• Apresentação


    Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais: Fundamentos, Desafios e Perspectivas

    Veja nesse tópico
    • Mensagem de boas vindas
    • "Marco zero": diga o que você espera da disciplina
    • Questionário para mapear a nossa turma
    • Instale o CmapTools no seu computador
    • Calendário
    • Critérios de aprovação


    Boas vindas

    Caro aluno, seja bem-vindo!

    A proposta da disciplina visa apresentar a técnica de mapeamento conceitual como uma forma poderosa de representar o conhecimento. Discutiremos, ao longo do semestre, alguns desdobramentos que podem ser obtidos quando fazemos bom uso dos mapas conceituais. Os objetivos a serem alcançados durante o semestre são:

    1. Avaliar o papel do mapeamento conceitual como ferramenta de representação gráfica do conhecimento e da informação.
    2. Desenvolver um quadro teórico para fundamentar a aprendizagem colaborativa mediada pelo mapeamento conceitual, a partir das teorias de aprendizagem propostas por Ausubel e Novak.
    3. Refletir sobre o conceito de aprendizagem frente às recentes mudanças sociais, valorizando a colaboração, a interdisciplinaridade e os processos metacognitivos que podem favorecer a aprendizagem por toda a vida ("lifelong learning”).
    4. Avaliar a importância dos processos metacognitivos, visando o controle e a regulação da aprendizagem ("metalearning”). 

    Esse é o ambiente virtual de aprendizagem da disciplina EDM5103. Teremos um semestre pela frente com muitas atividades e esse espaço será útil para que a gente se organize e seja produtivo. Conto com você! 


    Quem sou eu?

    Eu sou professor da EACH desde 2005, ano de fundação da USP Leste. Fiz doutorado em Química Analítica e, a partir de 2005, mudei meus interesses de pesquisa para a área de ensino de ciências. Desde 2006, faço pesquisas com os mapas conceituais e busco compreender o impacto que eles tem no processo de ensino-aprendizagem.  Sou orientador de pós-graduação na FE/USP e no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP.

     

    Faço votos para que você aproveite a disciplina tanto quanto eu!

    Prof. Paulo Correia

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP