Diagrama semanal

  • METODOLOGIA DE ENSINO DE MÚSICA COM ESTÁGIO SUPERVISIONADO-II

    FORMULÁRIOS PARA O ESTÁGIO ( 4 VIAS)

    1. Formulários para estágio DENTRO da USP - Oficinas (Casa 4)

    * anexar nesse item os arquivos que contém a palavra "Oficinas"

    2. Formulários para estágio FORA da USP

    * anexar nesse item os arquivos que contém a palavra "FORA DA USP"

    • Oficinas MEMES-II 2014-2:

    SEG

    TER

    QUA

    QUI

    SEX

    OBS

     

     

     

     10h-12h: Julia Balieiro -Técnica Vocal 

     

     

     

     

    12h-14h: Gabriel – Introdução aos acordes II (Sala de Aula)

     

     

     

     

    14h-16h: Rafael- Criação Musical (Sala de Aula)

    14h-16h: Guilherme – Gypsy Jazz/ Free Jazz (Sala Múltipla)

     

     

     

     

     

     

    19h-21h: Ligia – Introdução aos instrumentos de sopro-II

     

     

  • 7 de agosto - 13 de agosto

    Aula 01

  • 14 de agosto - 20 de agosto

    Aula 02

    Seminários Bellard-Freire:

    • Guilherme: Considerações Preliminares, pp.17-27
    • Adriana: Paynter (cont.)
    • Música brasileira (Olavo Bilac). Soneto usado no Projeto 6 de Paynter:

    Tens, às vezes, o fogo soberano
    Do amor: encerras na cadência, acesa
    Em requebros e encantos de impureza,
    Todo o feitiço do pecado humano.

    Mas, sobre essa volúpia, erra a tristeza
    Dos desertos, das matas e do oceano:
    Bárbara poracé, banzo africano,
    E soluços de trova portuguesa.

    És samba e jongo, xiba e fado, cujos
    Acordes são desejos e orfandades
    De selvagens, cativos e marujos:

    E em nostalgias e paixões consistes,
    Lasciva dor, beijo de três saudades,
    Flor amorosa de três raças tristes.

  • 21 de agosto - 27 de agosto

    Aula 03

    • Morin (cont.)
    • Funções sociais da música - uma perspectiva histórica: Rafael, pp.29-37
    • Atividade Coral, envolvendo o ensino de cânones (para a oficina do Diego)
  • 28 de agosto - 3 de septiembre

    Aula 04

    • Adriana: Paynter, projeto 6 (tragam seus instrumentos!!!)
    • Morin (a partir de "Reforma do Pensamento" até o final)
    • Sobre percepção e alucinação de que fala Morin
    • I Idade de Wiora: Gabriel,  38-47
    • Globo News - Entre Aspas - 2007-08-24 Educação, ética e moral (vídeo)
  • 4 de septiembre - 10 de septiembre

    Aula 05

    • Estudo de texto: Menger, 2002, pp.59-60
    • Paynter (Adriana) - tragam seus instrumentos!!!

  • 11 de septiembre - 17 de septiembre

    Semana da Pátria. Não haverá aula.

  • 18 de septiembre - 24 de septiembre

    Aula 06

    • Funções na I Idade: Diego pp.47-56
    • Segunda Idade: Ligia 56-67
    • Adriana (Paynter)
    • Música na educação infantil (vídeo): Profa. Elisabeth Bueno de Camargo (FEUSP/ECA)
    • Referencial Curricular Nacional para a educação infantil - um panorama sobre o documento (vídeo)
    • (Programar mais um trecho de Bellard-Freire para o dia 25 de setembro)
  • 25 de septiembre - 1 de octubre

    Aula 07

    • GLOBO NEWS ESPECIAL - EDUCAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL - partes 1 e 2 (vídeo)
    • Segunda Idade: Ligia 56-67
    • Julia, pp.68-75
    • Adriana (Paynter)
    • Estudo de texto: Morin
  • 2 de octubre - 8 de octubre

    Aula 08

    • Novidades na educação musical - Parte 1 (vídeo, até 10'20") + Compêndio Aulas de música - Music Education In Brasil (vídeo: 30'20")
    • Rafael (pp.76-86)
    • Gabriel: (86-99)
    • Adriana: Paynter
    • Estudo de texto Morin (favor trazer o questionário)
  • 9 de octubre - 15 de octubre

    Aula 09

    • Estudo de texto 02: Morin (Em classe! Favor trazer o questionário que foi distribuído em papel!) + Costa & Figueiredo (pra quem já terminou o Morin). 
    • Estudo de texto 03: A aprendizagem musical na prática coral e o conceito de comunidade de prática. Lucila Prestes de Souza Pires da Costa. Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. 

      1)      O que são comunidades de prática?

      2)      Qual a diferença entre o aprendizado tradicional e as comunidades construtoras de conhecimento?

      3)      Segundo Koopman (2007), o que é “música comunitária”?

      4)      Quais as três principais características da Comunidade de Prática? Explique-as.

      5)      Como a atividade coral se relaciona com o conceito de Comunidade de Prática?

      6)      Qual o papel do regente coral e do repertório utilizado?

      7)      Comente o texto.

    • Vídeos: Projeto Piloto de Implantação do Canto Coral nas Escolas Públicas de São Paulo - Escola da Família FDE/UNESCO + Escola Faustino Jarruche (Dimas da Costa, 2011)
    • pp.99-120 (Guilherme)
    • Roda de conversa sobre as oficinas oferecidas como estágio
  • 16 de octubre - 22 de octubre

    Aula 10

    VI ENCONTRO DE MUSICOLOGIA (PRESENÇA OBRIGATÓRIA, COM LISTA!). Informações sobre as inscrições: clique aqui 

    • 16 de outubro /16th october (qui/ thu)

    8h-9h: Credenciamento/ accreditation Bloco/ Building 34, sala/ room: E3 (1o andar/ 1st floor)

    8:45h: Abertura/Opening – Sala/Room T3 (bl./bldn 34)

    9h-10:30h: Sala/ Room T3- Conferência/ Keynote 1 (1h + 30’): Didier Francfort (Institut d'Histoire Culturelle Européenne - Bronisław Geremek/Université de Lorraine)

    10:30h-12h: Sala/ Room T3- Conferência/ Keynote 2 (1h + 30’): Pedro Paulo Funari (Unicamp)

    12h-14h: Almoço/Lunch

    Comunicações/Presentations I-VII. Sala/ Room T3, bloco/ building 34. Coordenador/ coordinator: Rita Moiteiro

                                   I.            14h-14:30h: Ricardo Bologna / Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio: Rogósânti de James Wood: aspectos relativos à análise em uma primeira abordagem / Rogósânti James Wood: aspects of the analysis in a first approach

                                II.            14:30h-15h: Joel Albuquerque/ Paulo de Tarso Salles: Teoria dos Conjuntos versus Teoria neo-Riemanniana: duas abordagens interdependentes na análise dos Choros nº4 e Choros nº7 de Villa-Lobos/ Set Theory versus neo-Riemannian Theory: two interdependent approaches in the analysis of Choros # 4 and # 7 of Villa-Lobos

                             III.            15h-15:30h: Daniel Escudeiro: Composição Musical Intertextual como Alternativa para a Vanguarda do Século XXI/ Intertextual Musical Composition as Alternative to the  XXI Century avant-garde

                             IV.            15:30h-16h: Carlos Sulpício: De sinalizador a instrumento musical: uma breve abordagem das transformações do trompete das origens ao Renascimento/ From signaller to a musical instrument:a brief approach of trumpet transformations from its origins to the Renaissance 

                                V.            16h-16:30h: Ana Lúcia Fontenele: Pixinguinha em plena maturidade: os arranjos para uma “Orquestra Brasileira”/ Pixinguinha in full maturity: the arrangements for a "Brazilian Orchestra"

                             VI.            16:30h-17h: Eliana Monteiro da Silva e Amílcar Zani: Compositores Latino-americanos (Latin American Composers): a genuine alternative to subvert traditionalism in the classical music’s field/ Compositores Latino-Americanos: uma alternativa genuína para subverter o tradicionalismo no campo da música clássica

    17h-18:30h: Rose Hikiji (palestrante convidada/FFLCH-USP): O rap e o funk em Cidade Tiradentes/ SP músicas em dois tempos/ Vídeo: A arte na rua. Direção, pesquisa e roteiro: Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji/ Rap and funk in Cidade Tiradentes / SP: music in two tempi/ Video: Art and the street. Direction, research and script: Carolina Caffé and Rose Satiko Gitirana Hikiji (44’)

    19h-20:30h: Mesa redonda/ Rondtable 1[1]: Imbricações epistemólogicas em música: antropologia, filosofia, idealismo e materialismo/ Epistemological imbrications in music: anthropology, philosophy, idealism and materialism. Convidados/ Invited speakers: Didier Francfort, Panagiota Anagnostou e/and Pedro Paulo Funari. Mediação/ Mediation: Rose Hikiji (FFLCH/USP).

    20:30h:Sala de Orquestra/ Orchestra Room. Solistas da USP-FILARMÔNICA. Regente/ Conductor: Prof. Dr. Rubens Ricciardi



    [1] Convidados e participantes/ invited speakers and participants. A platéia não pergunta diretamente aos debatedores, mas pode encaminhar perguntas ao moderador da mesa/ The audience does not ask directly to panelists, but moderator can forward questions to the table.

  • 23 de octubre - 29 de octubre

    Aula 11

    • Vídeos: Abaeté (8'59") e UFSCAR (7'39")
    • Adriana: (Paynter) - trazer instrumentos!
    • Continuação dos Estudos de texto (Morin e Costa & Figueiredo): trazer os textos em papel ou laptop!
  • 30 de octubre - 5 de noviembre

    Aula 12

    • Vídeo: Pensadores e a Educação - Gilles Deleuze
    • p.120-143 (Diego)
  • 6 de noviembre - 12 de noviembre

  • 13 de noviembre - 19 de noviembre

    Aula 14

    • Tocar y luchar (vídeo)
    • The silver swan (voz e instrumentos)
    • Paynter (Adriana)
    • Estudo de texto Duarte-Mazzotti
  • 20 de noviembre - 26 de noviembre

    Consciência Negra (não haverá aula)

  • 27 de noviembre - 3 de diciembre

    • Não haverá aula porque farei parte da banca da Profa. Yuka
  • 4 de diciembre - 10 de diciembre

    Aula 15

    • Ensino de graduação e funções sociais: pp.145-152 (Lígia)
    • pp.152-181 (Julia)
    • Novas perspectivas... pp.183-206 (Guilherme)
    • Epílogo pp.207-236 (Rafael)
    • Entrega dos Portfólios e Estudos de texto (Morin e Costa & Figueiredo): trazer os textos em papel ou laptop!