Aperçu des sections

  • ZMV0274 Biologia Celular e Embriologia Veterinária

    OBJETIVOS DA DISCIPLINA

    Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: 1) descrever as diferentes estruturas celulares e associá-las às suas funções, incluindo  composição, estrutura e funções das membranas celulares e das diferentes organelas; 2) descrever as diferentes formas de interação  célula-célula e célula-meio extracelular; 3) explicar os processos de transporte intracelular e organização do citoesqueleto e sua relação com a forma e movimento celular; 4) explicar os diferentes processos de sinalização celular; 5) descrever o núcleo (estrutura e funções) e as variações observadas nas diferentes fases do ciclo celular mitótico; 6) explicar os processos básicos da biologia do desenvolvimento, incluindo a formação de gametas (meiose) em machos e fêmeas, a fecundação e o desenvolvimento embrionário inicial (clivagem até formação do blastocisto, gastrulação, dobramentos embrionários, neurulação); 7) descrever e comparar o processo de placentação em diferentes espécies animais; 8) explicar o processo de diferenciação celular. 

    • Notícias e avisos
    • Fórum a ser utilizado para discussões entre os estudantes em relação conteúdo e material de estudo para postar perguntas e sanar dúvidas. As discussões serão acompanhadas pelo docente que intervirá quando julgar necessário. A participação e qualidade das discussões poderão ser utilizadas como parte da pontuação para geração de nota.

    • Icône Test
      Teste 1 - Membranas
      Disponible jusqu’au 8 mai 2017, 09:00
    • Icône Test
      Teste 2 - Organelas
      Disponible jusqu’au 8 mai 2017, 09:00
    • Icône Test
      Teste 3 - Citoesqueleto
      Disponible jusqu’au 8 mai 2017, 09:00
    • Icône Test
      Teste 4 - Matriz extracelular
      Disponible jusqu’au 8 mai 2017, 09:00
    • Icône Test
      Teste 5 - Sinalização celular
      Disponible jusqu’au 8 mai 2017, 09:00
  • 13 de março

    Introdução à disciplina

  • 20 de março

    Membrana celular

    Capítulo 5 Membrana plasmática pgs 83-86, 88-89, 90, 95, 97-103


    Objetivos da aula – os estudantes deverão ser 
    capazes de...

    Descrever a estrutura da membrana celular incluindo seus componentes e sua organização espacial

    Explicar as funções das membranas celulares e estabelecer a relação com as funções dos seus diferentes componentes

    Listar e explicar as diferentes propriedades das membranas celulares

    Descrever as formas de transporte de substâncias através de membrana, considerando o tipo e quantidade de substância e o gasto energético

    Relatar e explicar as especializações das membranas relacionando sua estrutura e suas funções para a célula.


  • 27 de março

    Organelas

    Capítulo 10 Organelas - retículo endoplasmático; pgs 205-208; Rugoso 209-211; 212-213 (não precisa dos detalhes de complexo Sec61, TRAP, OST, BiP, só o processo geral de síntese proteica); Liso 213-216; complexo de Golgi 216-221; Vesículas de transporte 221-222 (não precisa de COP, Snare); Endossomos e lisossomos 223-228

    Capítulo 4 - Mitocôndrias - 71-76; 77-79


    OBJETIVOS – ao final da aula os estudantes deverão ser capazes de …

    Definir organelas e evidenciar as vantagens da existência de organelas para a função celular

    Relacionar as funções das organelas à estrutura da membrana celular e suas propriedades

    Descrever a estrutura/morfologia/localização das organelas e suas funções: Retículo endoplasmático (rugoso e liso),  Complexo de Golgi, Vesículas de transporte, Endossomos, Lisossomos, Peroxissomos e Mitocôndrias

    Explicar a teoria endossimbiótica do surgimento das mitocôndrias e evidenciar as características que dão suporte à teoria

  • 03 de abril

    Citoesqueleto

    Capítulo 7 - pgs 121-122; 125-129; 133-141


    OBJETIVOS da aula – os estudantes deverão ser capazes de…


    - Descrever os componentes do citoesqueleto (microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários), suas funções e como são formados
    -Descrever as estruturas celulares formadas pelos componentes do citoesqueleto (cílios/flagelos, centríolos/corpúsculos basais e microvilos), sua localização e suas funções
    -Explicar a atuação dos componentes do citoesqueleto e proteínas associadas (dineína e miosina 2) nos diferentes tipos de movimento celular (com e sem alteração da forma celular)
    -Descrever as proteínas motoras (cinesina, dineína e miosina 1) e explicar sua interação com o citoesqueleto para o transporte intracelular de vesículas/organelas


  • 10 de abril

    SEMANA SANTA -  não haverá aula

  • 17 de abril

    Matriz extracelular

    Capítulo 12 Matriz extracelular - pgs 247-255


    OBJETIVOS da aula – os estudantes deverão ser capazes de…
    Descrever os componentes da matriz extracelular: Proteínas fibrosas (colágeno e elastina); Proteínas adesivas (laminina e fibronectina); Proteínas não fibrosas (glicosaminoglicanas, proteglicanas) e suas respectivas funções
    Explicar como os componentes da matriz extracelular contribuem para a variedade funcional dos tecidos
    Descrever a lâmina basal e suas funções
    Explicar a estrutura e função das integrinas e sua relação com a interação entre matriz extracelular e o citoesqueleto


  • 24 de abril

    Sinalização celular

    Capítulo 6 - pgs 107-114; 114 (lipossolúveis)-118


    OBJETIVOS da aula - os estudantes deverão ser capazes de…

    Relacionar os diferentes tipos de sinalização celular e explicar como atuam

    Relatar como o tipo de ligante (natureza química do sinal) determina o tipo de receptor (localização na célula) utilizado na sinalização


    Explicar a transdução de sinal e amplificação de sinal

    Explicar o funcionamento dos diferentes tipos de receptores celulares de membrana (associados a canais iônicos, a proteína G, a enzimas)

    Descrever as vias de sinalização dependentes de segundo mensageiro (cálcio a AMPc)

    Explicar o funcionamento dos receptores citoplasmáticos

  • 01 de maio

    Feriado - não haverá aula

  • 08 de maio

    PROVA 1

  • 15 DE MAIO

    Núcleo celular e ciclo celular - Prof Felipe Perecin