Aperçu des sections

  • Ementa do Curso

    O Diálogo Protágoras de Platão

    O curso tem como objetivo principal introduzir os alunos na discussão sobre alguns dos temas cruciais da filosofia platônica. Como o corpus Platonicum é demasiadamente extenso e complexo, será analisado em sala de aula o diálogo Protágoras. O curso terá dois enfoques distintos, mas indissociáveis: (i) a análise de questões estritamente filosóficas, como o problema concernente à educação sofística, a unidade da virtude e a possibilidade de se ensiná-la, a relação entre conhecimento e virtude, temas estes que são basilares para a compreensão dos princípios da filosofia moral de Platão; e (ii) a discussão sobre a constituição do gênero dialógico empreendido por Platão, em que serão abordados a caracterização das personagens, os elementos cômicos da cena, a figura do narrador, os diferentes modos de discurso, a reinvenção do mito no discurso em prosa e a exegese poética. Por fim, o curso oferecerá uma breve introdução sobre questões mais gerais tratadas pelos estudiosos contemporâneos da obra platônica, como a cronologia dos diálogos, o problema do Sócrates histórico e a distinção entre sofista e filósofo.

    (1) Traduções

    - Aristófanes. As Nuvens, trad. Gilda Starzynski. In: Os Pensadores, vol. II. São Paulo: Ed. Abril, 1972.

    - Platão. Protágoras, trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. UFPA, 2002.

    - _____. Apologia de Sócrates, trad. André Malta. Porto Alegre: L&PM, 2008.

    (2) Bibliografia Crítica

    2.1 – Geral

    - KERFERD, G. B. O Movimento Sofista, trad. Margarida Oliva. Cap 1: “Introdução”; Cap. 2: “Para uma História das

    Interpretações do Movimento Sofista”; Cap. 3: “Os Sofistas como um Fenômeno Social”, Cap. 4: “O Sentido do Termo Sofista”. Edições Loyola, 2003, pp. 9-73.

    - NIGHTINGALE, A. W. Genres in Dialogue. “Introduction”; Cap. 5: “Philosophy and Comedy”. Cambridge

    University Press, 1995, pp. 1-12 e 172-192.

    - PRIOR, William. “O Problema Socrático”. In: Benson, H. (ed.). Platão, trad. Marco Zingano. São Paulo: Artmed,

    2011, pp. 40-50.

    - ROWE, Christopher. “Interpretando Platão”. In: op. cit. São Paulo 2011, pp. 28-39.

    - YOUNG, Charles M. “O Elenchus Socrático”. In: op. cit. São Paulo 2011, pp. 66-78.

    2.3 – Específica

    - BEVERSLUIS, John. Cross-Examining Socrates: a Defense of the Interlocutors in Plato’s Early Dialogues.

    Cap. 13: “Protagoras”. Cambridge University Press, 2000, pp. 257-290.

    - BOLZANI, R. “O Cênico no Protágoras”. Revista Brasileira de Estudos Clássicos, São Paulo, v. 13/14, 2001,

    pp. 219-231.

    - CALAME, Claude. “The Story of Promotheus in the Protagoras”. In Collobert, C. & Destrée, P. & Gonzalez,

    F. (eds.). Plato and Myth. Studies on the Use and Status of Platonic Myths. Leiden: Brill, 2012, pp. 127-144.

    - DEVEREUX, Daniel. “A unidade das virtudes”. In: op. cit. São Paulo 2011, pp. 304-317.

  • Material Didático - Aulas 1 & 2 (21 e 28/02)

  • MATERIAL DIDÁTICO - AULA 2 (28/02)

  • MATERIAL DIDÁTICO - AULA 3 (07/03)

  • Platão - Protágoras - Estrutura do Diálogo

  • MATERIAL DIDÁTICO - AULAS 5 & 6 (21/03 e 04/04)

  • MATERIAL DIDÁTICO - AULA 7 (11/04)

  • MATERIAL DIDÁTICO - AULA 8 (09/05)

  • TEMA DO TRABALHO FINAL

  • MATERIAL DIDÁTICO - AULA 9 (16/05)

  • MATERIAL DIDÁTICO - AULA 10 (23/05)

  • MATERIAL DIDÁTICO - AULA 12 (03/10)

  • MATERIAL DIDÁTICO - AULA 13 (10/10)