Programação
-
Pessoal,
Hoje fizemos nosso primeiro encontro do curso. Fizemos uma conversa inicial e marcamos de iniciar as atividades na próxima semana, dia 13/8, excepcionalmente na sala 101 do Bloco A.
Um abraço
Diana
-
A aula foi realizada excepcionalmente na sala 101 do Bloco A. Na oportunidade, fiz uma apresentação geral do curso (atividades e formas de avaliação). Os alunos também foram convidados a se apresentar. Fizemos um panorama sobre a greve e conversamos um pouco sobre as próximas aulas.
-
Atividade remota: Assistir o filme "A história da USP": https://www.youtube.com/watch?v=Etza5IiTeZY
Bibliografia:
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
Infolink Linha do tempo: http://educarparacrescer.abril.com.br/historia-educacao/index.shtml
ATENÇÃO: A ENTREGA DESTE ROTEIRO PODE SER FEITA ATÉ O DIA 08 DE OUTUBRO, EM MÃOS.
-
Neste dia, nossa atividade será realizada fora do campus, no CRE Mario Covas. O endereço é Av. Rio Branco, 1260 - Santa Cecília, São Paulo - SP, 01206-011. Telefone:(11) 3225-5100. Fica próximo ao terminal de ônibus Princesa Isabel. Aqui vai o link do Google Maps:
https://www.google.com.br/maps/place/Av.+Rio+Branco,+1260+-+Campos+El%C3%ADseos,+São+Paulo+-+SP/@-23.5338289,-46.6441306,17z/data=!4m2!3m1!1s0x94ce58427120ce95:0xab0ff4a4b05ebb2a
Espero todos lá às 9h30m. Visitaremos uma exposição sobre a história a escola em São Paulo.
-
A cultura escolar como problemática de investigação e como ferramenta teórica para a prática docente.
Bibliografia: VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009.(http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
ATIVIDADE SUSPENSA, AGUARDANDO A FINALIZAÇÃO DA GREVE.
-
Aula suspensa em razão da greve.
-
Retomada das atividades:
-Aula sobre Cultura escolar (Ficha de leitura 1).
Bibliografia: VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
ATENÇÃO: Levar a Autobiografia escolar na próxima aula.
Hoje nós comentamos sobre o o vídeo do Pink Floyd "The wall". Disponibilizamos para quem não conhece: https://www.youtube.com/watch?v=vrC8i7qyZ2w
Disponibilizamos também os slides da aula que se encontram logo abaixo:
-
Aula histórica sobre Organização dos sistemas escolares + Discussão autobiografias (Autobiografia)
Definição da proposta e programação do curso. Formas de avaliação.
- Elaboração de autobiografias escritas individualmente e posteriormente socializadas em grupo e em plenária. O objetivo será o conhecimento de suas trajetórias e interesses.
- Levantamento de temas e questões a serem discutidas durante o semestre
- Elaboração dos temas gerais e divisão dos grupos
Bibliografia: NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Vídeos sobre o ensino secundário no Império:
http://univesptv.cmais.com.br/no-imperio-chega-o-ensino-secundario-1-3
https://www.youtube.com/watch?v=JFPSvYtmWXo
https://www.youtube.com/watch?v=BzFj7Qx7OME
***********************************************************************************************************************
Nessa aula a professora Diana comentou sobre o livro do Mário de Andrade "Amar, verbo intransitivo", para quem quiser saber mais http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/amar-verbo-intransitivo.html. E o filme nacional baseado no livro se chama "Lição de amor" (1975) https://www.youtube.com/watch?v=HoVFvZIM1-0.
A professora também comentou sobre "ciclos de aprendizagem". Disponibilizo um texto-síntese sobre autores que embasaram a política educacional no Brasil http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2118/352
-
Atividade: Filme: Pro dia nascer feliz (ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA NO AUDITÓRIO DA FEUSP). Coordenação da atividade: Ariadne Ecar. (Ficha de leitura 2). Enviar por e-mail para cada grupo o texto base do tema geral.
Bibliografia: COSTA, Marcio & KOSLINSKI, Mariane. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, jan./apr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a10v11n31.pdf
-
Organização das atividades dos 3 grupos. Orientação coletiva.
1) Trabalho em grupo (trabalho coletivo 1)
2) Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate
**********************************************************************************************************************************
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COLETIVA
TÍTULO: Integração de alunos de cursinhos populares na comunidade USP
GRUPO: Maria Rita, Sabrina, Samuel, Omar, Luís
INTRODUÇÃO: O trabalho irá tratar da falta de visibilidade e integração dos alunos de cursinhos populares na comunidade USP.
OBJETIVOS: Viabilizar a integração desses alunos na comunidade USP e nos espaços e serviços oferecidos pela universidade.
ESTRATÉGIAS: 1) Levantamento e apresentação para os alunos, como forma de incitação do debate que servirá como espaço deliberativo sobre a proposta de intervenção a ser colocada em prática. 2) Intervenção.
PÚBLICO ALVO: Alunos de cursinhos populares da USP (especialmente os do EMANCIPA).
*******************************************************************************************************************************
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COLETIVA
TÍTULO: O machismo e a questão de gênero
GRUPO: Breno, Jairo, Daniel, Luciano
INTRODUÇÃO: Despertar nos alunos uma reflexão acerca do gênero e do machismo.
OBJETIVOS: Fazer com que os alunos se conscientizem sobre a importância da igualdade de gênero.
ESTRATÉGIAS: Análise de textos, de músicas que tratam do machismo e debate.
PÚBLICO ALVO: Crianças e adolescentes de um projeto de inclusão social através do esporte.
*******************************************************************************************************************************
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COLETIVA - GRUPO 3
TÍTULO: Nem melhor, nem pior, apenas diferente: o bullyng e o preconceito linguístico
GRUPO: André, Isabela, Mariana e Rogério
INTRODUÇÃO: A escola ensina a norma culta escrita da língua portuguesa, uma ferramenta muito importante para o aluno na sua vida escolar e profissional, mas também ensina que todas as outras formas de se expressar em língua portuguesa estão erradas, que só o português da escola é correto.
OBJETIVOS: Mostrar à comunidade escolar que a diversidade linguística é muito bonita e interessante, e tem de ser respeitada. Não há certo e errado na hora de falar português.
ESTRATÉGIAS: A partir de algumas letras de música (um baião, uma moda de viola e um funk carioca), pretendemos trabalhar as diferentes formas de falar português, estabelecendo um debate com os alunos sobre o modo como eles mesmos usam a língua.
PÚBLICO ALVO: uma turma da escola estadual.*******************************************************************************************************************************
-
Os alunos deverão escolher o tema de interesse para ser trabalhado no seminário final (que estão nos dias 22 e 29 de outubro e 12 de novembro).
-
-
Aula sobre o tema geral 1: Violência escolar (Ficha de leitura 3)
Bibliografia:
Bullying - http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v24n54/v24n54a07.pdf
-
Aula sobre o tema geral 2: Escolha profissional (Ficha de leitura 4)
Bibliografia:
http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a0840140.pdf
http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v27n03/v27n03a10.pdf
*******************************************************************************************************************************
A prof. Diana comentou sobre o texto do Lourenço Filho "Há uma vocação para o magistério?", a quem interessar o link é este file:///C:/Users/Ariadne%20Ecar/Downloads/arquivo_32%20(2).pdf
-
Escolher um dos textos propostos. Elencar 3 questões que emergem do texto como pontos principais. Discorrer sobre as questões compondo um texto.
-
-
Apresentação e debate do Vídeo: Educadores brasileiros: Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. Coordenação da atividade: Ariadne Ecar. Brasília. (Roteiro 2)
Bibliografia: VIDAL, Diana G. 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate. Educação & Pesquisa, vol.39, no.3, São Paulo, julho/set. 2013.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022013000300002&script=sci_arttext
********************************************************************************************************************************
A quem interessar, estamos disponibilizando o link com uma publicação dos manifestos. Lá consta o de 1932, do qual falaremos na próxima aula. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4707.pdf
E também:
Livro História da Educação do Afrânio Peixoto: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/peixoto.pdf
Não conseguimos encontrar o livro de Fernando de Azevedo "A cultura brasileira" em pdf
-
Na aula passada, comentamos sobre o vídeo acima. Para quem quiser saber um pouco mais sobre a vida de Anísio Teixeira.
https://www.youtube.com/watch?v=PO1liuYGzcw
-
Aula sobre o tema geral 3: Ensino médio e qualidade de ensino (Ficha de leitura 5)
Bibliografia:
-
Aplicação da proposta – Atividade de campo.
-
Visita à exposição "Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos" (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/arquivo_historico/noticias/?p=16407)
Onde: Arquivo Histórico de São PauloPraça Cel. Fernando Prestes, 152 – Metrô TiradentesENTRADA FRANCAMarcamos um encontro em frente ao Arquivo às 9:30h. Por favor, atente para o horário! -
Aplicação da proposta – Atividade de campo.
-
Primeira parte: Aula histórica sobre Obrigatoriedade escolar (Ficha de leitura 6)
Bibliografia: JAMIL CURY, Carlos Roberto. Educação escolar e educação no lar: espaços de uma polêmica. Educucação & Sociedade, vol.27, no.96,Campinas, outubro/2006. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302006000300003&script=sci_arttext.
*********************************************************************************************************************************
Segunda parte: Seminários das intervenções (temas 1 + 2 + 3) (Trabalho final).
Sistemática de Avaliação dos alunos: Cada Trabalho escrito vale 0,5 (10 X 0,5 = 5,0), e o Seminário final vale até 5,0. Somados totalizam 10,0.