Diagrama de temas

  • Aula 1 - 2/8 - Apresentação

    Na primeira parte da aula (8:00-10:00) foi apresentado o programa do curso, e a proposta de trabalho final foi debatida entre os alunos. A proposta é a construção coletiva de um livro sobre Jane Jacobs, uma das principais pensadoras sobre a cidade e o urbanismo na segunda metade do século XX, figura carismática a partir da qual podem ser compreendidos tanto as propostas da primeira metade do século XX - as propostas modernistas, o chamado "urban renewal", as propostas descentralizadoras ligadas à Cidade Jardim e às Siedlungen alemãs das décadas de 1920 e 1930 - quanto as críticas ao moderno a partir da década de 1960, incluindo processos como a gentrificação e as estratégias de preservação cultural.

    Na segunda parte da aula a turma foi dividida em grupos, que trouxeram seu conhecimento prévio sobre Jane Jacobs, e primeiras hipóteses para o desenvolvimento de trabalhos. 

    De uma forma geral, na visão dos estudantes a figura de Jane Jacobs foi associada à nossa sensibilidade contemporânea sobre cidades: fachadas ativas, ruas-corredor, usos mistos, segurança promovida pelos usuários, respeito ao tecido urbano tradicional. 

    Hipóteses de trabalho que apareceram: a pertinência da aplicação das análises de Jane Jacobs para o Brasil e São Paulo; o repertório de Jane Jacobs; a relação de Jane Jacobs com a geopolítica global e a guerra fria; como o pensamento de Jane Jacobs chegou ao Brasil; o livro "morte e vida das grandes cidades" perdeu a palavra "americanas" em sua tradução para o Português. Será que isso aconteceu quando o livro foi traduzido para outras línguas?;  É possível verificar a cidade de Jane Jacobs nas periferias de São Paulo e das grandes cidades brasileiras?;  Qual foi a recepção à obra de Jane Jacobs na época de seu lançamento? ("morte e vida das grandes cidades" foi lançada em 1961, "the economy of cities" foi lançada em 1969.

    Clique aqui para acessar "Lendo Jance Jacobs" a síntese de "morte e Vida das Grandes Cidades" realizada pelos alunos da AUH 240 em 2016. Posteriormente o material foi editado na revista Políticas Públicas e Cidades como Lendo e Compartilhando Jane Jacobs

  • Aula 2 - 9/8 - parte 1

    Nesta aula, das 8:15 às 10:00 teremos uma conversa com José Roberto Barreto Lins, editor da Editora Anna Blume, que realizou a proposta de produção do livro sobre Jane Jacobs. José Roberto vai conversar com o grupo para compartilhar o que constrói um bom livro na área do urbanismo.


    - Para quem se destina este livro? O livro é um exercício de poder e de respeito com o leitor.

    O livro pode operar para dois tipos de leitor: Aquele que já conhece um pouco sobre Jane Jacobs e tb aquele que não sabe nada. Um texto de introdução. 

    Apontar o que não está divulgado ainda da obra de Jan Jacobs. Apontar, dar pistas para o leitor da importância das proposições dela. Mapear 3-5 tópicos, uns 5 artigos com novas leituras. Uma introdução contextualizando e apresentando a autora. Umas 40 páginas. Artigos de 20 páginas é um bom tamanho. 50.000 caracteres com espaços. 150 páginas seria um bom tamanho. 

    - já há um conhecimento e um repertório estabelecido sobre este assunto

    - devemos acrescentar alguma coisa sobre este tema. Porque publicamos esse livro afinal?

    - forma de expressão para estabelecer esta comunicação.  


    A Anna Blume publicou a recepção de Judith Butler no Brasil

    Podem ter ilustrações. Em tons de cinza. Abertura de capítulo pode sem em imagens. 

    O livro precisa ter um posicionamento comum?

    Evento de lançamento é importante. Se tiver uma fala no evento de lançamento, uma mesa, isso é bom. Usar também as redes sociais. Materiais de complementação são interessantes também para a divulgação. 



  • Aula 2 - 9/8/2017 - parte 2

    10:30 - 12:00 - Aula expositiva: Os projetos de reconstrução do pós-segunda guerra mundial e o Urban Renewal.

    Texto de apoio: Jose Luis Sert, "Can our Cities Survive?" (1942)




    Fontes e Bibliografia:

    Fontes primárias:

    1944 United Kingdom Town Planning Act

    1946 United Kingdom New Towns Act


    Bibliografia:

    Hannah Chapman, Moscow's Seven Sisters

    Christopher Klemek, The Transatlantic collapse of Urban Renewal. Chicago: University Press, 2011

    Nabil Bonduki e Ana Paula Koury, Os Pioneiros da habitação social, vol 2: Inventário da produção pública no Brasil entre 1930 e 1964. São Paulo: SESC/ed. UNESP, 2014.

    Anthony M. Tung, "The heritage of war: Warsaw", in: Preserving the world's great cities. New York: Three Rivers, 2001. 

    Jose Luis Sert, Can our cities survive? Cambridge. Mass: Harvard University Press, 1947 [1942]


    Filmografia:


     Charley in New Town. Londres: Central Office for Information, 1948.


    . Nigel Fowler Sutton, Moscow's Unrealized Plans, 1930-1950 (2012).


  • Aula 3 - 16/8

    Visita a campo: a cidade de Prestes Maia, 1940-1950

    Ponto de Encontro: Instituto Pólis, Rua Araújo 128 (8:00)

    Roteiro: Avenida Ipiranga, Avenida São Luiz, Biblioteca Mário de Andrade, Rua Xavier de Toledo, Galeria Prestes Maia, Praça da Bandeira, Mirante Nove de Julho

    Debate sobre o estudo de caso do Mirante Nove de Julho


  • Aula 4 - 23/8

    8:00 – 10:00 – Os projetos de reconstrução no pós-segunda guerra mundial e o "urban redevelopment" / O coração da cidade e a invenção da disciplina do “Desenho Urbano”

     

    Textos de apoio:

    - Jose Luis Sert e E.N. Rodgers (ed) , “The heart of the City”. London: CIAM, 1952. 

    - Eric Mumford, “Defining Urban Design". New Haven/London: Yale University Press, 2009. 

     

    10:00 – 12:00 – discussão de primeiras hipóteses de texto para o trabalho final, por grupos.

    Entrega ao final da aula: composição definitiva do grupo e tema do trabalho

  • Aula 4 - 30/8

    SIICUSP. 

    As aulas foram suspensas para participação dos alunos no SIICUSP.

    Proposta: entrega de fichamento de sessão temática no SIICUSP. 

  • Aula 6 - 13/9

    8:00 - 10:00 - Lendo "morte e vida das grandes cidades". Texto para discussão: Jane Jacobs, "Morte e vida das grandes cidades" (introdução).


    10:00 - 12:00 - Escrevendo sobre a cidade e o urbanismo: clareza, concisão, precisão e estilo - Oficina de texto

    professora convidada: Vanessa Correa (Jornalista Folha de S. Paulo/DPH)



  • Aula 7 - 20/9

    08:00 - 10:00 - São Paulo em transição de modelos: os edifícios Montreal e CBI-Esplanada

    a introdução da periferia no debate público: Ademar de Barros, Jânio Quadros e Padre Lebret


    Textos de apoio:

    Anat Falbel, “CBI-Esplanada: memória e futuro de um edifício moderno em São Paulo”. Docomomo Brasil 5 (anais), 2003.

    Adriano Duarte e Paulo Fontes: "O populismo visto da periferia: adhemarismo e janismo nos bairros da Mooca e São Miguel Paulista, 1947-1953". Cadernos AEL 20/21, 2004.


     

    10:00 – 12:00 – Trabalho em grupos. Entrega: proposta de trabalho final a ser realizado pelo grupo, com a estrutura do trabalho, as fontes a serem tratadas, as atribuições individuais.



  • Aula 8 - 27/9

    Lendo “The economy of cities” (1969)

    Texto de apoio: Jane Jacobs, The economy of cities. New York: Random House, 1969.

  • Aula 9 - 4/10

    Debates da década de 1970: O “advocacy planning”

     

    Texto de apoio:

    Robert Goodman, “After the Planners”. London: Pelican, 1971.

  • Aula 10 - 11/10

    8:00 - 10:00 - "A vida social dos pequenos espaços" - Desenho urbano e espaços públicos na década de 1970. 

    Texto base: William Whyte, "The Social Life of Small Urban Spaces (1980)" e vídeo The Social Life of Small Urban Spceces"


    10:00 - 12:00 - filme "Citizen Jane"

  • Aula 11 - 18/10

    08:00 - 10:00 - A virada dos anos 1980 e os grandes projetos urbanos

    Texto de referência - Susan Fainstein, "City Builders" (1994).


    10:00 - 12:00 - finalização da primeira versão dos textos


    12:00 - entrega da primeira versão dos textos

  • Aula 12 - 25/10


    Das 8:00 às 10:00 - A década de 1990 e o Novo Urbanismo; o debate sobre o urbanismo no Brasil na década de 1990.

    Texto de referência: A "Carta do Novo Urbanismo" (1999). Versão original em inglês e tradução em português


    das 10:00 as 12:00: debate sobre a capa do livro e sobre as informações que vão constar da linha do tempo.

  • Aula 13 - 1/11

    08:00 - 10:00 - A década de 1990: volta ao tecido urbano histórico e os processos de gentrificação


    Texto de apoio:

    Sharon Zukin, “Patrimônio de quem? Cidade de Quem?”. In: Renato Cymbalista, Sarah Fedman e Beatriz Kühl (orgs), Patrimônio Cultural, memória e intervenção urbana. São Paulo: Anna Blume, 2017.


    10:00 - 12:00 - trabalho no AI

  • Aula 14 - 8/11

    Comuns urbanos, urbanismo tático, novas ocupações de espaços públicos

    Textos de apoio:

    Mike Lydon e Anthony Garcia, Tactical Urbanism: short term action for long-term change. Washington: Island Press, 2015 Jeroen Beekmans e Joop de Boer, Pop-up-city: city making in a fluid world. Amsterdam: BIS Publishers, 2014.

    Philipp Oswalt et. al. Urban Catalyst: the power of temporary use. Berlin: DOM Publishers, 2013.


    Neil Brenner, “Is tactical urbanism an alternative to neoliberal urbanism?” (2015). Disponível em: http://post.at.moma.org/content_items/587-istactical-urbanism-an-alternative-to-neoliberal-urbanism


  • Aula 15 - 22/11

    08:00 às 12:00 - trabalho para a entrega final

    Os grupos devem entregar o trabalho até as 12:00. Se houver necessidade de complementar o trabalho, aqueles que entregarem até as 12:00 podem fazer uma nova entrega, e podemos conversar sobre o novo prazo. 


     

  • Entrega 1/12

    Para os grupos que consideram que precisam ainda retrabalhar a entrega final.


  • Tema 18