Kursthemen

  • Abschnitt 1

  • Abschnitt 2

    História das mentalidades

    Texto: "Chaves do mistério" (Ginzburg)

    https://www.youtube.com/watch?v=QKdfsVBP20E

    https://www.youtube.com/watch?v=xr0xOQ48Wzs&t=141s


  • Abschnitt 3

     Informação analógica e informação digital


  • Abschnitt 4

      Cibercultura

    (Ler capítulos 3, 6 e 9 do livro Cibercultura)

    O que é o virtual:

    https://www.youtube.com/watch?v=sMyokl6YJ5U


    A comunicação mutante:

    https://www.youtube.com/watch?v=VH5BPc2p3dc


    Roger Chartier:

    https://www.youtube.com/watch?v=ZCji5oJZ-rc

  • Abschnitt 5

    Semiótica da Cultura e da Comunicação

    Texto: "O crescimento das mídias e dos signos" (Santaella)


    Sempre um Papo:

    https://www.youtube.com/watch?v=XhRgfLuZXNY&t=8s

  • Abschnitt 6

    Cultura da Conexão 

    https://www.youtube.com/watch?v=ncouFwTR6Qg

  • Abschnitt 7

         A narrativa transmídia e a cultura da convergência

    Ler os dois capítulos abaixo do livro Narrativas Transmídia


    Narrativa transmídia: conceituação e origens. Vicente Gosciola

    Transmidiação, entre o lúdico e o narrativo . Yvana Fechine


    Cultura da Convergência - Henry Jenkins on transmedia Legendado em português

    https://www.youtube.com/watch?v=bV8C3q0DIYI


    Entrevista com o prof Dr. Denis Porto Renó sobre transmídia e suas complexidades. Este vídeo é parte integrante do projeto de extensão Tecnologia em TV Digital sob responsabilidade do professor Dr. Francisco Machado Filho

    https://www.youtube.com/watch?v=Ba4NPk-09Ow

    Marchall McLuhan sobre as mídias

    https://www.youtube.com/watch?v=fvRMpS-aGLE

  • Abschnitt 8

    A sociedade transestética (ler capítulos 1 e 6)

    O valor da liberdade:

    https://www.youtube.com/watch?v=jNN0zJgCUb8&t=27s


    LIpovetsky

    https://www.youtube.com/watch?v=O1hGYHMZXDg

    https://www.youtube.com/watch?v=O1hGYHMZXDg


    Press, pause, play:

    https://www.youtube.com/watch?v=dKJEYAHJh28


  • Abschnitt 9

    Software livre e cultura digital


    https://culturaecomunicacao.com.br/


    https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/34884




  • Abschnitt 10

    ·         A memética e o antropoceno

     O DNA das idéias

    https://super.abril.com.br/ciencia/o-dna-das-ideias/#


    LEAL-TOLEDO, GustavoEm busca de uma fundamentação para a Memética. Trans/Form/Ação [online]. 2013, vol.36, n.1, pp.187-210. ISSN 0101-3173.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732013000100011.


    Richard Dawkins | Memes | Oxford Union - Legendado PT-BR

    https://www.youtube.com/watch?v=IZB5fcKVhQc&t=396s

    Os memes colonizam nossas mentes (Daniel Dennet)

    https://www.youtube.com/watch?v=M5UWcK9Znf4

    Antropoceno (Canal Futura)

    https://www.youtube.com/watch?v=RY_U3tCze5Y&t=166s

  • Abschnitt 11

    Realidade aumentada e o pós-humano


    Introdução a realidade misturada (Mixed reality)
    https://pt.slideshare.net/fpalamedi/introducao-a-realidade-mistrada

    A realidade virtual e aumentada nos levará à era do conhecimento? | Zenka | TEDxJacksonHole
    https://www.youtube.com/watch?v=2FA-IuDTMjE

    A glimpse of the future through an augmented reality headset | Meron Gribetz
    https://www.youtube.com/watch?v=H9ZOpQzjukY&t=524s

    REALIDADE AUMENTADA APLICADA ÀS BIBLIOTECAS:
    https://prezi.com/jkzwjqbmdexh/realidade-aumentada-aplicada-as-bibliotecas/


     PDF do Poster de Bruno Pimentel http://bit.ly/AR-poster

    O PDF da comunicação que foi aceita para o ABCiber http://bit.ly/a-voz-da-maquina

  • Abschnitt 12

    Apresentação de trabalhos e discussão em classe.

    Amanda, GabrielaN. e Nathalia Rosa

    Augusto

    Caio, Erick e Natahalia Escarlate

    Cicera e Samayra

    Clara

    Fernando e Janaina

    Helio Ohmaye

    Livia

    Plinio

    Gabriela

    Piterson

    Vitor


  • Abschnitt 13

    Apresentação de trabalhos e discussão em classe.


    Como algoritmos moldam nosso mundo

    https://www.ted.com/talks/kevin_slavin_how_algorithms_shape_our_world?language=pt-br#t-9526


    Somos todos ciborgues

    https://www.ted.com/talks/amber_case_we_are_all_cyborgs_now

  • FORMAS DE AVALIAÇÃO

    Frequência: O aluno pode ter até 4 faltas ao longo do curso. Cinco faltas acarretam reprovação.


    Trabalho final: O aluno poderá produzir, sozinho ou em grupo de até três pessoas, trabalho final em formato livre (artigo monográfico, estudo de caso, seminário, produção midiática ou produção artistico/cultural). Todos devem ter referência bibliográfica e, quando não for artigo, relatório de até 10 páginas com justificativa, metodologia empregada e resultados esperados).

  • Abschnitt 15

  • Abschnitt 16