Programação

  • Aula 1 (6/8)

    Pessoal,

    Hoje fizemos nosso primeiro encontro do curso. Fizemos uma conversa inicial e marcamos de iniciar as atividades na próxima semana, dia 13/8, excepcionalmente na sala 101 do Bloco A.

    Um abraço

    Diana

  • Aula 2 (13/8)

    A aula foi realizada excepcionalmente na sala 101 do Bloco A. Na oportunidade, fiz uma apresentação geral do curso (atividades e formas de avaliação). Os alunos também foram convidados a se apresentar. Fizemos um panorama sobre a greve e conversamos um pouco sobre as próximas aulas. 

  • Aula 3 (20/8)

    Atividade remota: Assistir o filme "A história da USP": https://www.youtube.com/watch?v=Etza5IiTeZY

    Bibliografia: 

    HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).

    Infolink Linha do tempo: http://educarparacrescer.abril.com.br/historia-educacao/index.shtml

    ATENÇÃO: A ENTREGA DESTE ROTEIRO PODE SER FEITA ATÉ O DIA 08 DE OUTUBRO, EM MÃOS.

  • Aula 4 (27/8)

    Neste dia, nossa atividade será realizada fora do campus, no CRE Mario Covas. O endereço é Av. Rio Branco, 1260 - Santa Cecília, São Paulo - SP, 01206-011. Telefone:(11) 3225-5100. Fica próximo ao terminal de ônibus Princesa Isabel. Aqui vai o link do Google Maps: 

    https://www.google.com.br/maps/place/Av.+Rio+Branco,+1260+-+Campos+El%C3%ADseos,+São+Paulo+-+SP/@-23.5338289,-46.6441306,17z/data=!4m2!3m1!1s0x94ce58427120ce95:0xab0ff4a4b05ebb2a

    Espero todos lá às 9h30m. Visitaremos uma exposição sobre a história a escola em São Paulo. 

  • Aula (3/9)

    A cultura escolar como problemática de investigação e como ferramenta teórica para a prática docente. 

    Bibliografia: VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009.(http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).

    ATIVIDADE SUSPENSA, AGUARDANDO A FINALIZAÇÃO DA GREVE.

  • Aula (17/9)

    Aula suspensa em razão da greve.

  • Aula 5 (24/9)

    Retomada das atividades:

    -Aula sobre Cultura escolar (Ficha de leitura 1). 

    Bibliografia: VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem fronteiras, volume 9, número 1, jan.jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).

    ATENÇÃO: Levar a Autobiografia escolar na próxima aula.

    Hoje nós comentamos sobre o o vídeo do Pink Floyd "The wall". Disponibilizamos para quem não conhece: https://www.youtube.com/watch?v=vrC8i7qyZ2w 

    Disponibilizamos também os slides da aula que se encontram logo abaixo:

  • Aula 6 (1/10)

    Aula histórica sobre Organização dos sistemas escolares + Discussão autobiografias (Autobiografia)

    Definição da proposta e programação do curso. Formas de avaliação.

    • Elaboração de autobiografias escritas individualmente e posteriormente socializadas em grupo e em plenária. O objetivo será o conhecimento de suas trajetórias e interesses.
    • Levantamento de temas e questões a serem discutidas durante o semestre
    • Elaboração dos temas gerais e divisão dos grupos

    Bibliografia: NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, nr. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

    Vídeos sobre o ensino secundário no Império:

    http://univesptv.cmais.com.br/no-imperio-chega-o-ensino-secundario-1-3

    https://www.youtube.com/watch?v=JFPSvYtmWXo

    https://www.youtube.com/watch?v=BzFj7Qx7OME

    ***********************************************************************************************************************

    Nessa aula a professora Diana comentou sobre o livro do Mário de Andrade "Amar, verbo intransitivo", para quem quiser saber mais http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/amar-verbo-intransitivo.html. E o filme nacional baseado no livro se chama "Lição de amor" (1975) https://www.youtube.com/watch?v=HoVFvZIM1-0.

    A professora também comentou sobre "ciclos de aprendizagem". Disponibilizo um texto-síntese sobre autores que embasaram a política educacional no Brasil http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2118/352

  • Aula 7 (8/10)

    Atividade: Filme: Pro dia nascer feliz (ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA NO AUDITÓRIO DA FEUSP). Coordenação da atividade: Ariadne Ecar. (Ficha de leitura 2). Enviar por e-mail para cada grupo o texto base do tema geral.

    Bibliografia: COSTA, Marcio & KOSLINSKI, Mariane. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, jan./apr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a10v11n31.pdf

  • Aula 8 (15/10)

    Organização das atividades dos 3 grupos. Orientação coletiva.

    1)      Trabalho em grupo (trabalho coletivo 1)

    2)      Apresentação da discussão em grupo – palavra aberta e debate

    **********************************************************************************************************************************

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COLETIVA

    TÍTULO: Integração de alunos de cursinhos populares na comunidade USP

    GRUPO: Maria Rita, Sabrina, Samuel, Omar, Luís

    INTRODUÇÃO: O trabalho irá tratar da falta de visibilidade e integração dos alunos de cursinhos populares na comunidade USP.

    OBJETIVOS: Viabilizar a integração desses alunos na comunidade USP e nos espaços e serviços oferecidos pela universidade.

    ESTRATÉGIAS: 1) Levantamento e apresentação para os alunos, como forma de incitação do debate que servirá como espaço deliberativo sobre a proposta de intervenção a ser colocada em prática. 2) Intervenção.

    PÚBLICO ALVO: Alunos de cursinhos populares da USP (especialmente os do EMANCIPA).

    *******************************************************************************************************************************

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COLETIVA

    TÍTULO: O machismo e a questão de gênero

    GRUPO: Breno, Jairo, Daniel, Luciano

    INTRODUÇÃO: Despertar nos alunos uma reflexão acerca do gênero e do machismo.

    OBJETIVOS: Fazer com que os alunos se conscientizem sobre a importância da igualdade de gênero.

    ESTRATÉGIAS: Análise de textos, de músicas que tratam do machismo e debate.

    PÚBLICO ALVO: Crianças e adolescentes de um projeto de inclusão social através do esporte.

    *******************************************************************************************************************************

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COLETIVA - GRUPO 3

    TÍTULO: Nem melhor, nem pior, apenas diferente: o bullyng e o preconceito linguístico

    GRUPO: André, Isabela, Mariana e Rogério

    INTRODUÇÃO: A escola ensina a norma culta escrita da língua portuguesa, uma ferramenta muito importante para o aluno na sua vida escolar e profissional, mas também ensina que todas as outras formas de se expressar em língua portuguesa estão erradas, que só o português da escola é correto.

    OBJETIVOS: Mostrar à comunidade escolar que a diversidade linguística é muito bonita e interessante, e tem de ser respeitada. Não há certo e errado na hora de falar português.

    ESTRATÉGIAS: A partir de algumas letras de música (um baião, uma moda de viola e um funk carioca), pretendemos trabalhar as diferentes formas de falar português, estabelecendo um debate com os alunos sobre o modo como eles mesmos usam a língua.

    PÚBLICO ALVO: uma turma da escola estadual.

    *******************************************************************************************************************************

  • Aula 9 (22/10)

    Aula sobre o tema geral 1: Violência escolar (Ficha de leitura 3)

    Bibliografia:

    Bullying - http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v24n54/v24n54a07.pdf

    Drogas -http://educa.fcc.org.br/pdf/ep/v40n01/v40n01a14.pdf

  • Aula 10 (29/10)

    Aula sobre o tema geral 2: Escolha profissional (Ficha de leitura 4)

    Bibliografia:

    http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a0840140.pdf

    http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v27n03/v27n03a10.pdf

    *******************************************************************************************************************************

    A prof. Diana comentou sobre o texto do Lourenço Filho "Há uma vocação para o magistério?", a quem interessar o link é este file:///C:/Users/Ariadne%20Ecar/Downloads/arquivo_32%20(2).pdf

    • Escolher um dos textos propostos. Elencar 3 questões que emergem do texto como pontos principais. Discorrer sobre as questões compondo um texto.

  • Aula 11 (5/11)

    Apresentação e debate do Vídeo: Educadores brasileiros: Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. Coordenação da atividade: Ariadne Ecar. Brasília. (Roteiro 2)

    Bibliografia: VIDAL, Diana G. 80 anos do  Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate. Educação &  Pesquisa,  vol.39, no.3, São Paulo, julho/set. 2013.

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022013000300002&script=sci_arttext

    ********************************************************************************************************************************

    A quem interessar, estamos disponibilizando o link com uma publicação dos manifestos. Lá consta o de 1932, do qual falaremos na próxima aula. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4707.pdf 

    E também:

    Livro História da Educação do Afrânio Peixoto: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/peixoto.pdf

    Não conseguimos encontrar o livro de Fernando de Azevedo "A cultura brasileira" em pdf

  • Aula 12 (12/11)

    Aula sobre o tema geral 3: Ensino médio e qualidade de ensino (Ficha de leitura 5)

    Bibliografia:

    http://educa.fcc.org.br/pdf/rbep/v94n238/v94n238a06.pdf

    http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n28/n28a02.pdf

  • Aula 13(1) (19/11)

    Aplicação da proposta – Atividade de campo. 

  • Aula 14 (26/11)

    Visita à exposição "Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos" (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/arquivo_historico/noticias/?p=16407)

    Onde: Arquivo Histórico de São Paulo
               Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Metrô Tiradentes
               ENTRADA FRANCA
    Marcamos um encontro em frente ao Arquivo às 9:30h. Por favor, atente para o horário!
  • Aula 13(2) (03/12)

    Aplicação da proposta – Atividade de campo. 

  • Aula 15 (10/12)

    Primeira parte: Aula histórica sobre Obrigatoriedade escolar  (Ficha de leitura 6)

    Bibliografia: JAMIL CURY, Carlos Roberto. Educação escolar e educação no lar: espaços de uma polêmica. Educucação & Sociedade,  vol.27, no.96,Campinas, outubro/2006. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302006000300003&script=sci_arttext.

    *********************************************************************************************************************************

    Segunda parte: Seminários das intervenções (temas 1 + 2 + 3) (Trabalho final).

    Sistemática de Avaliação dos alunos: Cada Trabalho escrito vale 0,5 (10 X 0,5 = 5,0), e o Seminário final vale até 5,0. Somados totalizam 10,0.