Aperçu des sections
-
-
Esta é a primeira versão da ementa da disciplina, credenciada em 2016, em substituição à disciplina "Avaliação Educacional de Competências Clínicas", que começou a ser oferecida há mais de 15 anos.
-
1º Sessão - 06/03/2017 – 2a.feira
ATIVIDADES- Apresentação do Curso
- Apresentação dos participantes
- Estudo programado e discussão do tema “Aspectos gerais da avaliação do estudante e do profissional em formação”
-
2a. sessão – 10/03/2017- 6ª. Feira
ATIVIDADESDiscussão do Tema: "Métodos de avaliação de habilidades e competências clínicas"
-
Solicita-se aos pós-graduandos que deixem disponível a todos o material que utilizaram nas apresentações, incluindo arquivos pdf de artigos que não constam da bibliografia divulgada da disciplina.
Solicita-se que façam a postagem nesse fórum registrando os títulos das cinco apresentações:
1. Métodos tradicionais não estruturados (ex.: "caso longo" e "casos curtos");
2. Métodos semi-estruturados (ex.: CBD, Mini C. Ex.. DOPS);
3. Métodos estruturados (ex.: OSCE, CSA);
4. Avaliação multifonte ("360 graus") no ambiente de trabalho
5. Uso de simulações clínicas com pessoas
-
3º Sessão - 13/03/2017 - 2a.feira
ATIVIDADES- Estudo prévio e análise do material complementar fornecido
- Trabalho em grupo: delineamento dos diferentes componentes de uma avaliação estruturada de competências clínicas;
- Início da elaboração de material de exame.
-
DUAS COLEÇÕES DE SLIDES (1- ETAPAS NA ELABORAÇÃO DE EXAMES ESTRUTURADOS; 2-CONSTRUÇÃO DE PROTOCOLOS DE OBSERVAÇÃO/AVALIAÇÃO), MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E EXEMPLOS DE MATERIAL DE UMA ESTAÇÃO.
-
4a. Sessão – 17/03/2017 - 6a.feira
ATIVIDADES- Revisão do material construído
Apresentação e discussão de matrizes de avaliação
- Elaboração de protocolos de observação
- Definição de critérios de análise
-
Cada GRUPO de pós-graduandos deve postar um arquivo devidamente identificado com a descrição do exame e a correspondente matriz de avaliação.
-
Cada UM dos pós-graduandos deve postar um ou mais arquivos correspondentes ao material produzido para uma estação da sua escolha, referente à avaliação proposta.
Para cada estação deve ser produzido material com os seguintes componentes:
· descrição da situação de avaliação (habilidades/competências a serem avaliadas, conteúdo e cenário - duração da estação)
· instruções aos avaliandos
· protocolo de observação/avaliação (preferencialmente com descritores de cada desfecho possível)
· instruções ao paciente simulado ou paciente real;
· instruções ao(s) avaliador(es). -
Anexo três arquivos com publicações relacionadas à introdução (pioneira no Brasil) de exame tipo OSCE com pacientes simulados na FMRP-USP nos anos 1990.
-
5ª. Sessão - 20/03/2017 - 2a.feira
ATIVIDADES
- Prática de utilização de protocolo de observação para avaliação de habilidades clínicas
- Discussão sobre fatores que influenciam o desempenho de examinador
-
6º Sessão - 24/03/2017 -6a. feira
ATIVIDADES- Discussão dos Temas: “Avaliação Formativa e Prática do feedback”
- Prática de devolutiva da avaliação empregando simulações
-
Este módulo terá dois componentes principais: 1. discussão sobre aspectos relevantes da avaliação formativa; 2. exercício para prática de dar feedback individual.
Os arquivos disponibilizados contem questões norteadoras para a discussão e instruções gerais e específicas para a atividade prática.
- Discussão dos Temas: “Avaliação Formativa e Prática do feedback”
-
7ª. Sessão – 27/03/2017 – 2ª. feira
ATIVIDADES
Discussão do Tema: “Avaliação Programática do Estudante e do Profissional em formação”
-
Nesta sessão,os pós-graduandos serão convidados a se organizar em grupos para discutir e responder a estas questões, que serão depois debatidas com o grupo todo.
-
8a. SESSÃO - 31/03/2016 6a. feira (SESSÃO FINAL)
Nesta sessão será feita a avaliação somativa e formativa do aprendizado pós-graduando, seguida da apreciação da qualidade do desenvolvimento da disciplina.
A avaliação somativa do aprendizado será feita por meio de prova final escrita e do preenchimento de ficha especifica de auto avaliação.
A avaliação da disciplina será feita por meio do preenchimento de formulário específico, seguido de discussão, que oferecerá oportunidades para os pós-graduandos verbalizarem suas opiniões, expressarem críticas e oferecerem sugestões de aperfeiçoamento.-
Solicita-se aos pós-graduandos que tragam suas fichas preenchidas para subsidiar a discussão na sessão final da disciplina.
É necessário, também, que os arquivos correspondentes às duas fichas (auto-avaliação do aprendizado e avaliação da disciplina) sejam postados no local apropriado do ambiente da disciplina, no prazo máximo de uma semana após a sessão presencial final.Os pós-graduandos que não quiserem fazer esta postagem, poderão encaminhar o arquivo com a prova respondida por email ao coordenador da disciplina
-
Este arquivo deverá ser utilizado pelo pós-graduando na última semana do desenvolvimento da disciplina para registro das respostas às questões formuladas.
A prova respondida deverá ser postada no local apropriado do ambiente da disciplina até uma semana após a última sessão presencial . Os pós-graduandos que não quiserem fazer esta postagem, poderão encaminhar o arquivo com a prova respondida por email ao coordenador da disciplina.
-