentação do programa e da bibliografia do curso


    08/08 - Ensino de História e Identidade

                Eric Hobsbawm - Não basta a História da identidade. In: Sobre História


    15/08 - Ensino de História e Identidade (cont.)

                Rebeca Gontijo - Identidade nacional e ensino de história: a diversidade como “patrimônio sociocultural” In: Ensino de História. Conceitos, temáticas e metodologia


    22/08 - Ensino de História, Identidade e Cultura

                Hebe Maria Mattos - O ensino de História e a luta contra a discriminação racial no Brasil. In: Ensino de História. Conceitos, temáticas e metodologia


    29/08 - O ensino de História Indígena e História Africana e Afro-brasileira. As leis n. 10.639 ( 2003) e 11.645 (2008)

              John Monteiro - O desafio da história indígena no Brasil. In: A temática indígena na história.

              M. A. Bergamaschi - Povos indígenas e ensino de História. In: Ensino de História. Desafios Contemporãneos. 


    12/09 - O ensino de História Indígena e História Africana e Afro-brasileira. As leis n. 10.639 ( 2003) e 11.645 (2008). (cont.)

             M. R. Celestino de Almeida - Identidades Étnicas e culturais. In: Ensino de História. Conceitos, temáticas e metodologia


    19/09 -  História Ambiental e ensino de História.

              Marcos Gerhardt; Eunice Nodari - Aproximações entre História Ambiental, Ensino de História e Educação Ambiental. In:  Ensino de História. Desafios Contemporâneos.


    26/09 - História Ambiental e história indígena. 

              Andrew Gray - O impacto da conservação da biodiversidade sobre os povos indígenas. In: A temática indígena na história.


    03/10 - História ambiental urbana.

              Janes Jorge - Tietê. O rio que a cidade perdeu. 


    10/10 - Ensino de História e História Local

               Helenice Ciampi - Os desafios da história local. In: Ensino de História. Sujeitos, saberes e práticas.


    17/10 - Ensino de História e História Local (cont.)

               Marcia Gonçalves - História Local. o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: Ensino de História. Sujeitos, saberes e práticas.


               


    24/10 - Visita ao Museu Republicano de Itu.

              saída as 13:30 volta as 18:30



    31/10 - Análise dos PCNs, Currículo do Estado de São Paulo, BNCC


    07/11 - Apresentação dos seminários


    14/11 - Apresentação dos seminários


    21/11 - Apresentação dos seminários


    28/11 - Apresentação dos seminários


    05/12 - Entrega dos relatórios e fichas de estágio e dos projetos de ensino 

  • Section 1

  • Section 2

  • Section 3

  • Section 4

  • Section 5

  • Section 6

  • Section 7

  • Section 8

  • Section 9

  • Section 10