Weekly outline

  • 21 February - 27 February

    Prezados alunos,

    As aulas de canto coral, em 2014-1, ocorrerão na Tulha e terão a seguinte estrutura:

    1. 14h-14:30h: aquecimento (tutti) na sala de concertos da Tulha
    2. 14:30h-16h: ensaios de naipe, utilizando a Tulha e as salas da Casa dos Bambus (aguardar primeira verificação de frequência, que será feita pelo professor, no local )
    3. 16h-18h: tutti na Tulha (segunda verificação de frequência)

    A frequência será considerada 100% desde que o aluno compareça aos naipes e ao tutti. O comparecimento só nos ensaios de naipe ou só no tutti representará 50% de frequência. 

    A avaliação de final de semestre será uma apresentação pública com banca constituída de mais dois professores do DM, além do professor responsável. Os critérios de avaliação serão: 

    1. Resultado final
    2. Desempenho por naipe* (novo critério)

    As notas conferidas pela banca serão somadas e divididas pela nota individual (por exemplo: 100% de frequência = nota individual  10,0). Além da frequência, serão considerados também a participação construtiva do aluno em sala de aula, atrasos, postura acadêmica etc.

    Os alunos são convidados a reger o repertório, desde a primeira leitura. O professor responsável coloca-se à disposição para atendimentos individuais, tanto para questões vocais quanto para a regência.

    Neste semestre, serão trabalhadas obras corais de Samuel Kerr, Ernst Mahle, Osvaldo Lacerda e o op. 41 de Mendelssohn. O aluno interessado em reger deverá estudar a peça escolhida e conversar com o professor responsável na primeira aula do dia 21/02.

    Peço que todos os alunos de canto coral I e III inscrevam-se na plataforma Stoa (Canto Coral I, mas que servirá também para Canto Coral III) e visitem-na regularmente. Será neste link <http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=2894#section-0> que toda comunicação será feita e será nosso diário de bordo.

    Peço também que imprimam o arquivo anexo que começará a ser lido na primeira aula (21/02).

    Bom ano letivo!

    Marcos

  • 28 February - 6 March

    Dia 28/2, começaremos com um aquecimento tutti, depois leituras das brasileiras em naipes (Tulha e Casa dos Bambus). O Mendelssohn, por enquanto, vou ler com vocês no tutti, como na semana passada.

    • Boa noite, amor: Lívia
    • Boieiro do nabileque: Éber
    • Cabocla do sertão: ???
    • A fogueira tá queimando: ???
    • O rei mandô me chamá: ???
    • Boi tungão: Paula
    • Capim de pranta: João Paulo
    • Mendelssohn I: ???
    • Mendelssohn  II: ???
    • Mendelssohn III: ???
    • Mendelssohn  IV: ???
    • Mendelssohn  V: ???
    • Mendelssohn VI: ???

  • 7 March - 13 March

    • Aquecimento (tuttti)
    • Naipes (Tulha e Bambus)
    • Leitura do Mendelssohn III
    • Boa noite, amor e Boieiro do Nabileque (tutti)
    • Atendimento individual para os alunos que vão reger
  • 14 March - 20 March

    • Não haverá aula: farei parte de uma banca de doutorado na ECA de São Paulo
  • 21 March - 27 March

    • Aquecimento (tutti)
    • Naipes (Tulha e Bambus)
    • Tutti (Tulha): Mendelssohn I, II, III, IV e VI
    • Boa noite, amor; Boieiro; Cabocla
  • 28 March - 3 April

    • Aquecimento (tutti)
    • Naipes (Tulha e Bambus): começar com Capim de pranta e depois todas
    • Tutti (Tulha): Mendelssohn I (Márcio), II, III, IV e VI + brasileiras: Boa noite (Lívia); Boieiro (Éber); Cabocla (Bárbara); Fogueira (?); O rei mandô me chamá (?); Boi tungão (Paula); Capim de pranta (João Paulo)
  • 4 April - 10 April

    O problema da iniciação à regência é gostar muito disso. Peço a atenção dos alunos encarregados de reger os corais que pautem sua atitude na colaboração com o grupo. O regente é um facilitador da montagem da peça. Procurem ser práticos, renunciando ao máximo aos apelos de vaidade e narcisismo que a função provoca. Procurem se tornar invisíveis ali na frente, apenas fazendo parte do todo que é o coral. O importante é aproveitar ao máximo o tempo disponível, para promover a leitura completa da obra. 

    Ainda faltam alguns corais (vejam abaixo). Quem se habilita?

    Quem precisar, estou à disposição para atendimento individual. É só vir falar comigo.

    • Boa noite, amor: Lívia
    • Boieiro do nabileque: Éber
    • Cabocla do sertão: Bárbara
    • A fogueira tá queimando: ???
    • O rei mandô me chamá: ???
    • Boi tungão: Paula
    • Capim de pranta: João Paulo
    • Mendelssohn I: Márcio
    • Mendelssohn  II: Flórence
    • Mendelssohn III: Camila
    • Mendelssohn  IV: ???
    • Mendelssohn  V: ???
    • Mendelssohn VI: ???
  • 11 April - 17 April

    Ordem do naipe:

    1. A fogueira tá queimando: ???
    2. O rei mandô me chamá: ???
    3. Mendelssohn  IV: ???
    4. Mendelssohn  V: ???
    5. Boieiro do Nabileque: Éber
    6. Boa noite, amor: Lívia
    7. Boi tungão: Paula
    8. Cabocla do sertão: Bárbara
    9. Capim de pranta: João Paulo
    10. Mendelssohn I: Márcio
    11. Mendelssohn  II: Flórence
    12. Mendelssohn III: Camila
    13. Mendelssohn VI: ???

    Ordem do tutti:

    1. Boieiro do Nabileque: Éber
    2. Boa noite, amor: Lívia
    3. Boi tungão: Paula
    4. Cabocla do sertão: Bárbara
    5. Capim de pranta: João Paulo
    6. Mendelssohn I: Márcio
    7. Mendelssohn  II: Flórence
    8. Mendelssohn III: Camila
  • 18 April - 24 April

    Semana santa (não haverá aula)

  • 25 April - 1 May

    Fará parte da avaliação semestral cada aluno ter as partituras devidamente acondicionadas em pastas (ou encadernadas) na ordem do programa da apresentação/avaliação.

    Hoje não faremos ensaios de naipe, só tutti, na seguinte ordem: 

    1. A fogueira tá queimando (Marcos ou ?)
    2. Mendelssohn I: Márcio
    3. Mendelssohn II: Flórence
    4. Mendelssohn III: Camila
    5. Boieiro do Nabileque: Éber
    6. Boa noite, amor: Lívia
    7. Boi tungão: Paula
    8. Cabocla do sertão: Bárbara
    9. Capim de pranta: João Paulo