Topic outline
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Tópicos:
• Informações, procedimentos e planejamento da disciplina
• Mapeamento conceitual
• O que é conservação biológica?
• Por que conservar? Valores e éticas de conservação
Atividades: Apresentação e Aula expositiva
Bibliografia:
PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. O que é Biologia da Conservação. In: Biologia da Conservação. Londrina, Ed. Planeta. Cap. 1, p. 5-9. (Moodle).
CALLICOTT, J. B. Whither conservation ethics? 1990. Conservation Biology, v. 4, n. 1, p. 15-20 (Moodle).
NOVAK J.D. e CAÑAS A.J. 2010. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, 5(1): 9-29 (Moodle).
Compromisso do aluno: LER referências da aula
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Tópicos:
1. Biodiversidade e escalas: revisão
2. Alvos de conservação: espécies-bandeira, espécies-chave; espécies focais; espécies guarda-chuva
Atividades: Aula expositiva
Bibliografia:
Básico:
PRIMACK, R. B. et al. 1998. Fundamentos de Conservación Biológica. México, D.F., Fondo de Cultura Economica, p. 59-69 e 72-88. (Moodle).
Complementar:
HARRISON, I. J. et al.2006. What is Biodiversity? Synthesis document. Network of Conservation Educators and Practitioners, Unpublished Manuscript (Moodle).
Compromisso do aluno:
• Ler textos da aula.
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Tópicos:
1. Introdução
2. Vulnerabilidade das espécies à extinçãoAtividades: Aula expositiva e Mapeamento conceitual
Bibliografia:
PRIMACK, R. B. et al. 1998. Fundamentos de Conservación Biológica. México, D.F., Fondo de Cultura Economica, p. 161-169, 171-172 (Moodle).
Compromisso do aluno: Ler texto da aula e fazer mapa individual
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Tópicos:
3. O problema das populações pequenas (aleatoriedade ambiental, demográfica e genética; depressão endogâmica e exogâmica)
Atividades: Aula expositiva e Mapeamento conceitual
Bibliografia:
PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina, Ed. Planeta, 136-150 (Moodle)
Compromisso do aluno:
Ler texto da aula e fazer mapa individual
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Tópicos:
1. Espécies exóticas e invasoras
Atividades:
- SEMANA
DE GA (conta como
atividade de ConBio)
- Mapeamento conceitual
Bibliografia:
PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina, Ed. Planeta, 121-126 (Moodle).
MORSELLO 2001 (ou 2006). Áreas protegidas Públicas e Privadas. São Paulo: Fapesp/ Annablume, p. 223-226 (Moodle).
Compromisso do aluno:
Assinar lista de presença na palestra equivalente ao horário da disciplina, e preparar mapa conceitual em grupo. Fazer um mapa só juntando os dois autores e entregar até 1/9 no Moodle.
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
- SEMANA
DE GA (conta como
atividade de ConBio)
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Tópicos:
1. Perda de hábitat e fragmentação; efeito de borda; conectividade
Atividades: Aula expositiva e Mapeamento conceitual
Bibliografia:
MMA. 2003. Fragmentação de Ecossistemas. Brasília, MMA, p. 24-38 (Moodle).
Compromisso do aluno: Ler texto da aula e fazer mapa individual
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Tópicos:
1. Instrumentos diretos: pagamentos por conservação
2. Instrumentos indiretos: Projetos Integrados de Conservação e Desenvolvimento
Atividades:
Bibliografia:
FERRARO, P. J.; KISS, A. Direct payments to conserve biodiversity. Science, v. 298, p. 1718-1719. (Moodle)
VAN-SCHAIK, C.; RIJKSEN, H. D. 2002. Projetos integrados de conservação e desenvolvimento: Problemas e Potenciais. In: Terborgh, J.; Van Schaik, C.; Davenport, L.; Rao, M. (eds.). Tornando os parques eficientes: estratégias para a conservação da natureza nos trópicos. Editora da UFPR/ FBPN. Curitiba, p. 37-52. (Moodle).
Compromisso do aluno:
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Tópicos:
1. Perda de hábitat e fragmentação; efeito de borda; conectividade (continuação)
Atividades: Aula expositiva e Mapeamento conceitual
Bibliografia:
OLIFIERS, N.; CERQUEIRA, R. 2006. Fragmentação de Habitat: Efeitos Históricos e Ecológicos. In: Biologia da Conservação: Essências (Rocha, C. F.D. et al., eds). São Carlos: Rima, 2006, p. 261-275 (ou até 279 c/ refs). (Moodle)
Compromisso do aluno:
Ler texto da aula e fazer mapa individual
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Tópicos: Toda a matéria até esta data
Compromisso do aluno: trazer a "cola oficial"
ATENÇÃO: a consulta à "cola oficial" durante a prova estará condicionada: 1) ao preenchimento do quadro desta página e 2) a impressão/confecção de seu MC no verso dessa folha. NÃO USE 2 FOLHAS!!
Caso as regras não sejam seguidas, a cola oficial será anulada e, dependendo da gravidade da falta cometida (mais de 25 conceitos, frases ao invés de conceitos, frases de ligação com conceitos, entre outros), a prova também.
Somente uma folha será admitida como "cola oficial" da P1 e deverá ser entregue junto com a prova!!
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Tópicos: áreas protegidas
Atividades: Aula expositiva e Mapeamento conceitual
Bibliografia:
MORSELLO, C. 2001 (ou 2006). Áreas protegidas Públicas e Privadas. São Paulo: Fapesp/ Annablume, p. 65-115p (Moodle).
Compromisso do aluno: Ler texto da aula e fazer mapa individual
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Tópicos:
Planejamento Sistemático de Conservação
Atividades: Aula expositiva e Mapeamento conceitual
Bibliografia:
WWF. Sem data. Planejamento sistemático de conservação. (Moodle)
Compromisso do aluno: Ler texto da aula e fazer mapa individual
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Tópicos:
• Planejamento Sistemático de Conservação (Continuação)
Atividades: Mapeamento conceitual
Bibliografia: idem aula 11
Compromisso do aluno: Ler texto da aula e fazer mapa individual
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Tópicos:
• Zoológicos e Reintroduções
Atividades: Mapeamento conceitual
Bibliografia:
PRIMACK, R. B. et al. 1998. Fundamentos de Conservación Biológica. México, D.F., Fondo de Cultura Economica, p. 421-422, 425-433, 436-444 (Moodle).
Compromisso do aluno: Ler texto da aula e fazer mapa individual
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Para os grupos que fizerem o mapa conceitual da aula no CmapTools, é permitida sua entrega por essa ferramenta até o término da aula.
É de extrema importância identificar no arquivo: o número da aula, do grupo, data, o período (matutino ou noturno) e a pergunta focal.
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Tópicos: Toda a matéria desde o início: aulas, mapeamentos, textos.
Compromisso do aluno: trazer a "cola oficial"