Topic outline
-
-
Nesta pasta estão textos complementares às discussões feitas em aula. Minha sugestão é que vocês avaliem e leiam de acordo com os interesses. Em alguns momentos iremos focar nossa discussão sobre tais textos, mas creio que seria interessante uma certa liberdade de escolha por parte de vocês.
-
O extrato abaixo foi retirado do livro de Sewell, 2005, cap 7 pag. 205. Leia o extrato e comente a possibilidade de que um indivíduo pertença a mais de uma cultura ao mesmo tempo. Como essa possibilidade se relaciona com a noção de cultura como estrutura discutida ao longo do curso.
"Consider an immigrant Bengali chemical engineer who lives and works in Houston hardly a freak in the contemporary world. Such a person participates simultaneously in an American culture, a Bengali culture, and an international scientific and engineering culture among others. Each of these cultural structures or systems has its own language, sets of symbolic distinctions, schemes of hierarchical judgment, modes of authority, and so on, but none of them has clear geographical or sociological boundaries precisely because some persons inhabit all of them simultaneously and blend or mix them in the course of their daily activities. "
-
Coloque aqui os termos e conceitos que merecem ser melhor conhecidos
-
BLOCO I: CULTURA como ESTRUTURA
Origens e uso da Noção de cultural. Cultura e estrutura social.
-
Para discussão em classe
-
Para discussão em classe
-
Dimensões sincrônica e diacrônica e a teoria dos eventos
-
BLOCO II: Rituais de interação e o papel das emoções nos agrupamentos sociais
-
Bloco III - Aplicações Educacionais sobre os temas de cultura e rituais de interação
-
Bloco III - Multilogicidade e abordagem "multi level"
-
Bloco IV - Instrumentos e Métodos de análise - clima emocional e prosódia
-
Em grupo de dois ou três integrantes, postar um texto autoral de no máximo 3 páginas que especifique uma questão pertinente ao domínio da cultura didática e dos Rituais de Interação. Justifiique a questão como sendo de fato parte da cultura didática e dos IRs, descrevendo esquemas de ação e recursos, focos de atenção, humor partilhado, energia emocional etc. e discuta a forma de tratar essa questão em termos de pesquisa educacional.
-
caros alunos
Estou anexando a filmagem do ano de 2016 juntamente com o gráfico do clim emocional. A idéia é que cada um busque identificar e caracterizar um evento a partir do gráfico do clima emocional. Anexei um texto de localização de evento, feito por um aluno do ano passado tb.
-
Poste aqui o texto desritivo da atividade da classe
-
esta pasta contém as propostas de eventos
-
-
Bloco IV - Instrumentos e Métodos de análise - Prosódia
-
Artigo obre estudo de sala de aula onde se focaliza os movimentos corporais, gestos entonação de voz
-
Bloco IV - Instrumentos e Métodos de análise - reconhecimento e análise facial
-
Texto sobre pesquisas recentes sobre Reconhecimento facial
-
Texto tem uma boa introdução sobre reconhecimento facial
-
Bloco IV - Instrumentos e Métodos de análise - uso de Oxímetros
-
Sobre o uso de Oximetros
-
Poste aqui o grafico do seu oxímetro - Coloque o nome da seguinte maneira - suenome_Brams_2017
-
Poste aqui o texto onde vc defende a localização de um evento. Coloque o nome do arquivo da seguinte forma: SEUNOME_evento_Brams_oximetro2017
-
Poste aqui o trecho do video localizado usando o gráfico do oxímetro. O tamanho máximo do vídeo é de 50Mb.
-
-
Caros
Postem aqui o texto fina da disciplina. Como expliquei em classe , o texto pode ser mais autoral ou mais acadêmico. A escolha é de vcs. No entanto, mesmo um texto autoral não é um "ensaio", onde se escreve de maneira completamente livre. Há necessidade de um diálogo com os autores e textos lidos.
-