Programação

  • Ementa do curso

     

    Avaliação

    • Provas - 60%

    Duas provas, individuais, sem consulta.

    • Trabalho - 30%

    Dois relatórios sobre o conteúdo trabalhado

    • Avaliação de rendimento e envolvimento com a disciplina - 10%

    Serão considerados os seguintes tópicos:

    1. Participação

    2. Rendimento nos exercícios ("sem saída") - meio ponto na média final, caso a classe alcance rendimento satisfatório

    3. Comportamento

  • Cronograma

  • Trabalho escrito

    PROJETO DE PESQUISA SOBRE A MÚSICA ENTRE OS SÉCULOS XVII E XVIII

    • Objetivo

    Este semestre o trabalho será a realização de um texto sobre algum tópico sobre a música ocidental entre o século XVII e o meados do século XVIII. O recorte temporal busca compreender uma época de profunda transformação da linguagem musical na Europa. Busca equacionar a linguagem musical desde os livros de madrigais de Monteverdi até os postulados harmônicos de Rameau ou a obra de Bach, para citar alguns exemplos.

    O texto deverá ter entre 3000 e 4500 palavras (ou seja, um texto de 10 a 15 páginas, sem contar as imagens). 

    Deve ser um estudo detalhado da questão que você selecionar. Deve ter um único ponto principal e um argumento convincente, e deve representar o seu próprio pensamento sobre a bibliografia consultada, refletindo a pesquisa e interpretação diante do assimilado durante a pesquisa. 

    O importante deste trabalho é que ele deve ser original (evite cópias de textos integrais, ou temas trabalhados por outros pesquisadores, o plágio na universidade é uma falta gravíssima). Originalidade não significa fontes novas, isto nem seria possível, mas a redação de um pensamento baseado em suas leituras sobre o assunto escolhido.

    Você deve considerar que este é um projeto  em andamento que você trabalha a cada semana. Seu projeto vai se desdobrar em várias etapas, com as seguintes datas de vencimento. Estes estágios são projetados para facilitar o processo de conceber e escrever um artigo de investigação na história da música, para dar-lhe a prática em fazer o que os historiadores da música fazem, e para permitir um feedback freqüente. Instruções detalhadas sobre cada etapa são apresentados abaixo.

    1. Ideia Inicial___________________________________31 de março (link do Stoa)
    2. Seleção de três itens bibliográficos relevantes______ 22 de Abril (link do Stoa)
    3. Estrutura de tópicos e bibliografia________________ 06 de maio (link Stoa)
    4. Primeira Versão do Texto ______________________ 27 de maio (link stoa)
    5. Versão Final do Texto _________________________ 08 de julho (link stoa)
    • Instruções para a redação

    Como escolher o tema?

    Na escolha de um tema evitar o que pode levar a um texto meramente descritivo ou enciclopédico. Certifique-se que o tema seja bem focado para que seja realizado no tempo previsto. Por exemplo, "a ópera na França" é bastante amplo. Porém, "formas de árias e canções na ópera de Lully" é plausível . É importante que você, antes de escolher um tema, procure investigar alguns textos científicos sobre a época e ver as possibilidades de recorte. Preste bem atenção, isto não significa copiar a ideia de outro, apenas analisar o campo. Feito isto é importante decidir um tema, ao mesmo tempo que projetar o que se quer dizer sobre ele.

    A abrangência de sua proposta

    O objetivo do seu trabalho é transmitir o seu ponto de vista para um leitor. Evite assuntos paralelos e justificativas históricas globais. Elas só levam à fragilização dos seus argumentos.Um bom texto não é o que diz "tudo", mas o que desenvolve um bom argumento sobre um assunto específico. Certifique-se de que a tese (o seu ponto principal, ou idéia central) é indicada no começo, desenvolve-se e deve concluir, que cada parte do documento sustenta a tese de alguma forma, e que a relação de cada parágrafo pdeve ser clara na defesa de seu argumento. 

    Apresentação do texto

    O texto deve ser rigoroso na sua apresentação. Primeiro deve ser escrito observando as normas dos textos acadêmicos, segundo a normatização ABNT 6032. 

    As ideias alheias devem ser SEMPRE referenciadas. As citações e referências bibliográficas devem ser explícitas, igualmente seguindo as normas vigentes da ABNT NBR 6032. Leia atentamente o texto disponibilizado neste bloco de Darcila Simões Texto Acadêmico. O que é? E como se faz? A leitura deste texto é fundamental para evitar plágios. Qualquer quebra das regras de citação e referência será considerado plágio e o trabalho não será avaliado, ficando com a nota zero!

    Entenda que o trabalho que você envia faz parte de um compromisso acadêmico entre você, estudante, e nós professores. É através dele que não só poderemos atuar para o seu crescimento como discente, como desde já, indicar que a falta mais grave na vida acadêmica é o plágio. 

    • Etapas de entrega
      • Ideia inicial

    É um texto de aproximadamente 200 palavras onde você deverá expor o título, a ideia inicial (porquê você escolheu este tema), o objetivo do trabalho e as etapas de pesquisa que você pensa cumprir

      • Seleção de três itens bibliográficos relevantes

    Este é o momento onde você apresentará os itens que deverão ser:

    1. Um livro

    2. Um artigo científico

    3. prospectos de páginas de internet

    Apresente neste estágios alguns pontos já fichados destes três itens.

    Após cada item, você deve incluir um breve parágrafo que explica o que o item contém e por isso que é relevante e útil para o seu projeto. Por favor, indique também a forma como você o encontrou, incluindo os bancos de dados que você usou (como RILM ou JSTOR ) 

      • Estrutura de tópicos e bibliografia

    O objetivo desta etapa é demonstrar que você pesquisou exaustivamente o tema a tal ponto que você pode planejar uma estrutura de pontos que você vai apoiar o seu texto.

    Escreva uma breve exposição de cerca de 250-500 palavras (uma ou duas páginas), em que você indica a ideia ou assunto que você deseja explorar. Explique como você pretende prosseguir. Exponha a sua tese, mesmo que provisória (o principal ponto que você deseja para provar) , e defina o argumento que você vai usar para dar sustentação à sua tese (incluindo os principais pontos de apoio do seu argumento) . Se você ainda não for capaz de afirmar uma tese, enquadre a questão ou questões que você espera para atender após mais pesquisas (a resposta será a sua tese). 

    Apresente no corpo deste texto uma bibliografia, sempre atendendo as normas NBR6032

      • Primeira versão do texto

    Escreva a primeira versão do seu trabalho de pesquisa. Esta deve ser uma versão preliminar que atenda às especificações da atribuição como dado acima (incluindo o comprimento de 3000-4500 palavras). Este deve ser o mais preparado formalmente, incluindo notas de rodapé, figuras e exemplos. Incluir uma bibliografia atualizada de todas as fontes que você usou.

      • Versão Final

    Você receberá, após a entrega da primeira versão de seu trabalho, uma análise dos pontos fracos do seu texto. A sua nota final levará em consideração a reação do texto aos apontamentos relacionados na etapa 4.

    • Avaliação
      • Critérios

    No seu trabalho de pesquisa serão avaliados os seguintes critérios.

    • conteúdo:

    Será que ele tem uma tese clara, um ponto focal onde tudo se relaciona? O argumento persuasivo? Há evidências suficientes apresentadas para apoiar a ideia central, e que cada ponto está articulado internamente? As ideias são originais? O texto trata o tema de forma abrangente, em profundidade, e com uma visão bibliográfica consolidada? A qualidade dos textos selecionados são relevantes, variadas e academicamente suficientes, e elas são bem utilizadas no texto? 

    • organização:

    A organização é clara dos argumentos é clara? Como foram tratados assuntos importantes, mas secundários?

    • Estilo:

    As normas de redação acadêmicas foram obedecidas rigorosamente? O texto tem fluência? O texto transmiti o conhecimento adquirido de forma eficiente?
    Há cuidado com a ortografia, estrutura das frases, pontuação e notas bibliográficas?

      • Graus de avaliação

    A avaliação final dará nota para o desenvolvimento de cada etapa, dentro do seguinte critério:

    1. Excelente

    Tese bem escolhida, coerência de organização, observação dos critérios de escrita acadêmica

    2. Muito Bom

    Tese bem escolhida, porém com uma organização que poderia melhorar; observação dos critérios de escrita acadêmica

    3. Bom

    O trabalho mostra uma compreensão do problema proposto, mas as ideias não costumam ir além do óbvio. Pode ocorrer  o caso de ser um texto com pouca coerência de argumentos, mas que mostra algumas excelentes idéias ainda não amadurecidas.

    4. Razoável

    O trabalho tem algumas virtudes, mas é fraco em diversas áreas. Geralmente isto incluí um trabalho com com poucas fontes bibliográficas ou pouca amplitude de de leituras (fichamentos); ideias mal elaboradas, com argumentos confusos e má organização, ou mesmo um texto escrito com idéias superficiais que mostra uma falta de compromisso com o tema.

    5. Insuficiente

    O trabalho não tem consistência, pois a tese é mal formulada e os argumentos não estão de acordo com os problemas da tese. Observação de pouco conhecimento sobre o tema ou obras referenciais, refletindo pouca atenção ou esforço. Artigos que plagiam, que fabricam informações ou fontes, que dependem excessivamente de fontes,que copiam partes integrais de textos alheios, ou que não fazem mais do que repetir o que é dito em sessões de classe ou nos livros didáticos do curso.

  • Aula 1

  • Aula 2

  • Aula 3

  • Aula 4

  • Aula 5

  • Aula 6

  • Aula 7

  • Aula 8

  • Aula 9

  • Aula 10

  • Aula 11

  • Tópico 15

  • Tópico 16

  • Tópico 17