Contabilidade Social
Contabilidade Social
Objetivos
Apresentar os principais conceitos necessários ao entendimento dos modelos macroeconômicos como PIB, balanço de pagamentos, taxa de câmbio e política cambial, contas nacionais, contas do sistema financeiro, agregados monetários e demais agregados macroeconômicos.
Bibliografia fundamental
PAULANI, L.; BRAGA, M. B. A Nova Contabilidade Social. 3ª ed. Saraiva, 2007
1)Tópicos
1.1)Agregados macroeconômicos - conceitos básicos
A expressão agregados macroeconômicos é empregada para designar os resultados da mensuração da atividade econômica. A referência básica é a soma de todas as transações, realizadas por todos os agentes, na totalidade dos mercados.
Material básico
Material extra
1.3)Contas nacionais
As contas nacionais representam de uma maneira geral a produção, o rendimento e a despesa dos agentes económicos dentro de uma economia, incluindo as transacções com o resto do mundo, e a sua riqueza.
Matrial básico
1.4)Problemas de mensuração
Todos sabemos que a produção se desenvolve em formas físicas diferentes, e que para termos um agregado como o Produto devemos encontrar uma unidade comum de medida.
Material básico
(Capítulo 3)
1.5)Contas nacionais no Brasil
As Contas Econômicas Integradas representam o núcleo central do Sistema de Contas Nacionais, que consiste em uma seqüência de contas de fluxos inter-relacionadas, detalhadas por setor institucional, incluindo empresas financeiras, empresas não-financeiras, administração pública e famílias