Topic outline

  • auh-514 Avaliação

    AVALIAÇÃO da disciplina composta por três atividades:

    1.Filme, texto e participação: discussão, fichamento relacionando texto e filme, participação (02 pontos) entrega 13/09 

    Filme: A Controvérsia de Valladolid. Dirigido por Jean-Daniel Verhaeghe, França,1992. 

    Texto: NOVAIS, Fernando. Condições de privacidade na colônia in: Duby, G; Ariès, P. História da Vida privada v.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, pp 13-40 e participação em aula conjunta escravidão e colonização.


    2.Fichamento: Texto para Discussão em sala (01 ponto) entrega até 15/11 

    O Fichamento deverá conter a correta referência do texto indicando nome do autor, título da obra, local e data de publicação e páginas. O conteúdo deverá permitir a compreensão da idéia central do texto e da forma de argumentação e desenvolvimento do tema analisado. Para todos os textos produzidos deverão ser indicadas as referências obtidas de outras produções sejam elas livros, sites, vídeos, etc. Caso as fontes não sejam indicadas o trabalho não será considerado para efeito de avaliação. 


    3. Produção e apresentação do Jogo (07 pontos) primeira entrega em 18/10 ; entrega final 29/11 

    Primeira entrega :indicar temas, problemas e bibliografia de apoio. Apresentar versão preliminar do jogo de forma a que possamos experimentar em classe e avaliar o que falta para a finalização.Nesta entrega deve ser explicado como organizaram as tarefas e atividades no grupo (02 pontos) 

    Entrega final: texto, de no máximo 5 páginas, explicando as escolhas de pessoas, lugares, datas, objetos. Explicitar a bibliografia utilizada como referência, os problemas e temas escolhidos. (02 pontos) ; jogo finalizado que será praticado em aula 

    Produção do Jogo (03 pontos) Organizados em equipes, cada equipe deverá ter no máximo 15 alunos. Os grupos devem desenvolver o desenho e produzir o tabuleiro, fichas, peões e todo o material necessário para o jogo. O tabuleiro deve ter 120 casas e deve haver 6 peões.

    Os jogos devem contemplar o arco espaço-temporal da disciplina tendo, obrigatoriamente perguntas sobre pelo menos 4 dos seguintes temas: 

    construção da modernidade européia ; 

    colonização e escravidão ; 

    estruturas do habitat no Antigo Regime ; 

    dimensões publico e do privado na época moderna ; 

    tempo como prática social ;

    cidade e poder ; 

    as revoluções.

    Cada grupo deverá elaborar no mínimo 108 fichas ( 27 fichas para pessoas, 27 lugares, 27 datas e 27 objetos) e no máximo 180 fichas (45 fichas para pessoas, 45 lugares, 45 datas e 45 objetos). Os temas devem estar relacionados nas fichas de pessoas, lugares, datas, objetos. Cada ficha tem que possuir 10 dicas para aquela pergunta. Os grupos devem indicar como organizaram a realização do trabalho e sub-equipes responsáveis pelos diversos temas.

  • Grupos de Trabalho

    Grupo 1 (18)


    Débora Bruno

    Victor Sá

    Beatriz Falleiros Mello

    Igor Gomes

    Marina Marques

    Marina Martins

    Rogério Rosa

    Giovanna Lejanoski

    Isabela Leite

    Ester Borges

    Mirella Donatello

    Mariana Meletti

    Giovanna Campedelli

    Thomas Yano

    Larissa Onishi

    Rebeca Camargo

    Pedro Ruocco

    Lucas Gobatti

    ------------------------------------------------------

    Grupo 2 (18)


    Ana Paula Esteves

    Julia Flock

    Mariana Ferreira Silva

    Eduardo Motidome

    João Montagnini

    Alice dos Anjos

    Malu Macedo

    Gabriel Souza

    Larissa Gabrielle

    Camila Souto

    Márcio Sartorelli

    Helena Breyton

    Alberto Barbato

    Luiz Fernando

    Laura Trimer

    Bruno Godoy

    Luiza Lemos

    Vitória de Azevedo

    ------------------------------------------------------

    Grupo 3 (18)


    Mariana Yoshimura

    Thayná Rodrigues

    Vitor Shimoda

    Paulo Tadashi

    Camila Rosa

    Beatriz Bittencourt

    Adryel Nascimento da Silva

    Ana Paula Havashida

    Fernanda Xavier

    Conrado Freire

    Leticia Macellari

    Caroline Manolio

    Alexandre Abuhab

    Giancarlo Lopes

    André Capocchi

    Nicolas Figueiredo

    Bruno Coloma

    Jéssica Marcolino

    ------------------------------------------------------

    Grupo 4 (17)


    Eliza Ribeiro

    Gabriele Araújo

    Júlia Frezza

    Laura Sayuri

    Daniele Gomes

    Guilherme Dias

    Bruno Hatanaka

    José Beltrami

    Isabela Romanetto

    Tomas Barbieri

    Andrew Leal

    Laura Yamashita

    Marco Christini

    Márcia Magalhães

    Beatriz Figueiredo

    Renato Santos

    Vera Simões

  • Aula 1 Idade Moderna nova temporalidade

    02/08 Apresentação da disciplina / Idade Moderna: nova temporalidade Movimentos de ruptura, processos de continuidade.

    Texto de apoio: S.Gruzinski. A passagem do século, 1480-1520: as  origens da  globalização. São Paulo: Companhia das Letras,1999.


    Atividade: Jogo Perfil

  • Aula 2 A construção da Europa

    09/08 A noção crise e processos de contato e expansão, a construção da Europa. Modernidade.

    Textos de apoio: LeGoff  "O tempo do trabalho na crise do século XIV" in: Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa, Estampa, 1980. pp 61/73

  • Aula 3 Espaço e poder no renascimento

    16/08 Espaço e poder renascimento, estado, a construção da consciência européia.

    Textos de apoio: Jean Delumeau. A civilização do Renascimento.Lisboa: Ed Estampa, 1994 ; 

    Jacques Le Goff Deve a historia ser dividida em pedaços.

  • Aula 4 Expansão européia e colonização

    23/08  Viver na colônia.

    Texto de apoio: NOVAIS, Fernando. Condições de privacidade na colônia in: História da Vida privada v.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, pp 13-40

  • Aula 5 Filme e discussão conjunta

    30/08 APRESENTAÇÃO PIBIC 

    ATIVIDADE CONJUNTA FILME E DISCUSSÃO AS 18HS A Controvérsia de Valladolid. Dirigido por Jean-Daniel Verhaeghe. França. 1992.

  • Feriado semana da pátria.

    06/09 Feriado

  • Aula 6 escravidão e colonização

  • Aula 7 escravidão, família e raça

    20/09 Escravidão, família e raça.

    Texto de apoio:Robert Slenes Na senzala, uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava. Campinas, Unicamp, 2011(2a ed)


  • Aula 8 Sociedade de corte

    27/09 A sociedade de corte.

    Textos de apoio:Norbert Elias. "Estruturas e significado do habitat" in; A sociedade de corte. Lisboa: Estampa,1995 pp 19/40 ; E. Auerbach "La cour et la ville" in: Ensaios de literatura ocidental. São Paulo: Ed 34,2007, pp211/279


  • Aula 9 Público/Privado

    04/10 Relações entre público e privado família e privacidade. 

    Textos de apoio: P Aries."Da família medieval à família moderna" In: História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara,1981 pp 255/272

    Trabalho em classe: Desenvolvimento da forma e desenho do jogo

  • Aula 10 Morar e trabalhar nas cidades

    11/10 Morar e trabalhar na cidades XVIII.

    Textos de apoio:Antigo Regime nos trópicos, vida urbana e poder local Ronaldo Vainfas e Rodrigo Bentes Monteiro(org). Império de várias faces. São Paulo: Alameda,2009, pp 25/48 ; 

    Robert Darton O grande massacre dos gatos. Rio de Janeiro: Graal,1996 pp 141/148

  • Aula 11São Paulo / Trabalho em classe

    18/10 Trabalho em classe: Desenvolvimento do jogo.Trabalho em grupo. 

    Entrega Parcial a ser discutida e avaliada

  • Aula 12 Dimensões urbanas Brasil sec XVIII/XIX

    25/10 Dimensões urbanas Brasil XVIII/XIX 

    Textos de apoio:Paulo César Garcez Marins. Através da rótula. São Paulo, Humanitas, Saint Hilaire e Mawe (Documento);


  • Aula 13 Iluminismo e revolução

    01/11 Iluminismo e revolução Rupturas e continuidades: cidades e poder público e privado.

    Textos de apoio: Hanah Arendt, Da Revolução. São Paulo/Brasilia, Atica/UNB, 1988; 

    Michelle Perrot Os excluídos da história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988 pp 53/80; 213/234; R Williams."Cidades de treva e luz" in: O campo e a cidade. São Paulo: Companhia das Letras, pp 291/313 


    Dimensões dos mundos do trabalho.

    Textos de apoio: E.P. Thompson."Tempo, disciplina e capitalismo industrial" in Costumes em comum. São Paulo:Companhia das   Letras, 1998

  • Aula 14 Cidades e revolução

    08/11 Cidades para quem?

    Textos de apoio: E.Hobsbawm "Os resultados humanos da revolução industrial" In: Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro:Forense, 1979

  • Feriado

    15/11 Feriado: Proclamação da República.



  • Aula 15 Trabalho em classe

    22/11 Trabalho em classe: Desenvolvimento do jogo.Trabalho em grupo.


  • Aula 16 apresentação dos trabalhos

    29/11 Apresentação dos trabalho/ jogo