Kursthemen

  • 3. August - 9. August

    AULA 01

    • Apresentação da disciplina (Educação, campo maior de aplicação da pesquisa em música, 2013).
    • ET 01 de 1 a 5

  • 10. August - 16. August

    • Seminários: Matheus (Anais 2013)

  • 17. August - 23. August

    • ET 02 (6-10)
    • Leitura coletiva do ET01
    • Intervalo (10 min)
    • SE: Rafael (Monitor PEEG)

  • 24. August - 30. August

    • Leitura do ET 02
    • ET 03
    • SE: Natália
    • Francisco: Práticas (cada um deve apresentar uma prática escolhida nos livros que levaram)

  • 31. August - 6. September

    • FV 01(0,25): Vídeo ilustrativo sobre a Primeira Idade da Música de Walter Wiora: Cave of Forgotten Dreams (Werner Herzog)
    • SE (1,0): Francisco
    • Práticas: Francisco

  • 7. September - 13. September

    • Semana da Pátria. Não haverá aula.

  • 14. September - 20. September

    • Leitura do FV 01 e um pouco do Wiora.
    • Leitura do ET 02
    • SE: Giulia
    • Práticas: Giulia & Matheus

  • 21. September - 27. September

  • 28. September - 4. Oktober

    • Leitura do ET 04
    • FV 02: Entre les murs

  • 5. Oktober - 11. Oktober

    • Leitura do FV 02 (Entre les murs)
    • ET 05: 
    21) Em que consiste o pioneirismo de Guillaume de Machaut?
      22) Explique a diferença entre as profissões de músico da corte e de jograis, menestréis e músicos ambulantes, e suas implicações como meio de vida, segundo Raynor.
        23) Por que ao desenvolvimento da escrita musical, segundo Wiora, correspondeu uma perda do papel produtivo do executante?
          24) Explique o que Lechter chama de "concepção arquitetônica da música" e quais suas consequências na prática musical, a partir do século XVII.
            25) Por que nesse período "desenvolveu-se (...) uma vida musical independente de funções cotidianas" e em que termos?


            • Prática: Francisco

          • 12. Oktober - 18. Oktober

            • Dia da Criança. Nossa Senhora Aparecida. Não haverá aula.

          • 19. Oktober - 25. Oktober

            • Não haverá aula porque integro a banca para Prof. de Flauta.

          • 26. Oktober - 1. November

            • ET 06

            26) Explique a "desintegração dos últimos elementos objetivos" que se opera no século XIX, segundo Lechter.

            27) Por que o Lied, segundo Leuchter, é "uma das formas mais significativas" do século XIX?

            28) Por que a "separação da música das funções cotidianas levou à criação de salas de concerto"?

            29) Qual a principal razão por que Schurmann considera que o sistema tonal consumaria uma linguagem musical?

            30) De que maneira o cantochão "garante uma certa sobrevivência da música da civilização grego-romana"?

            • Prática: Giulia (FALTOU!!!)
            • Leitura do ET 05

          • 2. November - 8. November

            • FInados. Não haverá aula.

          • 9. November - 15. November


            • ET 07
            • 31) O que explicaria em parte a "riqueza de funções sociais da música da terceira idade"?
                32) Descreva os dois processos apontados por Wiora na IV idade, que decorreram da diáspora da música europeia pelo mundo.
                  33) O que contribuiu para a formação de um público mundial?
                    34) Enumere e explique 5 contradições que surgem na IV idade.


                  • SE: Eduardo

                • 16. November - 22. November

                  • ET 08

                  35) Descreva e explique os seis aspectos referentes às descobertas eletro-acústicas, assinalados por Wiora.

                  36) Como Harnoncourt explica o culto ao passado em consequência do distanciamento da música dita séria contemporânea?

                  37) O que a Flauta Mágica de Mozart teria como traço principal que foi perdido na IV idade?

                  38) Quais os principais os principais fetiches que Adorno afirma dominarem a música? Explique cada um deles.

                  • Leitura do ET 07
                  • Prática: Natália

                • 23. November - 29. November

                  • ET 09
                  • Leitura do ET 08

                  39) Quais as consequências do processo de desconcentração e de incapacidade de apreender a totalidade?

                  40) Explique o que Harnoncourt critica na educação musical atual.

                  41) Descreva e explique as seis observações introdutórias de Bellard-Freire cuja finalidade é delinear algumas características gerais do ensino superior de música.

                  42) Qual a consequência da centralização do universo musical dos cursos superiores de música nos modelos de um período determinado?

                  43) Qual a consequência na função de Comunicação da concepção de verdade transmitida como modelo estático e cristalizado?

                  • Prática: Matheus

                • 30. November - 6. Dezember

                  • FV 03: Pro dia nascer feliz
                  • ET 10
                  44) Por que considerar arte ou música como linguagem é uma questão polêmica?
                    45) De que maneira o estrelismo social esvazia a música de seus significados simbólicos?
                      46) Como a Universidade se omite de seu papel de formação global do indivíduo?
                        47) Como a reprodução de repertórios de outras épocas serviria também para conservar relações sociais e econômicas dessas épocas?
                          48) Por que a aparente isenção politica dos currículos é enganosa?


                          • Leitura do ET 09
                          • Prática: Eduardo

                        • 7. Dezember - 13. Dezember

                          • ET 11

                          49) Por que questionar os currículos de graduação em música é questionar seus papel social?

                          50) Qual a forma dupla que agem os professores dos cursos de graduação em música?

                          51) O que é dialética?

                          52) Explique cada uma de suas características?

                          53) Descreva e explique os sete princípios propostos pela autora para a aplicação no ensino da música.

                          54) O que significa pedagogia da divergência, segundo Gadotti?


                          • ET 12
                          • 55) Quais as áreas de estudo sugeridas pela autora? Explique cada uma delas.

                            56) Quais as áreas de estudo que você proporia? Explique cada uma.

                            57) O que significa a função orgânica do professor, segundo Gramsci?

                            58) Qual o papel do professor, segundo Gadotti?

                            59) Quais as consequências de resgatar-se a implicação política do ensino e abandonar-se conteúdos pretensamente neutros?

                            60) O que a autora quer dizer com "aparente neutralidade em que os cursos de música, frequentemente, se colocam"?



                        • 14. Dezember - 20. Dezember

                          • Entrega dos portfólios
                          • Resumo:
                          • 15 aulas
                          12 ET (0,5)     =  6,0
                          03 FV (0,25)   =  0,75
                          1 SE (1,0)       =   1,0
                          PF (2,25)        =   2,25

                                       Total   = 10,0