Topic outline

  • Atividades de avaliação da disciplina

    ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO


    DISCUSSÃO DE DOIS TEXTOS EM CONJUNTO COM HISTORIA DA ARQUITETURA

    2 pontos (um ponto para cada texto)

    um encontro seria quarta feira, dia 29 de março e outro numa sexta feira(26 de maio Historia da Arquitetura).

    Entrega de fichamento com referencia bibliográfica, apresentação do texto e autor, idéias centrais e comentários: 2 páginas por texto



    TRABALHO EM GRUPO SOBRE RUAS E PERCURSOS EM SAO PAULO

    07 pontos


    Ruas e percursos: movimentos sociais em São Paulo séculos XIX ao XXI


    I. fim XIX e primeira metade XX

    Caifazes e abolição 

    As greves de 1917 

    A guerra 1924

    A revolução de 1932

    Carnaval na belle époque 



    II.segunda metade XX

    Flavio de Carvalho e new look de verão

    Marcha com Deus e família 1964 

    Maria Antônia em 1968

    Diretas Já 1984

    Movimentos de moradia



    III.seculo XXI

    Marcha com Jesus

    Parada Gay

    Movimento passe livre/ jornadas de junho 2013

    monumento marighela 

    Ghost Bikes

    Marcha das vadias

    Marchas pro impeachment


    O trabalho deverá apresentar e analisar um dos movimentos sociais indicados. A reflexão deverá articular o movimento, seus objetivos e práticas com os usos e apropriações realizadas nas e pelas ruas. Deverão ser incluídos como elementos de análise referências à cidade, espaço construído e apropriado assim como problematizar o significado da rua como espaço público.

    Todos os grupos deverão espacializar o tema abordado de forma que ao final do semestre tenhamos produzido um mapa que apresente todos os movimentos e produza uma leitura da cidade.

    Cada grupo terá que indicar as ruas e percursos apropriados pelo movimento estudado e selecionar outras marcações que permitam compreender as práticas e questões associadas ao objeto estudado (edifícios, pontos simbólicos, produzir interferências na base cartográfica, conexões com outros espaços e lugares da cidade, etc, etc)


    Trabalho constará de:

    1 texto de 5 a 10 páginas apresentando o tema, o recorte adotado com discussão bibliográfica, desenvolvimento e conclusão

    2 pelo menos um atendimento com monitores/professor

    3 inserção de informações na base cartográfica comum 

    4 produção de cartaz ou lambe

    4 apresentação do trabalho

    5 dois textos com comentários sobre os outros trabalhos que deverão conter uma avaliação geral e um comentário específico sobre um dos trabalhos apresentados





    COMENTÁRIO CRÍTICO

    1 ponto

    Comentário crítico de 2 textos obrigatórios da disciplina. 

    Seleção de uma idéia central no argumento do texto selecionado e um comentário sobre ela relacionando com a disciplina texto entre 1 a 2 páginas

  • Aula 22/03

     Apresentação /Capitalismo e modernidade xix 

    Hobsbawm, E. A era dos impérios, 1875/1914. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988, cap 2

    Simmel, G. "A metrópole e a vida mental”

    Hobsbawm, E. "Art nouveau”in: Tempos fraturados.São Paulo, Companhia das Letras,2013 pp 142/157


  • Aula 29/03

    Brasil: crise da escravidão, imigração e urbanização. Reformas urbanas e república

    Chaloub, Sidney. A cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo, Companhia das Letras, 1986 pp.97/164

    Bresciani, M Stella Sanitarismo e configuração do espaço urbano”in: Cordeiro, Simone Lucena(org) Os cortiços de Santa Ifigênia: sanitarismo e urbanização. Arquivo Público, Imprensa Oficial, São Paulo, 2010

  • Aula 05/04

    ATIVIDADE CONJUNTA COM HISTORIA DA ARQUITETURA

     aula  modernidade 

    texto Marshall Berman

    Data de entrega do fichamento 04/04




  • 12/04

    Nao haverá aula, recesso escolar

  • Aula 19/04

     Imperialismo, Modernidade e modernização: a geração de 30 e o Brasil 

    Velloso, Monica. História e modernismo. Belo Horizonte, Autêntica, 2010 pp 11/38 e 91/111

    Todorov, S. 

    discussão em sala trabalhos

  • Aula 26/04

     APRESENTAÇÃO TRABALHOS XIX/XX

    Cartazes deverão ser afixados nas empenas do corredor das salas de aula


    Caifazes e abolição 

    AZEVEDO, Célia Marinho de. Onda Negra, medo Branco. SP. Anablume, 2004

    MACHADO, M. H. P. T. . O Plano e o Pânico. Os Movimentos Sociais na Década da Abolição.. 2o.. ed. São Paulo: EDUSP, 2010

    Jornal A Redenção (digital Arquivo Publico do Estado de São Paulo)

    QUINTAO, Antonia Aparecida Irmandades negras. outros espaços de luta e resistência. São Paulo, Anablume, 2002

    FONTES, Alice Aguiar de Barros. A prática abolicionista em São Pulo: os caifazes(1882-1888). Mestrado Historia, 1976


    As greves de 1917 

    PINHEIRO, Paulo Sergio e HALL, Michael. A classe operária no Brasil. Documentos, v II. São Paulo, Brasiliense

    Foot Hardman Nem pátria nem patrão. São Paulo, UNESP, 2002


    A guerra 1924

    CABANAS, João. A coluna da morte. São Paulo, UNESP,2014 cap I e

    Martins, Jose de Souza. Introdução in CABANAS, João. A coluna da morte. São Paulo, UNESP,2014

    Doria, Pedro. Tenentes: a guerra civil brasileira. Rio de Janeiro: Record, 2016


    A revolução de 1932

    Santos, Maro Cabral dos. São Paulo 1932: memória, mito, identidade. São Paulo, Alameda, 2010

    artigos de Jose de Souza Martins, Katia Abud

    DUARTE, Paulo, Agora nós, crônicas da revolução paulista São Paulo, Imprensa Oficial 2007

    Carnaval  

    SEVCENKO, Nicolau. Orfeu estático da metrópole.SP, Companhia das letras,

    SIMSON, Olga Carnaval em branco e negro

    SILVA,Zelia Lopes. Os carnavais de rua e de clubs de São Paulo, metamorfoses de uma festa (1923-1938) Livre docência USP, 2008. Ed Unes

    FAUSTO, Boris. O crime do restaurante chines

  • Aula 03/05

     Arquitetura e construção nacional

    Cavalcanti, Lauro. Moderno e brasileiro: a historia de uma nova linguagem na arquitetura. Rio de Janeiro, Zahar, 2006 pp.17/94

  • Aula 10/05

     Espaço e poder capitalismo e espetáculo 

    As exposições universais do entre guerras

    Espaço e poder nazismo, 

    Lane, Barbara in Sust, Xavier(org) La arquitetura como simbolo de poder. Barcelona, Tusquets, 1975

    Arendt, Hannah. Eichmann em Jerusalém. São Paulo, Companhia das Letras,1999 pp.13/31 e 128/151

  • Aula 17/05

     Espaço e poder cidades, 

    Vesentini, Jose. A capital da geopolítica. São Paulo, Ática, 1987 pp.123/139

    Bomeny, Helena. Utopias de cidade: as capitais do modernismo in Gomes, Angela Castro (org) O Brasil de JK Rio de Janeiro, ed FGV, 2002 (https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/brasilia/trabalhos/HelenaBomeny_Utopiasdecidade.pdf)

  • Aula 24/05

    APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS SECULO XX

    Os cartazes deverão ser afixados nas empenas do corredor das salas de aula



    Dia 26, sexta feira discussão conjunta com História da Arquitetura


    Flavio de Carvalho e new look de verão

    http://mariantonia.prceu.usp.br/celeuma/?q=revista/4/dossie/flávio-de-carvalho-arqueologia-e-contemporaneidade

    CARVALHO, Flavio. A moda e o novo homem

     

    Marcha com Deus e família 1964 

    Solange de Deus Simões.‘Deus, Pátria e Família: As mulheres no golpe de 1964’)

    https://www.youtube.com/watch?v=dzOENN8WiJY

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752005000100012 Marchando com a família, com Deus e pela liberdade – O "13 de Março" das direitas Varia Historia 2005

    Revista Estudos Avançados no 80


    Maria Antônia em 1968

    FERRER, Eliete (org) 68 a geração que queria mudar o mundo: relatos. Brasilia, Imprenta, Comissão da Anistia, 2012

    SEVILLANO, Daniel C. Da Maria Antonia a Monte Alegre: movimento estudantil durante o regime militar(1968-1977)

    Os acontecimentos da Rua Maria Antonia (2 e 3 de outubro de 1968). São Paulo, FFCLH, 1988


    Diretas Já 1984

    Henfil Diretas ja. Rio de Janeiro, Record, 1984

    Bertoncelo, Edison. A campanha das diretas e a democratização, São Paulo : Humanitas, 2007



    Movimentos de moradia


    http://www.scielo.br/pdf/op/v18n2/a07v18n2.pdf

    http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a05.pdf(Maria Gloria GOHN)

    KOWARICK, L. (org.). As lutas sociais e a cidade: São Paulo passado e presente. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1988

    e professores da FAU: Raquel Rolnik, Renato Cembalist, Paula Santoro,Maria Ruth Amaral de Sampaio, etc, etc



  • Aula 31/05

     Pruitt-Igoe "Trouble in Utopia”, filme e discussão



  • Aula 07/06

    Fim das utopias anos 1980

    Pierucci, Antonio Carlos. As ciladas da diferença. São Paulo, editora 34, 2013 pp 14/58 e 104/119


    • Assignment icon
      Comentário crítico Assignment
      Available until 6 July 2017, 11:55 PM
  • Aula 14/06

    Culturas locais, culturas globais 

    Canclini, N A globalização imaginada São Paulo, Iluminuras, 2003 pp.153/166 

    Bauman

    • Assignment icon
      Comentário crítico Assignment
      Available until 13 June 2017, 11:55 PM
  • Aula 21/06

     APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SECULO XXI

    os cartazes deverão ser afixados nas empenas do corredor das salas de aula



    Marcha com Jesus

    José Rogerio Lopes

    Religiões e cidades

    Parada Gay


    Movimento passe livre/ jornadas de junho 2013



    Ghost Bikes


    Marcha das vadias


    Marchas pro impeachment




    runa Mantese de Souza e
    José Guilherme Cantor Magnani
    Jovens na Me-
    trópole: etnogra€as de circuito de lazer, encontro e

    sociabilidade
    runa Mantese de Souza e
    José Guilherme Cantor Magnani
    Jovens na Me-
    trópole: etnogra€as de circuito de lazer, encontro e
    sociabilidade
    Revista Pontourbe http://pontourbe.revues.org
    A cidade no corpo
    Diálogos entre corpografia e etnografia

    Jovens na Metrópole:
  • Aula 28/06

    Desafios da globalização, deslocamentos e contatos: redes sociais, a imigração e refugiados, terrorismo

    Silva, Regina Helena (org) Ruas e redes: dinâmicas dos protestosBR. Belo Horizonte, Autêntica, 2014 pp39/67 e 141/187

    Bauman, Z video fronteiras do pensamento

  • 05/07

    SEMANA TFG